Procurar
National R&D

PT-OPENSCREEN

Infraestrutura Nacional para a Química Biológica e Genética

Investigador principal

Group Leader

Ralph Urbatzka é investigador principal do CIIMAR e líder da equipa “Biodiscovery for Health”. Ele formou-se em Biologia em 2002 em Colônia, Alemanha e recebeu o seu PhD em 2007 em Biologia Molecular pela Humboldt-University Berlin, Alemanha. Os seus interesses de investigação concentram-se no rastreio de bioatividades e na elucidação do mecanismo molecular de produtos naturais de ecossistemas aquáticos, em particular para doenças metabólicas.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biodescoberta para a saúde
Co-investigador principal
Group Leader

Doutoramento em Biologia pela FCUP, Porto. Professor Catedrático – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e director do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Chief Strategy Officer – Agricultura – Fykia Biotech. Diretor da Equipa de Biotecnologia Azul e Saúde (BBE) do CIIMAR.
Investigação principal: metabolitos secundários de cianobactérias: toxinas e moléculas com aplicações biotecnológicas. Diretor da coleção de culturas LEGE que compreende mais de 2.000 estirpes de cianobactérias e microalgas. Publicou 490 artigos em Biotecnologia e Ecotoxicologia. Coordenador de dois projetos H2020: RISE e ERA Chair.
Diretor do Programa Doutoral em Biotecnologia Marinha e Aquacultura (U Porto e U Minho).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia azul, saúde e ambiente

No results found.

PT-OPENSCREEN é uma rede nacional de centros de investigação em Química e em Biologia que fornece bibliotecas de compostos e extractos biológicos, ensaios bioquímicos, celulares e em modelos animais para rastreio, otimização da estrutura de compostos e subsequente estudos sobre as suas atividades e mecanismos de ação. O consórcio ambiciona 1) unir campos tradicionais de investigação como biologia celular, molecular e estrutural, e química orgânica e medicinal; 2) operar uma infraestrutura equipada com tecnologia de ponta para a investigação básica e aplicada nas áreas da química biológica e genética, fornecendo acesso livre a utilizadores; 3) construir uma biblioteca nacional de compostos químicos; e 4) coordenar a participação de Portugal na infraestrutura Europeia EU-OPENSCREEN.

Em última análise, a missão da PT-OPENSCREEN é a identificação de novas ferramentas moleculares para a descoberta de novas entidades químicas ou biológicas com potenciais aplicações terapêuticas. Não existe, até ao momento, nenhuma instituição pública ou privada com estas capacidades infraestruturais,
tecnológicas ou conhecimento para as fases iniciais da descoberta de fármacos em Portugal. A tecnologia a usar no projeto, baseada em instrumentos que permitem a miniaturização de ensaios e a automação dos protocolos, irá permitir o rastreio rápido e sistemático da atividade de dezenas de milhares de compostos nos mais variados ensaios, reduzindo o custo por amostra. O projeto irá contribuir para a competitividade das instituições envolvidas, assim como dos seus utilizadores, enquanto a sociedade em geral irá beneficiar do resultado destas pesquisas a longo prazo. Os resultados científicos produzidos no âmbito das atividades da PT-OPENSCREEN, devido à complementaridade dos parceiros envolvidos, possuem elevado potencial de aplicação translacional para as indústrias farmacêutica, biotecnológica e agroquímica. Em cada setor, a PT-OPENSCREEN pode providenciar serviços para um amplo espectro de empresas, desde as pequenas e médias empresas de cariz biotecnológico até às indústrias globais das áreas da saúde (e.g. farmacêuticas) e agrícola.

Equipas de investigação
Biodescoberta para a saúde
Produtos naturais marinhos e química medicinal
Instituição líder
IBMC
Programa
NORTE2020
Financiamento
Outros projectos