Procurar
National R&D

ATLANTIDA

Plataforma de monitorização do Oceano Atlântico Norte e ferramentas para a exploração sustentável dos seus recursos marinhos

Investigador principal

Group Leader

Doutoramento em Biologia pela FCUP, Porto. Professor Catedrático – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e director do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Chief Strategy Officer – Agricultura – Fykia Biotech. Diretor da Equipa de Biotecnologia Azul e Saúde (BBE) do CIIMAR.
Investigação principal: metabolitos secundários de cianobactérias: toxinas e moléculas com aplicações biotecnológicas. Diretor da coleção de culturas LEGE que compreende mais de 2.000 estirpes de cianobactérias e microalgas. Publicou 490 artigos em Biotecnologia e Ecotoxicologia. Coordenador de dois projetos H2020: RISE e ERA Chair.
Diretor do Programa Doutoral em Biotecnologia Marinha e Aquacultura (U Porto e U Minho).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia azul, saúde e ambiente

No results found.

ATLANTIDA irá desenvolver uma plataforma para a observação e monitorização do Oceano Atlântico Norte e ferramentas para a exploração sustentável dos seus recursos marinhos. Este projecto será implementado por uma equipa multidisciplinar do consórcio UNorte.pt (Univ. Porto, Minho e Trás-os-Montes) e do CIIMAR, potenciando a competência dos recursos humanos envolvidos no consórcio. O projeto está coerentemente estruturado em 5 RLs, cada uma organizada em 2-4 atividades de R&D e 1 atividade transversal para coordenação, comunicação, disseminação e exploração de resultados. ATLANTIDA criará um observatório de monitorização costeiro, com foco na recolha e fornecimento de dados, incluindo plataformas e sistemas de monitorização, sensores, gestão de dados e tecnologias de informação.

O projeto avaliará o impacto das alterações climáticas no recurso da energia das ondas. ATLANTIDA estudará o papel das alterações globais como uma força motriz de alterações biológicas nos habitats costeiros, contribuindo para a gestão dos ecossistemas costeiros e estuarinos da região Norte através do desenvolvimento de novas ferramentas operacionais. Desenvolverá modelos numéricos de circulação oceânica, modelos ecológicos e ferramentas ecotoxicológicas para o mar profundo. Também produziremos linhas de base de conhecimento dos Ecossistemas Marinhos Vulneráveis (VMEs) de profundidade para desenvolver uma estrutura para a co-criação de uma linha de base de conhecimento sobre a diversidade e distribuição de VMEs da região. O projeto também se focará na monitorização da contaminação e dos efeitos de microplásticos, de outros contaminantes e de bactérias patogénicas no meio ambiente. Estudaremos ecossistemas pelágicos, desde microorganismos a grandes predadores. O projeto implementará abordagens de (meta) barcoding de DNA em biomonitorização de espécies e comunidades marinhas. Iremos avaliar os padrões de distribuição e residência, e a estrutura genética das populações de cetáceos na costa norte de Portugal. O projeto irá explorar novas oportunidades para desbloquear o crescimento sustentável da aquacultura, minimizando o impacto ambiental das explorações piscícolas, contribuindo para o fornecimento de alimentos seguros e mais saudáveis para os consumidores e proporcionando uma dimensão económica, social e ambiental sustentável. ATLANTIDA criará biobancos de organismos marinhos e valorizará a biomassa marinha, através de aplicações biotecnológicas, tais como a farmacêutica, a industrial e a ambiental (bioremediação). Espécies de macroalgas e de invertebrados marinhos serão identificadas e selecionadas como organismos modelo e utilizadas como matéria-prima para o isolamento de biopolímeros com interesse industrial, particularmente polissacarídeos sulfatados, colágenos e bioadesivos. ATLANTIDA criará uma forte coesão das instituições UNorte.pt em investigação e tecnologias oceânicas, desenvolvendo as condições para uma posição de liderança ao nível nacional e internacional.

 

Folheto informativo.

Equipas de investigação
Microbiologia e Biotecnologia em Aquacultura
Interfaces Oceânicas Bioinspiradas
Interações Terra-Oceano-Atmosfera
Biodescoberta para a saúde
Genómica evolutiva e bioinformática
Alimentos e Qualidade do Pescado
Nutrição e Bem-estar dos Peixes
Ecologia e Biogeoquímica dos Microbiomas
Biodegradação e Bioprospecção Microbiana
Produtos naturais marinhos e química medicinal
Instituição líder
UP - Universidade do Porto
Programa
NORTE2020
Financiamento
Outros projectos