“Café com Ciência” | 29 Maio | 11h30 | Raquel Vasconcelos
Título: Como é que os peixes ouvem e sobrevivem ao ruído ambiente cada vez mais alterado?
O ambiente acústico é responsável por alterar o comportamento, a fisiologia e o bem estar dos animais.
Nas últimas décadas temos assistido a um aumento significativo da poluição sonora quer em ambiente terrestre, como no meio aquático.
Neste evento, serão apresentados os resultados sobre investigações recentes na área da bioacústica e adaptação sensorial em peixes.
Desde peixes com 1 cm a animais com meio metro de comprimento, muitas espécies de peixes dependem do som para a sua orientação e comunicação. A disrupção deste canal comunicativo tem um impacto muito significativo no seu crescimento, adaptação, reprodução e sobrevivência.
Nome: Raquel Vasconcelos
Doutorada em Biologia pela Universidade de Lisboa, Raquel Vasconcelos tem como áreas de especialização neurofisiologia, comportamento e acústica. É docente em Macau na Universidade de São José há mais de 10 anos, onde estabeleceu um laboratório de audiometria e comportamento em peixes. Neste momento encontra-se também em Portugal, sendo investigadora no MARE-UL e docente na Universidade Lusófona. Raquel Vasconcelos é responsável pela coordenação de projetos internacionais que vão desde o impacto do ruído em cavalos marinhos e peixe-zebra, a restauro ecológico com base em acústica passiva.
Webinar online gratuito. Para aceder, siga este LINK.
Se é membro da CIIMAR pode também aceder às gravações dos últimos seminários através do LINK.
Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.