Procurar
H2020 program / Horizon Europe

REDUCE

Reduzir as capturas acessórias de megafauna ameaçada no Atlântico Centro-Leste

Investigador principal

Bolsa de investigação

Investigadora de pós-doutoramento no CIIMAR e na FCUP (Porto, Portugal), Correia AM é ecologista marinha com formação em Biologia. Tem-se dedicado ao estudo da ocorrência de cetáceos e preferências de habitat no leste do Atlântico Norte, especializando-se, portanto, em cetáceos, ecologia e conservação, modelação de nicho ecológico, análise espacial e gestão e conservação marinha. Ciência ID: D516-4861-D279

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biodiversidade Costeira

No results found.

REDUCE unificará os esforços das partes interessadas e utilizará uma abordagem científica interdisciplinar para reduzir as capturas acessórias de megafauna marinha e informar a gestão sustentável das pescas no Oceano Atlântico Centro-Este.

O diagnóstico e a integração dos dados relativos às capturas acessórias de todas as frotas industriais europeias na região, associados ao esforço de pesca e à distribuição espácio-temporal das espécies, proporcionarão uma abordagem sistemática para avaliar e enfrentar conjuntamente os desafios políticos. A expansão e a melhoria dos programas de observação e os avanços nos sistemas de monitorização eletrónica e de aprendizagem automática por máquina permitirão obter dados específicos por espécie e de alta resolução sobre as capturas acessórias de megafauna marinha.

A localização GPS em escala precisa de espécies selecionadas, combinada com dados de pesca AIS em tempo real, permitirá compreender os principais fatores de interação e inferir responsabilidades políticas. Novos dados de rastreio em grande escala de espécies cuidadosamente selecionadas na região permitirão uma melhor compreensão da sua abundância e distribuição e da mortalidade após a libertação. Os avistamentos, as capturas da pesca e os dados de rastreio da megafauna marinha serão combinados para proporcionar uma mudança radical nas abordagens de mapeamento preditivo do habitat, a fim de compreender a sobreposição e o risco de capturas acessórias à escala local e à escala da bacia.

A combinação de séries temporais de avistamentos, capturas de pesca, rastreio por GPS e GLS e estudos de captura-marcação-recaptura proporcionará uma visão sem precedentes dos hotspots de megafauna e dos riscos e impactos das capturas acessórias, impulsionando o planeamento espacial marinho ou as águas pelágicas. A avaliação e o ensaio de medidas de atenuação identificarão abordagens fundamentais para reduzir significativamente as capturas acessórias na região. O tratamento, a partilha e a publicação de dados inovadores e eficientes estabelecerão uma abordagem integrada para a comunidade de dados sobre capturas acessórias. A capacidade e a cooperação entre a ciência, o setor das pescas e os decisores políticos que fazem fronteira com o Atlântico Centro-Leste serão reforçadas através de workshops multidisciplinares conjuntos, formação científica e eventos de monitorização.

Equipas de investigação
Biodiversidade Costeira
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
Horizon Europe
Financiamento
Outros projectos