Procurar
Transnational R&D

MigraMiño-Minho

Proteção e conservação de peixes migradores no troço internacional do Rio Minho e seus afluentes

Investigador principal

Group Leader

Carlos Antunes é licenciado em Ciências do Meio Aquático, doutorado pela Universidade do Porto em 1995 e Líder da Equipa de Ecologia de rios e zonas costeiras, no CIIMAR. É diretor do Aquamuseu do Rio Minho e as suas principais áreas de investigação são ecologia aquática, biologia e gestão das pescas e comunicação de ciência.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Ecologia Fluvial e Costeira

No results found.

O projeto MIGRA MIÑO – MINHO propõe como principal desafio melhorar a proteção e a gestão sustentável do espaço natural de fronteira que forma a sub-bacia internacional do rio Minho, incluindo os seus afluentes ou tributários, através de uma melhoria das condições do habitat fluvial e de medidas que melhorem o estado de conservação das populações de peixes migradores presentes no mesmo.

MIGRA MIÑO – MINHO visa melhorar a proteção e a conservação do habitat fluvial da sub-bacia do troço internacional do rio Minho, desde a barragem de Frieira (província de Ourense) até a sua desembocadura, com atuações de melhoria do estado de conservação dos leitos fluviais e das espécies de peixes migradores presentes no rio Minho e nos seus afluentes.

Além da componente ambiental, este projeto quer dar solução às demandas político-sociais de proteger e melhorar o estado natural do troço internacional do rio Minho, mediante a conservação de um dos elementos chave mais ameaçados, as espécies de peixes migradores. Isto contribuirá para a preservação e a valorização das atividades pesqueiras tradicionais, bem como ao desenvolvimento socioeconómico sustentável do território transfronteiriço, ao satisfazer as necessidades práticas das atividades comerciais como a pesca, o turismo ou o setor energético.

Equipas de investigação
Ecologia Fluvial e Costeira
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
INTERREG POCTEP
Financiamento
Outros projectos