Procurar
Educational and Outreach

Ocean Action

Mar de Plástico

Investigador principal

Serviços administrativos
Ambiente e sustentabilidade social

José Teixeira é doutorado em Biologia e com pós-doutoramento em Comunicação de Ciência. É atualmente coordenador do Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Social do CIIMAR, onde foi coordenador do Gabinete de Comunicação e Divulgação entre 2014 e 2023. Os seus interesses estão focados na sustentabilidade e educação ambiental, restauro de habitats e conservação da biodiversidade. É responsável pela coordenação de projetos como “Charcos com Vida” e “Ocean Action” (galardoado em 2016 com o Green Project Award para a melhor Iniciativa de Mobilização em Portugal). Integra as equipas de vários programas europeus de conservação ou investigação da biodiversidade aquática, incluindo os projetos H2020 Ponderful e LIFE+ Trachemys. É responsável pela curadoria e produção de exposições científicas, tais como: “Mar de Plástico”, “Monstros Marinhos”, “Anfíbios: uma pata na água outra na terra”, “Animais do Museu” e “Evolução de Darwin”. É autor de mais de 20 artigos científicos em revistas internacionais e coordena numerosa formação avançada em comunicação científica e ecologia de água doce.

No results found.

No results found.

Mais de 8 milhões de toneladas de plástico chegam anualmente ao oceano, causando impactos negativos muito significativos na vida marinha, nas actividades económicas e na saúde humana (acumulação de contaminantes nos alimentos marinhos).
O projeto Plastic Sea faz parte da Campanha de Ação pelos Oceanos e investiu em diferentes ferramentas de comunicação para abordar e sensibilizar a comunidade escolar e o público em geral para o problema do lixo marinho, em particular dos resíduos de plástico no oceano.

 

A exposição “Um Oceano de Plástico” apresenta três esculturas de grandes dimensões construídas em parceria com a ESAP (Escola Superior Artística do Porto) com plástico descartado em diferentes espaços públicos nobres das cidades do Porto, Matosinhos e Gondomar. As esculturas retratam diferentes consequências dos detritos plásticos na vida marinha e na saúde humana. Uma peça de teatro original “Pérola no Mar de Plástico” foi desenvolvida para explorar o problema do lixo marinho e as suas consequências para a biodiversidade e o ecossistema marinho, recriando a história da pequena sereia, uma aventura repleta de perigos devido ao crescente lixo que chega ao mar.
O projeto Plastic Sea, financiado pelos EEA Grants, também incluiu actividades científicas práticas mais convencionais e palestras em escolas, actividades de limpeza de praias e a tradução e produção de vídeos educativos.
Todos os diferentes métodos de comunicação visaram incentivar a reflexão crítica sobre este problema ambiental de grande importância e complexidade científica e a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população, através da utilização de abordagens complementares, artísticas e inovadoras.

Equipas de investigação
Química ambiental e remediação
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
EEA GRANTS
Financiamento
Outros projectos