Procurar
Transnational R&D

BUFFER

Soluções baseadas na natureza para proteger coral temperado afetado por eventos climáticos extremos: conservação e restauração eficazes de Paramuricea clavata no Parc National des Calanques.

Investigador principal

Investigador

Minha investigação está envolvida em uma estrutura de biologia da conservação. Trabalho principalmente ao nível infra-específico e a interação entre ecologia e biologia evolutiva. Eu estudo espécies formadoras de habitats marinhos impactadas pela mudança global, com foco em corais temperados impactados pelas mudanças climáticas antropogênicas. Eu combino genética populacional/genômica e ecologia (monitorização, experimentos) para abordar diferentes tópicos, desde a história da recolonização (Ledoux et al. 2018; 2021) até a biologia populacional (Ledoux et al. 2020; Gazulla et al. 2021), limites de especies (Coelho et al. (2023) e funcionamento das áreas marinhas protegidas (Horaud et al. 2023).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Genómica evolutiva e bioinformática

No results found.

Eventos climáticos extremos, como ondas de calor, apresentam desafios para a conservação e a socioeconomia. O Mar Mediterrâneo, considerado um hotspot de biodiversidade e mudança climática, é um exemplo marcante desses desafios. Nos últimos vinte anos, eventos de mortalidade em massa induzidos por ondas de calor marinhas impactaram drasticamente os habitats costeiros, levando populações de 50 táxons a um estado próximo à extinção. Após a onda de calor marinha de 2022, um evento histórico de mortalidade foi observado no Parc National des Calanques (PNC, França). Em particular, as populações da gorgônia vermelha que formam habitats, Paramuricea clavata, apresentaram alta mortalidade, com consequências drásticas para o funcionamento e a estética do ecossistema.

Integrando um consórcio internacional que inclui o PNC, o projeto BUFFER tem como objetivo impulsionar duas Soluções Baseadas na Natureza (NBS) para proteger P. clavata, utilizando uma abordagem inovadora focada na diversidade genética. A diversidade genética é pouco considerada na conservação, apesar de seu papel fundamental no apoio à resiliência populacional e ao potencial evolutivo (Plano Estratégico de Biodiversidade de Aichi). Combinando trabalho de campo até a zona mesofótica com genômica populacional de ponta, nós vamos: 1) desenvolver protocolos de transplante resilientes ao clima com base em uma ferramenta de identificação de colônias termorresistentes (NBS1: restauração eficiente); 2) fornecer recomendações científicas para priorização da gestão (NBS2: conservação eficaz). Em paralelo, desenvolveremos uma estratégia proativa de disseminação e comunicação voltada para gestores de biodiversidade (relatórios e reuniões de ciência e política) e para o público geral (vídeos e conferências).

Ao melhorar o status de conservação de P. clavata, fortaleceremos a resiliência climática das comunidades associadas no PNC, com impacto positivo para os ecossistemas e partes interessadas locais. O projeto BUFFER sustentará a conscientização do público em geral, ao mesmo tempo que abrirá caminho para o desenvolvimento de uma gestão integrada da biodiversidade em áreas marinhas protegidas do Mediterrâneo.

Equipas de investigação
Genómica evolutiva e bioinformática
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
The Pure Ocean Endowment Fund
Financiamento
Outros projectos