Procurar
Conferência
25 Nov

Inauguração da Bubble Barrier de Vila do Conde

Inauguração da tecnologia de remoção de lixo marinho – a Bubble Barrier – no estuário do Rio Ave, na Cidade de Vila do Conde, no próximo dia 25 de Novembro de 2023.

Temos o prazer de anunciar a inauguração da tecnologia de remoção de lixo marinho – a Bubble Barrier – no estuário do Rio Ave, na Cidade de Vila do Conde, no próximo dia 25 de Novembro de 2023.

A implementação desta tecnologia inovadora resulta de uma parceria entre a equipa do H2020 MAELSTROM, onde o CIIMAR é o representante português, e a Câmara Municipal de Vila do Conde para co-projetar e implementar uma inovadora Cortina de Bolhas (Bubble Barrier) em Portugal para capturar plástico no estuário do Ave, em Vila do Conde.

Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa H2020, o MAELSTROM  reúne um consórcio de 14 parceiros internacionais, coordenado pelo Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), com a missão de projetar, desenvolver e integrar tecnologias escalonáveis, replicáveis e automatizadas com energia renovável para identificar, remover, classificar e transformar o lixo marinho recolhido em matérias-primas com valor de mercado. Desenvolvida pelo nosso parceiro The Great Bubble Barrier, a Bubble Barrier é uma #tecnologia inovadora e eficiente que captura #plásticos em rios, antes que cheguem ao #oceano, por meio de uma cortina de bolhas de ar. O sistema é co alimentado através de um sistema de painéis solares – tanto térreos como flutuantes – concebido e produzido pelo Instituto de Energia SustentávelUniversidade de Malta, também parceiro da MAELSTROM.

A implementação desta tecnologia teve a supervisão científica do CIIMAR, que liderou várias missões de avaliação do estado ecológico do estuário do Ave para compreender o impacto ambiental da Bubble Barrier neste ecossistema, desenvolvendo, também, um modelo hidrodinâmico de suporte à tecnologia. O CIIMAR também coordenou o envolvimento de intervenientes locais, regionais e nacionais, como a Docapesca – Portos e Lotas, S.A., a Agência Portuguesa do Ambiente, a da Autoridade Marítima – Capitania de Vila do Conde, a LIPOR e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (CMIA Vila do Conde), que foram fundamentais para o sucesso do design e implementação de todo o sistema e a quem estamos extremamente gratos!

A Bubble Barrier Vila do Conde será oficialmente inaugurada na manhã do dia 25 de Novembro no CMIA, em Vila do Conde, durante um evento público.

Juntem-se a nós neste momento de celebração comunitária com o envolvimento próximo de intervenientes locais, regionais, nacionais e internacionais!