Procurar
Transnational R&D

OPTIRAS

Optimização do controlo da qualidade da água em sistemas de recirculação de agricultura

Investigador principal

Investigador

Alexandre Campos licenciou-se em Biologia (1996) pela Universidade de Aveiro e possui mestrado em Melhoramento de Plantas (1999) pela Universidade de Évora. Concluiu o doutoramento em Ciências Biológicas em 2005 no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Investigador Auxiliar no CIIMAR (Laboratório de Biotecnologia Azul, Ambiente e Saúde) e os seus principais interesses de investigação incluem a toxicologia e avaliação de risco da proliferação de algas nocivas. O investigador está particularmente interessado no metabolismo de biotoxinas em moluscos bivalves, avaliação da qualidade da água e reutilização de água na agricultura.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia azul, saúde e ambiente

No results found.

Os sistemas de recirculação de aquacultura (SRA) foram desenvolvidos para a produção terrestre de espécies marinhas e de água doce. Estes sistemas são projetados para fornecer alta produção de biomassa, reduzindo o uso de recursos e maximizando o controlo dos parâmetros operacionais.

Nestes sistemas, é fulcral otimizar o controlo e a gestão do tratamento de água, uma vez que as taxas de renovação são muito baixas (≤10%/dia). A remoção de matéria orgânica, microorganismos e espécies químicas problemáticas, como o nitrito, é realizada através da aplicação de diferentes etapas de filtração, remoção de ácidos gordos e proteínas, tratamento biológico e, às vezes, processos de oxidação. O ozono por exemplo, tem sido amplamente utilizado como método para melhorar a qualidade da água para evitar o efeito indesejado de substâncias químicas na aquacultura. No entanto, o ozono residual pode afetar vários parâmetros químicos da água (formação de subprodutos de desinfeção a partir de iões halogénio presentes na água do mar; iodetos, cloretos e brometos) e outras etapas do processo de tratamento da água (principalmente tratamento biológico por perturbar populações microbianas em biofiltros) com impactos importantes na saúde e bem-estar dos peixes. O projeto OPTIRAS abordará esta questão em sistemas RAS, sendo os principais objetivos: I- Investigar as alterações nos parâmetros químicos da água, microbioma e fisiologia de peixes em RAS; II – Desenvolver e implantar sistemas de monitorização online de parâmetros químicos da água relevantes para o controle da qualidade da água e dosagem de ozono; III – Testar a adequação e impacto de processos alternativos de tratamento da água no bem-estar dos peixes e na qualidade da água e IV – Demonstrar o novo sistema de controle de qualidade da água em sistemas piloto RAS e otimização de protocolos de cultivo de várias espécies comerciais, em diferentes estados de desenvolvimento.

Equipas de investigação
Biotecnologia azul, saúde e ambiente
Instituição líder
INL
Programa
EEA GRANTS
Financiamento
Outros projectos