Procurar
National R&D

IMMUNAA

Metionina e triptofano como estratégias nutracêuticas para melhorar a imunidade das mucosas e a eficácia das vacinas nos peixes

Investigador principal

Group Leader

Benjamín Costas concluiu o Mestrado em Aquacultura pela Universidade do Algarve em 2006, e em 2011 obteve o grau de Doutor em Ciência Animal pela Universidade do Porto. Benjamín Costas é atualmente Investigador Principal do CIIMAR e Coordenador da equipa Saúde de Animais Aquáticos, uma equipa jovem e fortemente motivada que destaca a imunologia nutricional como principal linha de investigação. O Doutor Costas é apaixonado pela saúde e bem-estar dos animais aquáticos e atualmente coordena projetos nacionais e internacionais nesse âmbito. A investigação principal incide em novas estratégias para melhorar a resistência dos peixes às doenças, bem como em biomarcadores de saúde não invasivos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos

No results found.

O conceito de manutenção da saúde animal através de uma melhor nutrição é bem aceite na produção animal moderna. Um grande número de aditivos e ingredientes (por exemplo, probióticos e glucanos) está disponível para inclusão em dietas funcionais. No entanto, pouca atenção foi dada ao papel de aminoácidos (AA) individuais como potenciais imunomoduladores. O conceito de AA funcionais é emergente no campo da imunologia nutricional e pode ser definido como AA que participam e regulam vias metabólicas chave contribuindo, por exemplo, para melhoramento da saúde e a sobrevivência dos organismos. De facto, a metionina e o triptofano apresentam papéis reconhecidos na melhoria da resposta imunitária à infecção, e evidências recentes indicam que as defesas imunológicas das mucosas parecem ser influenciadas pela sua disponibilidade em peixes. Ainda assim, o papel da metionina e do triptofano nos mecanismos imunes da mucosa e particularmente em resposta a patógenos bacterianos, requer atenção. Isto é particularmente verdadeiro para a indústria da aquacultura, onde poucas possibilidades terapêuticas contra episódios infecciosos estão disponíveis. Além disso, a metionina apresenta papel central na regulação de muitos eventos celulares com impacto crucial no sistema imunológico, tais como processos envolvidos no controlo da inflamação e na síntese de poliaminas, fato que pode ser vantajoso para o desenvolvimento e aprimoramento das estratégias de vacinação

O presente projeto visa principalmente: i) fornecer uma melhor compreensão dos mecanismos subjacentes às defesas imunológicas da mucosa de peixes quando alimentados com suplementos de metionina e triptofano; e ii) estudar os efeitos sinérgicos da suplementação da metionina na dieta e a vacinação, tendo a truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss) como modelo animal.
O projeto IMMUNAA explorará em primeiro lugar na Tarefa1, como uma infecção bacteriana aguda, bem como a suplementação na dieta de metionina e triptofano, podem modular as respostas imunes da mucosa do robalo e a sua resistência a doença. Os parâmetros imunológicos do sangue, plasma e mucosa, bem como biomarcadores de stress oxidativo fornecerão, numa prespectiva funcional, informação relativa ao papel da metionina e do triptofano. Os mecanismos subjacentes a essas respostas serão explorados por meio das abordagens de expressão genética (Tarefa1) e shot-gun proteómica (Tarefa2). A equipa IMMUNAA utilizará uma abordagem multidisciplinar inovadora que visa explorar a relação entre a nutrição com metionina e a plasticidade imunológica. Considerando o papel da metionina no aumento do migração e proliferação de células imunes, o seu efeito na melhoria da eficiência de vacinação será avaliado na Tarefa3. Por fim, a Tarefa4 visa aprofundar o nosso conhecimento sobre o papel da metionina contra doenças bacterianas e virais, e como a sua interação com a vacinação pode melhorar a resistência a doenças. Estudos funcionais usando citometria de fluxo permitirão a identificação e avaliação de populações de células B IgM + e, em que medida as células B IgM + B se diferenciam em plasmablasto / células plasmáticas.
O projeto IMMUNAA montou uma estratégia de pesquisa inovadora para incluir suplementos de metionina e triptofano em dietas funcionais a fim de melhorar a imunidade da mucosa no robalo. O papel funcional da metionina na melhoria da eficiência da vacina também será explorado no robalo e sua eficácia demonstrada na truta arco-íris. Do ponto de vista prático, o resultado deste projeto permitirá projetar intervenções terapêuticas dietéticas para aumentar a resistência a doenças contra patógenos exigentes, como a Tenacibaculum maritimum, e reduzir o uso de produtos químicos como estratégias profiláticas. O impacto esperado do projeto IMMUNAA é aprofundar o nosso conhecimento sobre as interações da nutrição com metionina e triptofano, a resposta imune à infecção e resistência a doenças. Atualmente, poucos estudos demonstraram ligações claras entre nutrição com AA e função imune / resistência a doenças ou outros aspectos-chave do bem-estar em peixes. Por fim, os efeitos sinérgicos entre a metionina e a eficiência de vacinas também serão abordados contribuindo para o desenvolvimento de protocolos mais eficazes usados em maternidade de peixes e instalações de engorda e abrirão uma nova janela de pesquisa em imunologia nutricional em aquacultura.”

Equipas de investigação
Saúde de Animais Aquáticos
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
FCT
Financiamento
Outros projectos