Procurar
National R&D

NoStress

Novos alimentos funcionais para redução de efeitos do stress em aquacultura

Investigador principal

Group Leader

Benjamín Costas concluiu o Mestrado em Aquacultura pela Universidade do Algarve em 2006, e em 2011 obteve o grau de Doutor em Ciência Animal pela Universidade do Porto. Benjamín Costas é atualmente Investigador Principal do CIIMAR e Coordenador da equipa Saúde de Animais Aquáticos, uma equipa jovem e fortemente motivada que destaca a imunologia nutricional como principal linha de investigação. O Doutor Costas é apaixonado pela saúde e bem-estar dos animais aquáticos e atualmente coordena projetos nacionais e internacionais nesse âmbito. A investigação principal incide em novas estratégias para melhorar a resistência dos peixes às doenças, bem como em biomarcadores de saúde não invasivos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos

No results found.

A produção em massa de juvenis de elevada qualidade é um ponto crítico na indústria da aquacultura Europeia, dependendo, entre outros factores, de nutrição optimizada durante as fases iniciais do desenvolvimento dos peixes. Em cultivo, a exposição a factores de stress e a agentes patogénicos resultam em perdas significativas para os produtores de peixes marinhos às primeiras idades, reduzindo a eficiência do ciclo produtivo a partir da sua base.

Neste contexto, a criação de um alimento funcional para as primeiras idades de peixes marinhos, que promova uma maior resistência a factores de stress e a agentes patogénicos, é ainda uma realidade inexistente. É neste cenário que surge o projecto NOSTRESS, que tem como objectivos principais a investigação e desenvolvimento de um aditivo funcional com propriedades anti-inflamatória, neuroprotetora e antinociceptiva (analgésica) e de alimentos funcionais fortificados para as primeiras idades de peixes marinhos, tendo o robalo como principal foco de investigação. Os alimentos fortificados criados no projecto NOSTRESS visam assim uma redução dos efeitos de stress e de exposição a agentes patogénicos para as fases de larva/pós-larva e juvenil de peixes marinhos, a ser lançados no mercado após o término do projecto. Esta solução inovadora é apresentada por um consórcio liderado pela SPAROS Lda, PME pioneira no desenvolvimento de soluções nutricionais para aquacultura, tendo como parceiros a Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (IMM), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entidades não empresariais com um cariz inovador e elevada competência científica. A solução funcional NOSTRESS visa uma optimização do bem-estar animal e de práticas de cultivo dos peixes nas primeiras idades à escala industrial, tendo como alvo de comercialização as maternidades e a fase de pré-engorda de peixes marinhos.

Equipas de investigação
Saúde de Animais Aquáticos
Instituição líder
Sparos Lda.
Programa
Portugal 2020
Financiamento
Outros projectos