Celso Domingos irá participar numa expedição liderada pelo Instituto Schmidt Ocean no Pacífico Sudeste.
Celso Domingos, aluno do programa doutoral em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (Do*Mar) a desenvolver a sua investigação na equipa de Biodiversidade e Conservação de Mar Profundo do CIIMAR, vai integrar uma expedição oceanográfica no Pacífico Sudeste.
A campanha, organizada pelo Schmidt Ocean Institute e realizada a bordo do Navio de Investigação Falkor (too) entre 8 de Janeiro e 11 de Fevereiro, focar-se-á em caracterizar as comunidades bentónicas das montanhas submarinas ao longo das cordilheiras Salas y Gómez, Nazca y Juan Fernandez.
Usando a mais avançada tecnologia de observação oceânica, incluindo o ROV SuBastian (capaz de mergulhar até aos 4500 m) os investigadores recolherão imagens, amostras e dados que permitirão estudar a biodiversidade desta região, incluindo aquela que é a terceira maior Área Marinha Protegida do planeta – o Parque marinho Nazca-Desventuradas. O investigador do CIIMAR contribuirá com o seu conhecimento em taxonomia e sistemática de esponjas de vidro (filo Porifera, classe Hexactinellida), que desempenham importantes funções ecológicas nestes tipos de ecossistemas de mar profundo.
A campanha poderá ser seguida em tempo-real através do canal Youtube.
Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.