Procurar
H2020 program / Horizon Europe

BioProtect

Promoção de instrumentos de gestão por zona para acelerar a proteção e a recuperação da biodiversidade marinha nas bacias marítimas europeias

Investigador principal

Group Leader

Sou Investigadora Auxiliar e líder da Equipa de Investigação em Biodiversidade e Conservação do Mar Profundo (DEEP) no CIIMAR – Universidade do Porto (Portugal), e Professor Associada convidada em Biologia do Mar Profundo no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Bergen (Noruega). Tenho um doutoramento em Biologia (2009, Universidade de Amesterdão) e uma licenciatura em Biologia Marinha (2003, Universidade dos Açores). A minha investigação centra-se na compreensão da diversidade, biogeografia e padrões de conetividade à escala da bacia de espécies e habitats marinhos vulneráveis de profundidade (por exemplo, zonas de esponjas, jardins de corais de águas frias), utilizando uma combinação de disciplinas (taxonomia, sistemática, ecologia e genética) e ferramentas de exploração e amostragem (veículos operados remotamente, câmaras rebocadas). Também me esforço para fazer avançar a interface ciência-política-sociedade, trabalhando com as comunidades locais para integrar os seus conhecimentos e perceções sobre a biodiversidade marinha na tomada de decisões; bem como para desenvolver ferramentas e transferir conhecimentos para apoiar a implementação de acordos e instrumentos de gestão sustentável, conservação e recuperação de habitats de profundidade. Ao longo dos anos, formei e orientei mais de 30 estudantes, desde a licenciatura até ao doutoramento, nos domínios da taxonomia, sistemática, filogenética e genómica de populações de esponjas. Co-coordenei o projeto H2020 SponGES e coordeno atualmente o projeto DEEPbaseline, premiado pelo Ocean Conservation Fund, e o projeto SponBIODIV, financiado no âmbito da parceria europeia para a biodiversidade (Biodiversa+). Colaboro com uma vasta rede de cientistas de todo o mundo, bem como com as comunidades piscatórias locais.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biodiversidade e Conservação do Mar Profundo

No results found.

BioProtect irá fornecer soluções inovadoras, replicáveis e escaláveis baseadas em ecossistemas que acelerarão a proteção e a recuperação da biodiversidade nos mares europeus, em conformidade com os objetivos da UE para 2030 e o Pacto Ecológico Europeu.

As pressões de múltiplas atividades humanas e as alterações climáticas estão a provocar a degradação dos ecossistemas e a perda de biodiversidade, ameaçando bens e serviços essenciais para a vida humana e a sociedade. O BioProtect tem como objetivo reduzir estas pressões através da implementação de um quadro inovador de apoio à decisão de gestão baseada em áreas (ABM-DSF). O quadro incluirá métodos e reforço de capacidades para envolver as partes interessadas locais, monitorizar e prever alterações na biodiversidade marinha, mapear as pressões humanas, dar prioridade a áreas de proteção e recuperação e medir os impactos ecológicos e socioeconómicos das ações de conservação. Estes métodos serão demonstrados em cinco locais, do Ártico aos Açores, no Atlântico. No passado, as abordagens não sistémicas, centradas na gestão setorial em silos e em escalas espaciais únicas, não conseguiram travar a perda de biodiversidade. O quadro inovador e flexível do BioProtect integrará diferentes escalas espaciais e fontes de dados. Incorporará perspectivas e conhecimentos de uma vasta gama de partes interessadas, para apoiar a implementação e exploração das suas soluções pelos utilizadores finais relevantes. O BioProtect considerará cenários hipotéticos, incluindo alterações climáticas e estratégias de proteção e exploração, e avaliará os seus impactos ecológicos e socioeconómicos. O consórcio BioProtect detém conhecimentos e competências transversais, com a capacidade de se basear na investigação e inovação existentes nas bacias do Atlântico e do Ártico. O BioProtect fornecerá soluções orientadas para o impacto, a fim de combater a perda de biodiversidade e as alterações climáticas, com o objetivo de alcançar os objetivos relevantes da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, incluindo uma contribuição substancial para alcançar os objetivos da UE em matéria de recuperação da natureza.

 

Equipas de investigação
Biodiversidade e Conservação do Mar Profundo
Instituição líder
MATIS OHF, Iceland
Programa
Horizon Europe
Financiamento
Outros projectos