Procurar
Transnational R&D

COAST

Conservação dos ecossistemas marinhos em torno de Santo Antão , Cabo Verde: implicações para a política e sociedade

Investigador principal

Investigador

Sou Investigadora Auxiliar no CIIMAR-UP, onde estudo a estrutura e funcionamento dos ecossistemas marinhos face as alterações naturais, antropogénicas e de origem climática. O meu foco principal têm sido as comunidades bentónicas, incluindo plantas, invertebrados e peixes, para compreender as implicações das alterações da diversidade destas comunidades no funcionamento dos ecossistemas. Estou particularmente interessada em utilizar este conhecimento de forma apoiar a tomada de decisão para uma melhor gestão ambiental.
Atualmente, a minha investigação está orientada para o estudo da importância das espécies formadoras de habitat enquanto soluções baseadas na natureza para a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Além disso, estou ativamente envolvida em promover a Literacia dos Oceanos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Ecologia Bentónica e Soluções Ambientais

No results found.

A República de Cabo Verde é um arquipélago africano que depende principalmente dos recursos marinhos. As suas zonas costeiras asseguram o bem-estar humano através da disponibilidade de recursos (por exemplo, alimentos) e empregos. Contudo, as regiões costeiras de Cabo Verde estão altamente expostas a riscos naturais e a múltiplas pressões associadas a atividades antropogénicas, incluindo a recuperação de zonas húmidas para a agricultura, contaminação da água e poluição por plástico.

Estão, portanto, numa enorme necessidade de desenvolvimento sustentável dos setores de atividade ligados ao mar, ou seja, o Crescimento Azul. Cabo Verde é um país onde o Crescimento Azul pode ajudar a contribuir para soluções de questões atuais, tais como altas taxas de pobreza, ao mesmo tempo que se baseia na longa tradição de utilização económica local do ambiente marinho. Contudo, não existe um conhecimento de base valioso sobre o estado ambiental dos seus ecossistemas marinhos, dificultando o desenvolvimento de medidas que garantam a utilização sustentável, gestão, conservação e restauração dos mesmos. A informação sobre habitats marinhos para este arquipélago é escassa e não existe uma avaliação integrada dos recursos marinhos para apoiar regulamentos e orientações baseadas no conhecimento para a sua utilização sustentável, de acordo com as tendências de desenvolvimento nacional. Santo Antão tem a maior taxa de pobreza do arquipélago e de desigualdades de rendimentos e é altamente vulnerável a fenómenos naturais extremos. O projeto COAST contribuirá significativamente para a compreensão do estatuto e funcionamento do sistema oceânico em torno da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, como a sua contribuição para a economia do país. O projeto visa alcançar cinco objetivos principais: 1. caracterizar e mapear habitats pelágicos e bentónicos, bem como as pressões antropogénicas de Santo Antão, 2. estimar padrões de diversidade nas comunidades marinhas relativamente às características dos habitats, 3. avaliar a vulnerabilidade das comunidades estudadas às pressões ambientais e antropogénicas, através da aplicação de modelos de avaliação de risco, 4. implementar ações de conservação e restauração para habitats/ecossistemas selecionados com base nos resultados dos três primeiros objetivos, 5. fornecer dados de base que informem os decisores políticos, autoridades, instituições e profissionais no sentido de uma conservação e restauração marinha eficaz nestes habitats e demonstrar a repetibilidade da abordagem proposta noutras regiões. Serão realizados levantamentos científicos dedicados à recolha de dados dos ecossistemas marinhos em torno de Santo Antão sob um quadro transdisciplinar e integrado, concentrando-se em áreas de interesse selecionadas. Aplicaremos tecnologia de ponta, combinando observações visuais e acústicas com amostragem física, modelação e teledeteção.
A COAST espera melhorar os conhecimentos atuais sobre os habitats marinhos da ilha de Santo Antão e fornecer recomendações de gestão eficiente para o seu desenvolvimento sustentável, juntamente com planos de mitigação dos efeitos das mudanças globais, de acordo com as necessidades das partes interessadas e das comunidades locais.

Equipas de investigação
Ecologia Bentónica e Soluções Ambientais
Monitorização de ecossistemas e sustentabilidade
Instituição líder
UA - Universidade de Aveiro
Programa
BiodivRestore Confund Call 2020
Financiamento
Outros projectos