Procurar
Education and Training

MALIA

Consciencialização sobre o lixo marinho através de aprendizagem em conjunto

Investigador principal

Group Leader

Marisa Almeida é investigadora principal do CIIMAR, tendo cerca de 140 publicações internacionais. Com um doutoramento em Química (obtido em 2003), a sua principal área de investigação é a fitorremediação, participando ativamente em estudos que visam potenciar a utilização destas ferramentas biotecnológicas como soluções baseadas na natureza para melhorar e recuperar ambientes aquáticos contaminados com diferentes poluentes. A sua especialidade é a química ambiental aplicada a ambientes costeiros e estuarinos e a fitorremediação de contaminantes em zonas húmidas naturais e construídas. Participa também ativamente em actividades de disseminação e comunicação no âmbito dos projectos de divulgação do CIIMAR sobre literacia da água e do oceano.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Química ambiental e remediação

No results found.

Uma vez que os sistemas educativos têm de mudar para enfrentar os atuais desafios do século XXI, professores e estudantes devem adquirir competências-chave como a aprendizagem através da experiência, detectar oportunidades e aptidões para o trabalho em equipa e falar em público enquanto trabalham com organizações comunitárias e trabalho em rede. A MALIA irá promover essas competências/competências utilizando o lixo marinho como tópico partilhado dentro dos nossos oceanos sem lixo.

Este projeto tem três objetivos principais:
Aumentar a integração entre quatro centros educativos e quatro redes locais de associações civis no sentido de melhorar as competências interculturais em ciências marinhas e o alcance participativo da comunidade.
Reforçar o papel do professor e o desenvolvimento profissional, proporcionando ao mesmo tempo uma oportunidade de conceber materiais educativos abertos ligando ações comunitárias ao ar livre e aquisição de aptidões e competências a partir de uma abordagem holística. Através desta inovação objetiva sobre uma era digital e competências científicas práticas serão construídas em quatro países em diferentes contextos ambientais e culturais, tendo as práticas de conservação marinha como uma base comum a ser incluída no currículo oficial.
Introduzir uma abordagem sistémica para reforçar as práticas de disseminação educacional europeias, aumentando as sinergias entre redes nacionais e internacionais e desenvolvendo uma aprendizagem eficaz e inovadora baseada em desafios através da utilização das TIC, estudando casos reais e ações comunitárias ao ar livre em torno do lixo marinho e dos mares livres de lixo.

Equipas de investigação
Monitorização de ecossistemas e sustentabilidade
Química ambiental e remediação
Instituição líder
Instituto Enseñanza Secundaria Europa
Programa
European Union
Financiamento
Outros projectos