Procurar
Plataforma

Aquacultura e Experimentação Animal

A Plataforma de Aquacultura e Experimentação Animal do CIIMAR – Biotério de Organismos Aquáticos (BOGA) é uma infraestrutura do mais alto padrão de qualidade totalmente dedicada à experimentação e manutenção de uma ampla gama de organismos aquáticos (macro e microalgas, peixes, cefalópodes e outros invertebrados).

A instalação está licenciada e fiscalizada pela Autoridade Portuguesa para a proteção de animais utilizados em experimentação com fins científicos ou educativos (DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária). O CIIMAR é também signatário do Acordo de Transparência na Investigação Animal em Portugal.
A BOGA oferece serviços de investigação por contrato para estudos académicos e industriais relacionados ao impacto das condições ambientais (temperatura, fotoperíodo, pressão da água, qualidade da água, incluindo tóxicos) e a uma ampla gama de produtos para a aquacultura (ingredientes para rações, aditivos) que atendem aos mais altos padrões de segurança e bem-estar animal.
O BOGA está organizado em áreas temáticas, multiusos e de suporte/técnicas. A instalação inclui sistemas de aquacultura de recirculação (RAS) de última geração; sistemas para estudos de toxicologia e infeção com tratamentos específicos de efluentes; uma sala dedicada ao peixe-zebra, capaz de fornecer “linhas de peixes”; câmaras hiperbáricas capazes de simular profundidades de 0 a 1000 metros; e uma instalação de cultura de fitoplâncton.

Investigador principal
Group Leader

Benjamín Costas concluiu o Mestrado em Aquacultura pela Universidade do Algarve em 2006, e em 2011 obteve o grau de Doutor em Ciência Animal pela Universidade do Porto. Benjamín Costas é atualmente Investigador Principal do CIIMAR e Coordenador da equipa Saúde de Animais Aquáticos, uma equipa jovem e fortemente motivada que destaca a imunologia nutricional como principal linha de investigação. O Doutor Costas é apaixonado pela saúde e bem-estar dos animais aquáticos e atualmente coordena projetos nacionais e internacionais nesse âmbito. A investigação principal incide em novas estratégias para melhorar a resistência dos peixes às doenças, bem como em biomarcadores de saúde não invasivos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos
Acesso aos Ecossistemas
Laboratórios Analíticos
Biodescoberta e Ómicas
Biobanco Azul
Ecotoxicologia