Procurar
H2020 program / Horizon Europe

BIOTOXDoc

Alimentos seguros num mundo em mudança climática: o programa de formação doutoral para desenvolver novos métodos de controlo, mitigação e avaliação de risco para biotoxinas

Investigador principal

Group Leader

Doutoramento em Biologia pela FCUP, Porto. Professor Catedrático – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e director do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Chief Strategy Officer – Agricultura – Fykia Biotech. Diretor da Equipa de Biotecnologia Azul e Saúde (BBE) do CIIMAR.
Investigação principal: metabolitos secundários de cianobactérias: toxinas e moléculas com aplicações biotecnológicas. Diretor da coleção de culturas LEGE que compreende mais de 2.000 estirpes de cianobactérias e microalgas. Publicou 490 artigos em Biotecnologia e Ecotoxicologia. Coordenador de dois projetos H2020: RISE e ERA Chair.
Diretor do Programa Doutoral em Biotecnologia Marinha e Aquacultura (U Porto e U Minho).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia azul, saúde e ambiente

No results found.

Há uma necessidade enorme e urgente de garantir a segurança e a proteção do abastecimento alimentar da crescente população mundial. A guerra em curso na Ucrânia, bem como a crise energética, enfatizaram ainda mais este facto. No entanto, a agricultura e as indústrias alimentares continuam a ser vulneráveis a problemas de contaminação com biotoxinas produzidas por plantas, algas e particularmente por fungos. O aquecimento global e os fenómenos climáticos extremos tornam a ocorrência destes metabolitos tóxicos ainda menos previsível. De forma alarmante, a UE enfrenta atualmente uma falta de especialistas em segurança alimentar, tal como reconhecido pela Comissão Europeia. Esses desafios estabelecem as bases para o BIOTOXDoc – Alimentos seguros num mundo em mudança climática: O programa de formação de doutoramento para desenvolver novos métodos de controlo, mitigação e avaliação de risco para biotoxinas.

O objetivo do BIOTOXDoc é formar estudantes de doutoramento (PhD) num amplo conjunto de competências necessárias para inovar vários campos e abordagens científicas, tão urgentemente necessárias para controlar e mitigar as biotoxinas, tirando partido de uma abordagem multidisciplinar e multissetorial de uma equipa de especialistas de classe mundial. A formação e a investigação incluirão o desenvolvimento de sistemas de alerta precoce e testes no local por espectrometria de massa portátil. Os estudantes desenvolverão novas estratégias de desintoxicação de biotoxinas e avaliarão a toxicidade combinada de biotoxinas concomitantes. Além disso, desenvolverão testes rápidos e confirmatórios muito necessários para biotoxinas e terão como objetivo colmatar lacunas importantes no nosso conhecimento atual sobre biotoxinas. O principal elo comum entre todos os estudantes de doutoramento, que trabalham numa vasta gama de biotoxinas em diferentes pontos ao longo da cadeia alimentar humana e animal, é a influência das alterações climáticas na ocorrência de biotoxinas e a consequente procura de estratégias revistas para mitigar o seu impacto na população europeia.

Equipas de investigação
Biotecnologia azul, saúde e ambiente
Instituição líder
Universitaet Fuer Bodenkultur Wien (Boku), Austria
Programa
Horizon Europe
Financiamento
Outros projectos