Procurar
National R&D

AQUAVIP

Desvendar o papel da viperina nas respostas antivirais da truta e do pregado

Investigador principal

Investigador

Licenciada em Biologia Marinha e doutorada em Ciência Animal pelo ICBAS-Universidade do Porto, é atualmente investigadora auxiliar na equipa A2S. A sua principal linha de investigação é dedicada ao desenvolvimento de estratégias nutricionais que possam melhorar a saúde geral e a eficiência da vacinação de peixes. A sua investigação mais recente tem-se concentrado no estudo dos mecanismos de ação da viperina, uma proteína antiviral e no papel da metionina na inflamação dos peixes e na resposta antiviral.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos

No results found.

O elevado impacto económico do vírus na aquacultura aumenta a necessidade do desenvolvimento urgente de soluções profilácticas para mitigar as perdas económicas e animais. No entanto, é necessária uma melhor compreensão dos mecanismos antivirais básicos dos peixes a fim de contribuir para este esforço.

Assim, o projeto exploratório AQUAVIP, pretende gerar as ferramentas para a criação de estratégias inovadoras e sustentáveis para melhorar a resposta antiviral dos peixes e a resistência aos agentes patogénicos virais. O enfoque na viperina justifica-se pelos mecanismos recentes e multi-ação descritos para a proteína, que apontam para o seu papel central na resposta antiviral do hospedeiro. Numa abordagem exploratória e multidisciplinar, o projeto AQUAVIP utiliza metodologias atualizadas para: i) criar as ferramentas necessárias para estudar o papel da viperina como agente antiviral e modulador da fase aguda e das respostas imunitárias inatas ativadas por um patogéneo viral; ii) avaliar as vias associadas à regulação transcripcional da viperina, bem como as vias induzidas pela própria viperina. Além disso, uma vez que a principal atividade descrita para a viperina está a atuar como um terminador em cadeia ao catalisar a conversa de CTP para ddhCTP, será verificada a produção de ambos os nucleótidos em resposta a um vírus; iii) avaliar a expressão in vivo da viperina constitutiva e induzida e os mecanismos imunitários inatos e da fase aguda ativados em resposta à infecção por VHS a nível local e sistémico.
Este projeto é financiado por fundos nacionais através da FCT – Foundation for Science and the Technology, IP, EXPL/CVT-CVT/0458/2021

Equipas de investigação
Saúde de Animais Aquáticos
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
FCT
Financiamento
Outros projectos