Procurar
Educational and Outreach

CETUS

Programa de monitorização de cetáceos no Atlântico Nordeste

Investigador principal

Bolsa de investigação

Investigadora de pós-doutoramento no CIIMAR e na FCUP (Porto, Portugal), Correia AM é ecologista marinha com formação em Biologia. Tem-se dedicado ao estudo da ocorrência de cetáceos e preferências de habitat no leste do Atlântico Norte, especializando-se, portanto, em cetáceos, ecologia e conservação, modelação de nicho ecológico, análise espacial e gestão e conservação marinha. Ciência ID: D516-4861-D279

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biodiversidade Costeira
Co-investigador principal
Group Leader
EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biodiversidade Costeira

No results found.

O projeto CETUS teve início em 2012 com o objetivo de recolher dados de ocorrência de cetáceos no Atlântico Norte Oriental para estudar a sua distribuição e habitat. Atualmente, é constituído por uma pequena equipa de jovens investigadores, cada um deles especializado num tópico da ecologia dos cetáceos, mas que trabalham em conjunto para produzir análises integradas e resultados valiosos para a conservação dos cetáceos. Ao longo do tempo, o Projeto CETUS construiu colaborações sólidas com as quais estão ansiosos por aprender, aplicar os seus conhecimentos na área de estudo do CETUS e investigar novas abordagens à ecologia dos cetáceos.

No âmbito do CETUS, estão em curso as seguintes actividades de monitorização:

– Monitorização visual, ao longo de rotas de longo curso, a bordo de grandes embarcações utilizadas como plataformas de oportunidade. Isto é possível graças às colaborações do CETUS com a Transinsular (uma companhia de navegação portuguesa), o Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA. Estas colaborações permitem a recolha de dados de ocorrência de cetáceos numa área de grande abrangência, entre Portugal Continental e os arquipélagos da Macaronésia, cobrindo águas offshore.

– “Botos da Foz”: um programa de monitorização visual terrestre na foz do rio Douro (Porto, Portugal), em que a espécie em foco é o boto (Phocoena phocoena), em perigo de extinção.

A equipa do CETUS também participa em campanhas dedicadas de monitorização de cetáceos, no âmbito de outros projectos CIIMAR, durante as quais são recolhidos dados sobre a ocorrência de cetáceos, foto-identificação, amostras de sopro, biópsias, ADN ambiental e registos acústicos ao largo da costa norte de Portugal Continental. Além disso, o Projeto CETUS assume um papel ativo na educação ambiental através de palestras em escolas e universidades, organizando workshops/cursos relacionados com cetáceos, supervisionando estudantes (licenciatura, mestrado e doutoramento) e integrando-os nas actividades de monitorização, proporcionando experiência prática aos estagiários.

Contacto: cetusproject.pt@gmail.com

Equipas de investigação
Biodiversidade Costeira
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
Outros projectos