Procurar
National R&D

PBDH

Portugal Blue Digital Hub - Pólo de Inovação Digital da Economia Azul

Investigador principal

Group Leader

Ana Paula Mucha é licenciada em Ciências Aquáticas (1993), mestre em Ecologia, Gestão e Modelação de Recursos Aquáticos (1997) e doutorada em Ciências Aquáticas (2002). Tem um cargo de investigadora no CIIMAR, Universidade do Porto, Portugal, sendo membro da Direção e Investigadora Principal da Equipa ECOBIOTEC (Bioremediação e Funcionamento de Ecossistemas).

Além disso, é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Centra sua investigação na relação entre microrganismos e contaminantes, visando o desenvolvimento de tecnologias de biorremediação para recuperação de ecossistemas e sustentabilidade ambiental. Ela também explora as associações micróbio-planta para o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza para a gestão da água e as interações micróbio-animal para aumentar a sustentabilidade ambiental da produção aquícola.

Ela é autora de ca. 90 artigos SCI, incluindo revistas de alto perfil na área de Ciências Marinhas e Ambientais. Ela esteve envolvida em vários projetos regionais, nacionais e internacionais, e atualmente coordena a participação do CIIMAR no projeto europeu “BIOSYSMO – BIOremediation Systems explorando SYnergieS para melhorar a remoção de Mixed pollutants” (GAP-101060211), o projeto “Ocean3R – Reduzir pressões, restaurar e regenerar o oceano e as águas do noroeste de Portugal” (NORTE-01-0145-FEDER-000064), e a Linha de Investigação 4 (Biobancos marinhos como ferramentas para biotecnologia marinha) no programa estruturado de I&D “ATLANTIDA – Plataforma de monitorização do Oceano Atlântico Norte e ferramentas para a exploração sustentável de os recursos marinhos” (NORTE-01-0145-FEDER-000040). Além disso, tem estado envolvida como orientadora em vários programas de mestrado e doutoramento nacionais e europeus, e atualmente co-coordena a equipa da FCUP responsável pelo M2ex-European Joint Doctorate “Exploiting metal-microbe application to expand the circular economy” (< em>União Europeia; programa de investigação e inovação Horizonte 2020 ao abrigo do acordo de subvenção Marie Sklodowska-Curie n.º 861088).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biorremediação e microrganismos para a sustentabilidade

No results found.

O Portugal Blue Digital Hub (PBDH) é um consórcio de entidades, liderado pelo Fórum Oceano, o Cluster da Economia Azul em Portugal. O PBDH contribuirá significativamente para o estabelecimento de uma indústria azul digital estratégica, competitiva e sustentável em Portugal.

Uma economia azul sustentável e digitalizada é fundamental para a UE atingir os objetivos de mitigação e adaptação climática nos setores da energia, alimentação, transportes, comércio e turismo, aumentando simultaneamente a sua autossuficiência de uma forma aberta. O PBDH será um ecossistema de inovação que acelera a dupla transformação digital e ecológica das PME, das pequenas empresas de média capitalização e das organizações do setor público dos setores da economia azul portuguesa (em conformidade com a abordagem da política marítima integrada da CE), a nível nacional. Este objetivo será alcançado através da aceleração da utilização de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial e Blockchain para catalisar a adoção de modelos de negócio sustentáveis: Digitalização que permite a Descarbonização e ‘Circularização’ dos processos e modelos de negócio das PMEs nos setores das pescas, aquacultura, indústria de processamento de marisco, portos, transporte marítimo, construção naval, energia, biotecnologia, turismo e mineração em mar profundo, bem como das Organizações do Setor Público. O PBDH é um consórcio que liga e agrega uma grande variedade de serviços digitais e de teste prontos a utilizar. Para além de conectar num único ponto de acesso os serviços existentes espalhados por uma série de entidades, o PBDH também desenvolverá três novos serviços digitais que estarão disponíveis a curto-médio prazo: uma ferramenta de avaliação da maturidade digital; uma plataforma Ocean Big Data, um ponto de acesso único e gratuito a todos os dados da área marítima de Portugal, incluindo dados de biobancos; uma plataforma padrão AI-blockchain para facilitar e reduzir o custo da produção de serviços digitais.

Instituição líder
Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar
Programa
PRR - Componente 16 - Catalisação da Transformação Digital das Empresas
Financiamento
Outros projectos