Na mais recente edição da lista “World’s Top 2% Scientists”, relativa a 2022, constam 162 investigadores da U. Porto, 17 dos quais são membros do CIIMAR (10,5%).
Este reconhecimento destaca os cientistas mais citados do mundo, com base na SCOPUS, a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas. O estudo foi coordenado por John Ioannidis, da Universidade de Stanford (EUA), em colaboração com a editora Elsevier.
Esta edição inclui mais 278 nomeados de instituições portuguesas do que a edição anterior, dos quais 162 estão associados a instituições da Universidade do Porto. Estes 162 incluem, entre outros, os vencedores de quatro das últimas seis edições do Prémio de Excelência em Investigação Científica da Universidade do Porto, incluindo o Professor Vitor Vasconcelos, Presidente da Direção do CIIMAR.
O CIIMAR esteve ainda representado pelos investigadores Aires Oliva Teles, Ana Sara Gomes, Anake Kijjoa, Benjamin Costas, Carlos Azevedo, Carlos Vale, Maria Emília Sousa, Eugénia Pinto, Francisco Taveira Pinto, Helena Peres, Jorge Eiras, Lúcia Guilhermino, Filipe Castro, Luísa Valente, Madalena Pinto e Paula Enes.
Os investigadores incluídos na lista representam um vasto leque de áreas científicas (22), sendo as ciências do mar uma das mais representadas.
Para além dos investigadores mais citados do ano passado, a lista World’s Top 2% Scientists inclui ainda 113 investigadores da U.Porto entre os cientistas com maior impacto (correspondente ao maior número de citações) ao longo da sua carreira.
O estudo original pode ser consultado no sítio da Public Library of Science Biology (PLOS Biology).
Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.