Procurar
National R&D

RemediGrass

Pradarias Marinhas como infraestruturas verdes e azuis para a restauração do ecossistema

Investigador principal

Investigador

Sou Investigadora Auxiliar no CIIMAR-UP, onde estudo a estrutura e funcionamento dos ecossistemas marinhos face as alterações naturais, antropogénicas e de origem climática. O meu foco principal têm sido as comunidades bentónicas, incluindo plantas, invertebrados e peixes, para compreender as implicações das alterações da diversidade destas comunidades no funcionamento dos ecossistemas. Estou particularmente interessada em utilizar este conhecimento de forma apoiar a tomada de decisão para uma melhor gestão ambiental.
Atualmente, a minha investigação está orientada para o estudo da importância das espécies formadoras de habitat enquanto soluções baseadas na natureza para a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Além disso, estou ativamente envolvida em promover a Literacia dos Oceanos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Ecologia Bentónica e Soluções Ambientais

No results found.

Este projeto visa contribuir para o objetivo 2 da Estratégia de Biodiversidade da UE até 2020 que afirma que “Até 2020, os ecossistemas e os seus serviços serão mantidos e melhorados através do estabelecimento de infraestruturas verdes e da restauração de pelo menos 15% dos ecossistemas degradados”.

A novidade do projeto será o desenvolvimento de uma ferramenta de remediação de estuários historicamente contaminados, através da utilização de pradarias marinhas como uma infraestrutura verde e azul (GBI). A recolonização de áreas impactadas com ervas marinhas aumentará a atenuação natural através da estabilização e acreção de sedimentos, acelerando a recuperação de sistemas degradados, ao mesmo tempo que aumenta a biodiversidade e os serviços ecossistémicos. Espera-se também que a biodisponibilidade dos contaminantes e a transferência trófica diminuam após as medidas de recuperação. O desenvolvimento de cenários sobre os efeitos a longo prazo da intervenção na resiliência dos ecossistemas, serviços ecossistémicos, custo de reabilitação e opções de financiamento (orçamento custo-lucro) permitirá avaliar o potencial dos ecossistemas de ervas marinhas como candidatas à GBI.

Equipas de investigação
Ecologia de Peixes e Sustentabilidade
Ecologia Bentónica e Soluções Ambientais
Instituição líder
UA - Universidade de Aveiro
Programa
Portugal 2020
Financiamento
Outros projectos