Procurar
Transnational R&D

BREEDFLAT

Novas abordagens sobre os efeitos da dieta nos peixes chatos: o papel da nutrição na produção sustentável de peixes chatos

Investigador principal

Group Leader

Benjamín Costas concluiu o Mestrado em Aquacultura pela Universidade do Algarve em 2006, e em 2011 obteve o grau de Doutor em Ciência Animal pela Universidade do Porto. Benjamín Costas é atualmente Investigador Principal do CIIMAR e Coordenador da equipa Saúde de Animais Aquáticos, uma equipa jovem e fortemente motivada que destaca a imunologia nutricional como principal linha de investigação. O Doutor Costas é apaixonado pela saúde e bem-estar dos animais aquáticos e atualmente coordena projetos nacionais e internacionais nesse âmbito. A investigação principal incide em novas estratégias para melhorar a resistência dos peixes às doenças, bem como em biomarcadores de saúde não invasivos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos

No results found.

O projeto BREEDFLAT visa melhorar o desempenho dos reprodutores de peixes planos através do reforço do seu sistema imunitário (amplamente afetado durante a época reprodutiva), fornecendo nutrientes essenciais à reprodução. Serão usadas abordagens inovadoras para avaliar os efeitos da dieta, de forma a promover uma produção mais competitiva e sustentável de ovos e larvas. O consórcio inclui duas equipas de investigação Portuguesas, CCMAR (promotor) e CIIMAR, e o maior produtor de pregado, ACUINOVA. Os parceiros dadores, Nord University, Akvaplan-niva, experientes em reprodução de peixes planos e a empresa SognAqua, contribuirão com sua experiência em alabote. Esta colaboração irá melhorar o desempenho dos centros portugueses (CCMAR, CIIMAR) através de conhecimento transferido pela Nord (microRNAs, epigenética), e fortalecer futuras colaborações bilaterais. O setor empresarial (ACUINOVA) irá beneficiar com o experiente setor aquícola Norueguês. O projeto com 6 WPs foca-se em 3 espécies de peixes planos, importantes para a diversificação da aquacultura Europeia, linguado senegalês, pregado e alabote do Atlântico. Vão ser desenvolvidos alimentos específicos para reprodutores, tendo em conta os requisitos nutricionais de cada espécie e o esforço dedicado à gametogénese. Será também desenvolvido um conjunto de ferramentas para a caracterização do desempenho dos sistemas reprodutivo e imunológico. Essas ferramentas serão utilizadas para avaliar a eficiência da suplementação com alimentos naturais, na melhoria da reprodução e na resistência dos peixes. O objetivo final é produzir juvenis mais robustos através da nutrição dos pais, contribuindo para uma nova geração de reprodutores produzidos em cativeiro. Estas bases levam a uma diversificação da aquacultura mais sustentável, com espécies comerciais de preço alto, e com benefícios para as pisciculturas e produtores de rações na Europa, reduzindo as disparidades económicas e sociais entre os estados dadores e beneficiários.

Equipas de investigação
Saúde de Animais Aquáticos
Instituição líder
CCMAR
Programa
EEA GRANTS
Financiamento
Outros projectos