Procurar
Notícias
Setembro 16, 2024

Investigadora do CIIMAR eleita membro da Academia Europeia das Ciências

Isabel Sousa Pinto foi eleita como novo membro da Academia Europeia das Ciências (EurASc).

A investigadora do CIIMAR e docente do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Isabel Sousa Pinto,   foi eleita como novo membro da Academia Europeia das Ciências (EurASc).

A Academia Europeia das Ciências (EurASc) é uma associação internacional que reconhece e elege como membros os melhores cientistas que possam contribuir para o fortalecimento da ciência Europeia, ao contribuírem com os seus conhecimentos altamente especializados no aconselhamento de outros organismos Europeus. O anúncio dos membros nomeados no presente ano foi lançado este mês, e Isabel Sousa Pinto foi a única cientista Portuguesa no grupo de novos membros eleitos.

No seu website, a EurASc manifesta o seu entusiasmo por receber a investigadora do CIIMAR-UP e professora da FCUP Isabel Sousa Pinto na divisão de Ciências da Terra e Ambiente, reconhecendo que traz para esta associação “uma experiência inigualável em biologia marinha e conservação ambiental” e uma “adição inestimável à nossa Academia”.

Para a investigadora do CIIMAR, esta nomeação significa um “reconhecimento do seu trabalho por parte da comunidade científica internacional, e que abrange todas as áreas da ciência e tecnologia, sendo uma honra poder ser membro da Academia Europeia de Ciências e trabalhar juntamente com colegas internacionais de renome em prol dos avanços na área de Ciências da Terra e Ambiente”.

A Academia Europeia das Ciências

A Academia Europeia das Ciências é uma associação internacional, totalmente independente, composta por académicos de renome, e que procura aproveitar a experiência dos seus membros para aconselhar outros organismos europeus ao nível da melhoria da investigação europeia, da aplicação tecnológica e do desenvolvimento social.

A eleição dos membros da EurASc inicia-se com uma proposta feita pelo Comité Científico das Divisões da Academia sujeita à aprovação do seu General Board.

Nas redes sociais da EurASc, a associação manifesta as suas expectativas em relação aos novos membros, destacando o impacto da sua mais recente aquisição portuguesa: “aguardamos com expetativa o impacto contínuo do trabalho inovador de Isabel Sousa Pinto sobre a biodiversidade marinha, os serviços ecossistémicos e as soluções baseadas na natureza”.

Os novos membros recentemente anunciados na página da Academia Europeia das Ciências tomaram posse numa cerimónia que decorreu nos dias 29 e 30 de outubro, na Academia de Ciências de Lisboa.

Para mais informação consulte o press release.