A 3ª Reunião do Consórcio Biobanco Azul Português destacou os progressos e planos futuros, impulsionando a inovação na conservação da biodiversidade marinha e na bioeconomia azul.
No passado dia 25 de janeiro de 2024 decorreu, nas instalações do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) em Algés, a 3ª reunião do Consórcio Biobanco Azul Português.
Este projeto é coordenado pelo CIIMAR e tem como parceiros o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Instituto Superior Técnico, a Universidade de Aveiro, o Centro de Ciências do Mar (CCMAR), a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Gulbenkian de Ciência, o GreenCoLab e o S2AQUAcoLAB.
Nesta reunião foi apresentada a identidade gráfica do projeto, o que permitirá, daqui em diante, desenvolver toda a comunicação referente ao projeto, incluindo os seus objetivos e resultados alcançados, nas mais variadas dimensões e plataformas. Discutiu-se ainda o progresso do projeto até ao momento, assim como os objetivos a serem atingidos nos próximos meses.
Marcaram presença mais de 30 investigadores dos diferentes parceiros do Consórcio, que estreitaram ainda mais as relações e com o foco total em alcançar todas as metas do projeto.
O Biobanco Azul Português pretende criar uma rede digital de biobancos marinhos nacionais, de modo a facilitar o acesso sustentável e regulado à biodiversidade marinha, para utilizadores científicos e industriais, promovendo a sua conservação e a conformidade com as regulamentações de Acesso e Compartilhamento de Benefícios (ABS) derivadas do Protocolo de Nagoya.
Este projeto está integrado no Pacto da Bioeconomia Azul, como um Work Package (WP9) transversal do Consórcio, financiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), pela República Portuguesa e pela União Europeia.
Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.