Notícias & Media

C. M. Matosinhos

A cidade de Matosinhos está situada nas margens esquerda e direita do Rio Leça, à beira mar e a 8 Km do centro do Porto. A povoação é anterior à fundação da nacionalidade portuguesa, pois já existia no ano 900, chamando-se Matesinus. Em 1514 foi-lhe concedido foral por D. Manuel I, e foi elevada à categoria de vila por deliberação de D. Maria I em 1853. Matosinhos foi elevada a cidade em 28 de Junho de 1984 (Lei 10/84 - DR148). O Concelho de Matosinhos pertence ao Douro litoral e ao distrito do Porto. Confronta a Sul com o Concelho do Porto, a Norte com o Concelho de Vila do Conde e a Nascente com o concelho da Maia.

Com uma área de 62.3 km2, o concelho de Matosinhos corresponde a cerca de 8% do território da área Metropolitana do Porto. Administrativamente está dividido em 10 freguesias: Matosinhos, Sra da Hora, S. Mamede de Infesta, Leça do Balio, Custóias, Guifões, Leça da Palmeira, Perafita, Santa Cruz do Bispo e Lavra. Neste concelho residem de acordo com o último censos (2011) 175 478 indivíduos.

A sua extensa relação com o mar, a Ocidente, marcou definitivamente o Concelho. Por ele partiram muitos mareantes na época dos descobrimentos, por ele veio o exército comandado por D.Pedro e que desembarcando em Arnosa-Pampelido implantou definitivamente o liberalismo em Portugal, por ele chegou mais recentemente uma importante comunidade piscatória.

A necessidade de um porto de abrigo, primeiro, e um arrojado projecto de desenvolvimento económico–portuário depois ,levou em finais do século XIX à construção do Porto de Leixões, dando inicio a um processo de transformação em todo o desenvolvimento urbanístico e industrial da cidade, onde a indústria conserveira teve um papel relevante. Outras infraestruturas actuam como vectores fulcrais no desenvolvimento da região para além do Porto de Leixões, segundo maior nacional, O Terminal TIR, o Parque de Exposições do Norte – EXPONOR e a proximidade do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O Concelho de Matosinhos conta hoje com símbolos urbanísticos e arquitectónicos da autoria de arquitectos à escala mundial, como Álvaro Siza Vieira, Alcino Soutinho, Fernando Távora e Souto Moura.

Sítio da C.M. Matosinhos: www.cm-matosinhos.pt


CMIA de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha
(sob Biblioteca Florbela Espanca)
4450 Matosinhos
Telefone: 22 939 24 09
E-mail: cmia@cm-matosinhos.pt

©2017 CMIA Matosinhos, Todos os direitos reservados. CMIA Matosinhos é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview