Procurar

Comités

Comité Consultivo Externo

O Conselho Externo de Acompanhamento Técnico-Científico tem por missão fornecer os elementos essenciais para uma correcta avaliação técnico-científica dos planos e relatórios de atividade da Direção, bem como prestar apoio à Direção em matérias de natureza técnico-científica ou pedagógica, emitindo pareceres e recomendações. É constituído por um número mínimo de três e máximo de cinco individualidades, portuguesas ou estrangeiras, de reconhecido mérito técnico e científico, nomeadas sob proposta da Direção por um período de quatro anos.

seagall
Françoise Médale
INRAE
seagall
William Gerwick
Scripps Institute of Oceanography - USA
mike-elliot
Mike Elliot
Hull University
seagall
Laura Giuliano
CIESM

Comités

Comité de Estudantes de Doutoramento

A Comissão de Estudantes de Doutoramento foi criada em 2019 para servir como um órgão representativo de todos os estudantes de doutoramento afiliados ao CIIMAR. O comité tem por objetivo facilitar uma comunicação eficaz entre os estudantes e o conselho diretivo da instituição, defender os direitos dos estudantes e organizar actividades que promovam o reforço das capacidades e as oportunidades de criação de redes. Estas iniciativas incentivam ainda mais a colaboração entre estudantes, investigadores e colaboradores da comunidade CIIMAR em geral, incluindo todas as faculdades associadas.

O Comité organiza regularmente uma gama diversificada de actividades sociais e científicas, incluindo uma receção anual aos novos estudantes de doutoramento, seminários informais com investigadores em início de carreira e profissionais de empresas de biotecnologia, workshops e a Conferência anual Blue Think – o maior e mais importante evento do Comité.

PhD student
Human Resources

Diogo Oliveira completou o seu mestrado em bioquímica em 2017, na Universidade do Porto, cuja dissertação teve como foco central a evolução do metabolismo de cobalamina em vertebrados. Atualmente, é estudante de doutoramento no CIIMAR, estudando a evolução do metabolismo de xenobióticos em cetáceos.

Genética e Evolução Animal
Disruptores Endócrinos e Contaminantes Emergentes
PhD student

Eva Lopes tem o mestrado em Ciências do Mar-Recursos Marinhos, com especialização em Biologia e Ecologia Marinhas (Universidade do Porto). Atualmente, está a fazer o seu doutoramento no programa doutoral “Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar” na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A sua tese de doutoramento foca-se como o fenómeno Atlantificação afeta as comunidades microbianas no Oceano Ártico, a nível da sua diversidade e interações entre si, com o foco especial no ciclo de azoto. Para o seu doutoramento, recolhe as amostras na estação científica de Ny-Ålesund e trabalha em parceria com o Instituto Polar Norueguês.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Ecologia e Biogeoquímica dos Microbiomas
PhD student

João é licenciado em Biologia e obteve o seu mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambientais, ambos pela Universidade do Porto. Atualmente, é estudante de doutoramento na mesma instituição e na Universidade de Lyon. A sua investigação decorre de uma colaboração internacional entre o CIIMAR e o INRAE, e foca-se maioritariamente na identificação e avaliação da disruptores endócrinos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Disruptores Endócrinos e Contaminantes Emergentes
Técnico de Investigação
EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Ecologia e Biogeoquímica dos Microbiomas
PhD student

A Marta Ribeiro é uma estudante de doutoramento em Biologia, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), a desenvolver o seu projeto no CIIMAR, na equipa EDEC. A sua investigação centra-se principalmente nos efeitos transgeracionais de contaminantes emergentes, em organismos aquáticos não-alvo. A Marta é licenciada em Biologia pela FCUP desde 2019 e concluiu o mestrado em Contaminação e Toxicologia Ambientais, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, em 2021.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Disruptores Endócrinos e Contaminantes Emergentes
PhD student

A Raquel Pinto é licenciada em Biologia pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e mestre em Biologia e Gestão da Qualidade da Água pela FCUP. Na equipa de investigação Ecosignal do CIIMAR, desenvolveu a sua tese de mestrado focada no uso da Espetroscopia de Raman aplicada a diatomáceas como método alternativo de diagnóstico ambiental e identificação taxonómica. Atualmente, como estudante de Doutoramento de Biologia na FCUP, continua a sua investigação procurando aplicar o método de diagnóstico ambiental usando Espetroscopia Raman em diatomáceas a uma maior variedade de escalas espaciais e ecossistemas.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Monitorização de ecossistemas e sustentabilidade
PhD student

Licenciado em Biologia pela FCUP, tem um mestrado em Ciências do Mar – Recursos Marinhos pelo ICBAS, ambas instituições pertencentes à Universidade do Porto. Atualmente é aluno de doutoramento no CIIMAR no grupo Fish ecology and sustainability, estuda os impactos da contaminação por microplásticos em produtores primários e nos serviços ecossistémicos associados.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Ecologia de Peixes e Sustentabilidade
Química ambiental e remediação

Comités

ORBEA

O principal objetivo do ORBEA é aconselhar, monitorizar e avaliar projectos que envolvam a utilização de animais, incluindo:

Aconselhamento sobre a aquisição, o alojamento, os cuidados e a utilização de animais, bem como a promoção dos 3R da experimentação animal: substituição, redução e aperfeiçoamento;

Definição do processo de acompanhamento e de comunicação da informação;

Acompanhamento dos resultados do projeto, tendo em conta os efeitos sobre os animais;

Aconselhamento sobre programas de relocalização;

Responsável pelo CIIMAR:
Group Leader

Doutoramento em Biologia pela FCUP, Porto. Professor Catedrático – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e director do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Chief Strategy Officer – Agricultura – Fykia Biotech. Diretor da Equipa de Biotecnologia Azul e Saúde (BBE) do CIIMAR.
Investigação principal: metabolitos secundários de cianobactérias: toxinas e moléculas com aplicações biotecnológicas. Diretor da coleção de culturas LEGE que compreende mais de 2.000 estirpes de cianobactérias e microalgas. Publicou 490 artigos em Biotecnologia e Ecotoxicologia. Coordenador de dois projetos H2020: RISE e ERA Chair.
Diretor do Programa Doutoral em Biotecnologia Marinha e Aquacultura (U Porto e U Minho).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia azul, saúde e ambiente
responsável pela supervisão do bem-estar dos animais:
Investigador

Helena Peres is a Research Nutritionist for the Center of Marine and Environmental Research (CIMAR), at the University of Porto, Portugal, since 2003, and an Invited Associated Professor at the Sciences Faculty, at the University of Porto. Since 2010, she has been invited to collaborate with the post-graduation course, as an Invited Professor at UNESP- Faculty of Veterinary Medicine and Animal Science, São Paulo State University, AquaNutri, Botucatu, SP, Brazil. Her domain of specialization is fish nutrition, with particular interest to amino acids/protein and energy metabolism; nutritional strategies for reducing environmental impact of aquaculture; nutritional strategies to modulate wellbeing, stress and infection resistance, and Integrated Multi Trophic Aquaculture (IMTA).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Nutrição e Bem-estar dos Peixes
veterinário responsável:
thumbnail
Nuno Miguel Moreira Ribeiro
Responsáveis científicos:
Group Leader

Ecologista marinho com mais de 25 anos de experiência na investigação de ecossistemas costeiros. A minha investigação envolve principalmente ecologia experimental e ferramentas de modelação para compreender e prever os efeitos das alterações globais nas populações e ecossistemas costeiros, tanto do ponto de vista estrutural como funcional.
Palavras-chave:
Ecologia marinha, Ecossistemas costeiros, Alterações climáticas, Biodiversidade, Funcionamento dos ecossistemas, Florestas marinhas, Invasões biológicas, Ficologia.
Coordinador da Equipa de Ecologia Bentónica do CIIMAR desde 2020.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Ecologia Bentónica e Soluções Ambientais
Group Leader

Sou Investigadora Sénior no CIIMAR, onde coordeno a equipa Monitorização e Sustentabilidade de Ecossistemas (EcoSignal) e a Plataforma Tecnológica de Serviços Ecotoxicológicos. Sou Professora Auxiliar Convidada, e Coordenadora da Cátedra UNESCO Ocean Expert, na Universidade do Porto. Sou colaboradora do grupo Monitorização e Modelação da Universidade Positivo (Brasil). A minha experiência principal é em toxicologia e monitorização ambiental, avaliação de risco, poluição e biodiversidade, e literacia do oceano. Recebi em 2020 o Prémio de Investigação Comemoração da Primeira Viagem de Circumnavegação (biodiversidade de abelhas, FCT). Tenho doutoramento em Ciências Biomédicas com trabalho de investigação realizado no CNRS (França).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Monitorização de ecossistemas e sustentabilidade
Group Leader

Benjamín Costas concluiu o Mestrado em Aquacultura pela Universidade do Algarve em 2006, e em 2011 obteve o grau de Doutor em Ciência Animal pela Universidade do Porto. Benjamín Costas é atualmente Investigador Principal do CIIMAR e Coordenador da equipa Saúde de Animais Aquáticos, uma equipa jovem e fortemente motivada que destaca a imunologia nutricional como principal linha de investigação. O Doutor Costas é apaixonado pela saúde e bem-estar dos animais aquáticos e atualmente coordena projetos nacionais e internacionais nesse âmbito. A investigação principal incide em novas estratégias para melhorar a resistência dos peixes às doenças, bem como em biomarcadores de saúde não invasivos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos
Group Leader

Luísa M.P. Valente é Bióloga, com mais de 25 anos de experiência em nutrição de peixes e aquacultura sustentável focada em alimentos funcionais, impacto ambiental; crescimento e qualidade muscular; economia circular, e uma só saúde.

Cientista sénior e Professora Catedrática no ICBAS, Universidade do Porto. Diretora do programa doutoral em Ciência Animal. Integra a direção do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental onde coordena a linha temática de Biologia, Aquacultura e Qualidade do Pescado. Membro da Direção do B2E- Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul. Membro da Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS) integrando a direção durante 4 anos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado