O consórcio científico revela novo pipeline automatizado que permite montar milhares de genomas de forma rápida e simplificada. Esta ferramenta apoia o projeto Earth BioGenome na meta de sequenciar genomas de 1,8 milhões de espécies.
O investigador Agostinho Antunes da equipa Genómica Evolutiva e Bioinformática integra consórcio internacional que acaba de revelar uma nova ferramenta computacional que defende ser “uma metodologia que irá certamente alavancar o rápido avanço da montagem de genomas à escala global.”.
Um dos objetivos do projeto Earth BioGenome é poder identificar as espécies geneticamente com maior risco de extinção para preservar a informação genética da vida. Para isso, o projeto lançou a meta global de sequenciar, catalogar e caracterizar os genomas de toda a biodiversidade eucariótica da Terra durante um período de dez anos.
A ferramenta desenvolvida – agora descrita num recente artigo publicado na revista Nature Biotechnology – combina uma série de metodologias de bioinformática colocadas de forma ordenada e automatizada, que permite chegar a montagens de genomas praticamente completas. A tarefa de descrever os genomas das quase 1,8 milhões de espécies eucarióticas conhecidas na terra num curto espaço de tempo fica então mais acessível, potenciando o seu impacto nas ações de conservação.
Os primeiros testes deste fluxo de trabalho foram feitos na montagem de um genoma de referência do tentilhão-zebra (na imagem – © Creative Commons).
Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.