Procurar
National R&D

IMMUNOSENS

Biomarcadores de saúde e desempenho em peixes de aquacultura: a aplicação de biossensores baseados em anticorpos

Investigador principal

Investigador

Gregorio Molés é um investigador de pós-doutoramento no CIIMAR. Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de Múrcia, Espanha e doutorou-se em 2011 em Ciência e Tecnologia da Produção Animal pela Universidade Politécnica de València, Espanha. Realizou vários estudos de pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Espanha (IATS-CSIC e INIA-CSIC) e na Universidade de Uppsala, na Suécia. Atualmente, a sua investigação visa desenvolver novas ferramentas tecnológicas rentáveis, baseadas em anticorpos recombinantes, para a monitoração da saúde e desempenho dos peixes de forma rápida, em tempo real e na instalação aquícola.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos

No results found.

Uma ameaça bem conhecida e recorrente à expansão da aquicultura está relacionada com surtos de doenças que podem comprometer a produção, podem criar um problema ambiental e podem até ter impacto na saúde humana. A vigilância de doenças de animais aquáticos poderia beneficiar em grande parte de dispositivos de teste no local de cuidados rápidos, eficientes e económicos para limitar a propagação de doenças.

Esses dispositivos costumam utilizar anticorpos como moléculas de biorreconhecimento devido à sua especificidade e afinidade pelo seu antígeno cognato sendo ideais para serem incorporados em sensores. Comparados aos anticorpos convencionais de mamíferos, os tubarões possuem um tipo de anticorpos compostos apenas por cadeias pesadas onde o sítio de ligação ao antigénio é formado apenas por um único domínio variável designado como VNAR. Devido ao seu tamanho relativamente pequeno, altas especificidades, excelente solubilidade e estabilidade a longo prazo, estes anticorpos de domínio único que ocorrem naturalmente têm sido considerados candidatos promissores para o desenvolvimento de biossensores. IMMUNOSENS produzirá anticorpos VNAR recombinantes, desenvolvidos a partir de bibliotecas universais de exibição de fagos que servirão para construir imunossensores para a indústria da aquacultura, que permitirão a monitorização rápida, em tempo real e no local de produção da saúde e do desempenho dos peixes.

Equipas de investigação
Saúde de Animais Aquáticos
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
FCT
Financiamento
Outros projectos