Procurar
H2020 program / Horizon Europe

MAR2PROTECT

Prevenção da contaminação das águas subterrâneas relacionada com as alterações globais e climáticas através de uma abordagem holística da gestão da recarga de aquíferos

Investigador principal

Group Leader

Marisa Almeida é investigadora principal do CIIMAR, tendo cerca de 140 publicações internacionais. Com um doutoramento em Química (obtido em 2003), a sua principal área de investigação é a fitorremediação, participando ativamente em estudos que visam potenciar a utilização destas ferramentas biotecnológicas como soluções baseadas na natureza para melhorar e recuperar ambientes aquáticos contaminados com diferentes poluentes. A sua especialidade é a química ambiental aplicada a ambientes costeiros e estuarinos e a fitorremediação de contaminantes em zonas húmidas naturais e construídas. Participa também ativamente em actividades de disseminação e comunicação no âmbito dos projectos de divulgação do CIIMAR sobre literacia da água e do oceano.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Química ambiental e remediação
Co-investigador principal
Group Leader

Sou bióloga e líder da equipa Ecologia de Peixes e Sustentabilidade. A minha investigação foca-se na ecologia marinha, principalmente nas comunidades de peixes. Tenho particular interesse em compreender como as atividades humanas, incluindo lixo marinho e microplásticos, afetam os ecossistemas e a sua capacidade de providenciar bens e serviços. Na minha investigação, uso abordagens inovadoras para capitalizar o conhecimento de stakeholders e fornecer apoio científico a gestores ambientais e decisores políticos. Ao longo da minha carreira, tenho estabelecido pontes entre a ciência e a sociedade, promovendo a integração de stakeholders na ciência, o desenvolvimento conjunto de soluções para problemas ambientais e estimulando a literacia dos oceanos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Ecologia de Peixes e Sustentabilidade

No results found.

O impacto do clima e as alterações globais (CC e GC) estão a pôr em perigo a saúde humana, a segurança alimentar e a biodiversidade. É necessária uma ação urgente para atingir os objetivos de 2030 de poluição zero. MAR2PROTECT proporcionará uma abordagem holística para prevenir a contaminação das águas subterrâneas (GW) pelos impactos da GC e da CC com base numa recarga de aquíferos gerida de nova geração (MAR).

O núcleo do inovador MAR é o M-AI-R DSS que incorporará informação tecnológica e de envolvimento social utilizando uma avaliação baseada em IA para melhorar a qualidade de GW. Para assegurar um elevado potencial de replicação, o M-AI-R DSS irá recolher informação de 5 sítios de demonstração na UE (PT, IT, ES, NL) e 2 em países fora da UE (TN, ZA) que foram cuidadosamente escolhidos pelo seu grau de maturidade de projetos anteriores bem-sucedidos e uma vasta gama de cenários em termos de condições climáticas, fontes de água, tipo de poluição, esquema MAR e contexto político/societal. Todas as tecnologias serão testadas e validadas até ao TRL5. MAR2PROTECT assegurará um forte envolvimento da sociedade civil em acções de prevenção de GW, até um SRL igual a 6. O projeto envolverá decisores políticos nacionais e da UE que, em colaboração com uma Comunidade de Prática formada por peritos mundiais, garantirão o reforço da política da UE para a prevenção da contaminação por GW. Graças à sua abordagem holística e à elevada replicabilidade dos seus resultados, MAR2PROTECT conduzirá a um acentuado reforço da protecção de GW em toda a UE e não só, e à geração de conhecimento para a transição para uma gestão sustentável da água. O consórcio inclui 8 parceiros e 1 entidade afiliada de 6 países diferentes da UE e da Suíça e 2 parceiros internacionais da Tunísia e África do Sul: 2 Universidades (UNIBO, KTU), 7 RTOs (NOVA-COO, CIIMAR, CETAND +AQUA, IHE, IT, ISSBAT, SUWI) e 1 Associação (FEUGA). Além disso, a inclusão de 3 grandes empresas de abastecimento de água como parceiros associados e um decisor político da ZA conduzirá a uma melhoria relevante do impacto do projecto.
O CIIMAR avaliará o potencial dos sapais para reter / absorver poluentes, prevenindo a poluição da bacia hidrográfica e consequentemente do aquífero subjacente. Serão efetuados estudos em microcosmos de laboratório, bem como in situ no estuário do Lima, Portugal, que foi selecionado como local de demonstração.

Equipas de investigação
Ecologia de Peixes e Sustentabilidade
Biodegradação e Bioprospecção Microbiana
Ecologia e Biogeoquímica dos Microbiomas
Biorremediação e microrganismos para a sustentabilidade
Química ambiental e remediação
Instituição líder
NOVA ID FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Programa
Horizon Europe
Financiamento
Outros projectos