Procurar
H2020 program / Horizon Europe

BlueShellfish

Soluções para prevenir e mitigar os impactos de HABs na Aquacultura e Pescas, no contexto do Aquecimento Global

Investigador principal

Investigador

Alexandre Campos licenciou-se em Biologia (1996) pela Universidade de Aveiro e possui mestrado em Melhoramento de Plantas (1999) pela Universidade de Évora. Concluiu o doutoramento em Ciências Biológicas em 2005 no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Investigador Auxiliar no CIIMAR (Laboratório de Biotecnologia Azul, Ambiente e Saúde) e os seus principais interesses de investigação incluem a toxicologia e avaliação de risco da proliferação de algas nocivas. O investigador está particularmente interessado no metabolismo de biotoxinas em moluscos bivalves, avaliação da qualidade da água e reutilização de água na agricultura.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia azul, saúde e ambiente

No results found.

Os blooms de algas nocivas (HABs) são consideradas uma ameaça para o ambiente e para a saúde humana. As principais preocupações são dirigidas à crescente ocorrência destes fenómenos naturais em certas regiões do mundo, impulsionados pelo aquecimento global e pela pressão antropogénica. As doenças humanas relacionadas com a ingestão de frutos do mar contaminados têm sido atribuídas a estes eventos. Além disso, as HAB têm um impacto significativo em atividades económicas como a aquacultura e a pesca. A ocorrência de marés vermelhas em áreas naturais utilizadas para a aquacultura (ou colheita/pesca), pode afetar o crescimento das espécies e parâmetros nutricionais, ou mesmo causar mortalidades em massa, causando enormes perdas na indústria. A regulação dos níveis de toxinas nos produtos do mar e outras medidas (por exemplo, o encerramento forçado da colheita de marisco durante a ocorrência de marés vermelhas) têm contribuído para proteger os seres humanos de intoxicações graves. Por outro lado, os impactos na indústria carecem de medidas de mitigação.

Este projecto visa contribuir para o desenvolvimento de soluções para o sector da aquicultura e pescas, através do desenvolvimento de métodos eficientes para a deteção de marés vermelhas (aviso prévio), e o desenvolvimento de sistemas de cultivo e depuração de moluscos para reduzir a carga de toxinas. O projeto visa também avançar na compreensão das toxinas regulamentadas e emergentes (avaliação química e toxicológica) e da sua expansão global, e da incidência e persistência de toxinas nos mariscos (vetores tradicionais e não tradicionais, espécies ainda não investigadas).
Para a implementação do projeto, foi construído um consórcio interdisciplinar, que reúne especialistas de diferentes áreas do conhecimento e que desenvolverão atividades conjuntas de investigação e inovação que, coletivamente, contribuirão para a inovação tecnológica da aquacultura e pescas e para o crescimento sustentável deste setor e para a monitorização ambiental.

Equipas de investigação
Biotecnologia azul, saúde e ambiente
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
Horizon Europe
Financiamento
Outros projectos