Um mergulho na Robótica Subaquática

Um mergulho na Robótica Subaquática

Localização: Auditório da Biblioteca Florbela Espanca
Data: 14 Outubro 2015
Horário: 17h
Preço: Atividade gratuita

Os oceanos cobrem 70% do nosso planeta e são imprescindíveis para a nossa sobrevivência. No entanto mais de 95% do oceano permanece inexplorado por estar muito longe, muito fundo ou por ser muito frio e escuro. A luz do Sol penetra o oceano até uma profundidade máxima de 100 metros, profundidade a partir da qual o oceano passa a ser um mundo alienígena e inacessível ao ser humano, apesar de habitado pelos seres mais incríveis. Este tipo de ambiente é, no entanto, ideal para os robots que estão “dispostos” a fazer as tarefas mais perigosas, repetitivas e sujas que tipicamente rejeitamos.

Nesta palestra vamos falar de robots submarinos e como eles têm contribuído para melhorar o nosso entendimento dos oceanos. Vamos dar a conhecer os diferentes tipos de veículos autónomos subaquáticos (AUVs) e veículos remotamente operados (ROVs) e das dificuldades que se impõem no seu desenvolvimento bem como de algumas soluções criativas que têm sido encontradas. Vamos especialmente introduzir os robots que têm sido desenvolvidos e adaptados na Universidade do Porto para, em colaboração com outras instituições, estudar correntes oceânicas e o comportamento de animais, entre muitas outras aplicações.

Finalmente vamos falar de outros tipos de robots que são utilizados com sucesso para estudar os oceanos: drones aéreos e barcos autónomos e de que forma estes podem ser associados aos submarinos autónomos para obter uma vista geral dos complexos ecossistemas que existem no oceano.

« Voltar para Oficinas e Workshops


CMIA de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha
(sob Biblioteca Florbela Espanca)
4450 Matosinhos
Telefone: 22 939 24 09
E-mail: cmia@cm-matosinhos.pt

©2017 CMIA Matosinhos, Todos os direitos reservados. CMIA Matosinhos é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview