Seminário Oceanus do CIIMAR com Laia Navarro Martín | Boca da Baleia – CIIMAR
Historicamente, os Disruptores Endócrinos (EDCs) eram conhecidos por afetar mecanismos de sinalização relacionados com a reprodução, mas estudos recentes mostraram que também atuam através de outros sistemas hormonais. Compreender o modo de ação (MoA) dos EDCs é fundamental para proteger a saúde humana e ambiental através de uma avaliação de risco e regulamentação adequadas. Os avanços nas tecnologias ómicas (genómica, transcriptómica, metabolómica, lipidómica) têm permitido estudar os efeitos dos EDCs a diferentes níveis biológicos, proporcionando uma melhor compreensão dos seus efeitos adversos. A epigenética revelou que a exposição a EDCs pode induzir efeitos duradouros através de alterações na metilação do DNA, modificações das histonas e expressão de RNA não codificante.
Para aprofundar o conhecimento sobre o MoA dos EDCs, é essencial investir em três áreas principais de investigação: identificação de biomarcadores de exposição, integração de dados multi-ómicos para uma compreensão mais abrangente dos efeitos dos EDCs e estudo dos efeitos a longo prazo da exposição, incluindo alterações epigenéticas. Em suma, a integração de metodologias inovadoras e abordagens multi-ómicas é fundamental para melhorar a avaliação de risco e a regulamentação dos EDCs, contribuindo para a proteção da saúde humana e ambiental.
A minha investigação, passada e atual, centra-se em áreas como Aquacultura, Ecotoxicologia e Toxicologia Ambiental. O principal objetivo do meu trabalho é esclarecer os mecanismos moleculares envolvidos na modulação do sistema endócrino por fatores ambientais, como a temperatura ou contaminantes, em organismos aquáticos. Atualmente, o meu grupo de investigação aplica novas abordagens multi-ómicas (epigenómica, transcriptómica, metabolómica e lipidómica) com o objetivo final de caracterizar melhor os modos de ação dos disruptores endócrinos. A longo prazo, pretendo desenvolver novas estratégias para a análise toxicológica, com o intuito de melhorar a saúde ambiental e humana.
Em caso de dúvidas, entre em contacto com a equipa de seminários do CIIMAR: Marta Monteiro, Miguel Semedo e Paulo Oliveira, através do e-mail seminars@ciimar.up.pt.
Membros externos ao CIIMAR devem enviar um e-mail para slopes@ciimar.up.pt, solicitando autorização para aceder à área do Terminal de Cruzeiros do Porto.
Os membros do CIIMAR também podem aceder às gravações de seminários anteriores através do LINK.
Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.