Notícias & Media

CMIA

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Matosinhos funciona no âmbito de um protocolo entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) com o objectivo de implementar um centro de divulgação científica e educação ambiental na área do mar.

O objectivo emblemático do CMIA de Matosinhos é o de mostrar ao grande público que a tarefa de melhor conhecer o mar para melhor o saber gerir é uma tarefa prioritária e que cada um de nós é um actor desta gestão. A mensagem a fazer passar é a da solidariedade para com as gerações vindouras.

O carácter lúdico, pedagógico e de divulgação do CMIA de Matosinhos assume-se também como essencial, dado o protagonismo que ao cidadão comum está reservado na evolução futura do mar.

O CMIA de Matosinhos tem um carácter integrado, ligando através de uma abordagem científica as tecnologias modernas de exploração e investigação dos oceanos, em todas as suas componentes (física, química, geológica e biológica), bem como os aspectos económicos e sociais da interacção homem/ambiente.

O CMIA de Matosinhos possui quatro áreas de actuação que se cruzam e se complementam:

  1. Acções de divulgação científica
  2. Educação ambiental dirigida ao público em geral, infantil e juvenil
  3. Projetos de apoio a escolas do ensino básico e secundário
  4. Formação em contexto de trabalho para estágios (secundário e ensino superior) e de voluntários com licenciatura na área do ambiente e da biologia

CMIA de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha
(sob Biblioteca Florbela Espanca)
4450 Matosinhos
Telefone: 22 939 24 09
E-mail: cmia@cm-matosinhos.pt

©2017 CMIA Matosinhos, Todos os direitos reservados. CMIA Matosinhos é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview