Procurar
Transnational R&D

RESPONSE

Para uma avaliação baseada no risco da poluição por microplásticos nos ecossistemas marinhos

Investigador principal

Group Leader

Lúcia Guilhermino (Doutorada em Biologia, Universidade de Coimbra) é Professora Catedrática da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (ICBAS) da Universidade do Porto (U.Porto), e Presidente da Comissão de Ética, Investigadora Principal (PI) da Linha de Investigação de Alterações Globais e Serviços dos Ecossistemas, e PI da Equipa de Investigação de Ecotoxicologia Aquática e One Health do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). Coordenadora do Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambiental e do Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambiental da U. Porto, e Coordenadora pela U.Porto do Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Contaminação e Toxicologia Ambiental, entre outras funções.
Investigação principal: efeitos combinados de alterações climáticas, contaminantes químicos (e.g., microplásticos, nanomateriais, fármacos, metais) e outros fatores de stress em organismos e ecossistemas marinhos e de água doce, e os riscos resultantes para a saúde global. L. Guilhermino coordenou/participou em vários projetos nacionais e internacionais, tendo participado na publicação de mais de 200 artigos em revistas científicas indexadas (Scopus e/ou WoS), entre mais de 300 outras publicações.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Ecotoxicologia Aquática e Uma Saúde

No results found.

RESPONSE integra conhecimentos especializados em oceanografia, química ambiental, ecotoxicologia, ecologia experimental e modelação para responder a questões-chave de investigação sobre o destino e efeitos biológicos dos microplásticos (MPs) e nanoplásticos (NPs) nos ecossistemas marinhos.

A dinâmica do transporte hidrológico identificará possíveis zonas de acumulação nos ecossistemas costeiros europeus, enquanto a caracterização da distribuição vertical de MPs e NPs na coluna de água e sedimentos otimizará os esforços práticos de monitorização e amostragem. As ligações entre condições oceanográficas, distribuição ambiental de MPs e NPs, transferência trófica e impacto para as teias alimentares pelágicas e comunidades bentónicas serão abordadas através da análise da sua abundância e tipologias em espécies marinhas representativas, bem como das funções e serviços relevantes dos ecossistemas. Estudos inovadores do mesocosmo e de laboratório validarão fatores de ponderação e limiares toxicológicos para as MPs e NPs. A abordagem avaliará o papel do tamanho, forma e outras características dos polímeros na modulação dos efeitos biológicos das partículas, tanto isoladamente como em combinação com outros fatores de stress ambiental. Um Smart Hub tecnológico, combinando instalações instrumentais complementares e conhecimentos especializados de alguns parceiros e empresas externas, apoiará as necessidades analíticas do consórcio e outros desenvolvimentos metodológicos. O objetivo global da RESPONSE é desenvolver um modelo quantitativo de Peso de Evidência (WOE) para MPs e NPs no ambiente marinho. O modelo será concebido para integrar e diferenciar os dados de peso de um conjunto de linhas de evidência, incluindo (1) a presença de MPs e NPs na coluna de água e sedimentos, (2) a sua biodisponibilidade e bioacumulação em espécies indicadoras chave das comunidades bentónicas e planctónicas, (3) efeitos subletais medidos através de biomarcadores, (4) o aparecimento de efeitos adversos crónicos a nível do organismo, e (5) o funcionamento ecológico. Os resultados darão apoio ao desenvolvimento de estratégias de monitorização da MSFD.

Equipas de investigação
Ecotoxicologia Aquática e Uma Saúde
Química ambiental e remediação
Instituição líder
Polytechnic University of Marche
Programa
FCTJPI OCEANS
Financiamento
Outros projectos