Licenciada em Ecologia e Evolução Animal, Sofía Hernández concluiu o mestrado pela Universidade de Montpellier (França) em 2020 com especialidade em Biologia Marinha, Conservação e Aquacultura.
Ao longo do mestrado, esteve duas vezes filiada ao CIIMAR: primeiro, no laboratório LANUCE (http://lanuce.ciimar.up.pt/projects) sob a orientação do prof. Luisa Valente, trabalhando na otimização da farinha de peixe no contexto da Economia Circular; e depois com o laboratório ECOBIOTEC, sob a supervisão da Dra. Sandra Ramos e da Prof. Claire Beatrix Paris da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas e Atmosféricas de Miami (https://physical-biological-interactions.earth.miami.edu/index.html), estudando a conectividade das populações larvais na Península Ibérica.
Com um perfil ambivalente entre a Aquacultura e a Ecologia Marinha, a sua experiência vai desde a marcação de tubarões (na equipa de investigação em Ecologia do Movimento do BIOPOLIS-CIBIO) à avaliação da biodiversidade marinha (Laboratório de Biodiversidade Costeira – CIIMAR), passando pela aquariologia (Planet Ocean Montpellier) e pela biorremediação (projetos BlueForesting; FutureMARES EU).
Atualmente é doutoranda no Laboratório de Ecologia Bentónica, sob orientação do Dr. Francisco Arenas (CIIMAR) e do Dr. Fernando Lima (BIOPOLIS-CIBIO). Aqui, o seu trabalho centra-se na avaliação da vulnerabilidade e da potencial capacidade adaptativa dos habitats florestais marinhos (por exemplo, florestas de algas) a eventos térmicos extremos (ou seja, ondas de calor marinhas).
Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.