Procurar
H2020 program / Horizon Europe

SAFE

SmartAqua4FuturE

Investigador principal

Investigador

Rodrigo Ozorio (RO) possui mais de 20 anos de experiência em Aquicultura, com especial ênfase na nutrição de peixes. Ele possui mestrado e doutorado pela Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningen (WUR), Holanda. RO é especialista na dinâmica nutricional dos peixes e no potencial económico de novas espécies aquícolas com base num conjunto de critérios fisiológicos e de criação. Participou em 15 projetos nacionais e internacionais (orçamento global de 2,0 milhões de euros), incluindo quatro projetos como líder científico tratando de novos sistemas de aquacultura e alternativas sustentáveis para a aquacultura marinha intensiva. Orientou 8 teses de doutoramento e 15 teses de mestrado e foi autor de mais de 56 publicações científicas.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado

No results found.

O principal objetivo do projeto SAFE é reduzir o impacto ambiental e melhorar a viabilidade da aquacultura FW através da aplicação de abordagens de economia circular (CE) à valorização de resíduos sólidos e líquidos de sistemas de aquacultura recirculados (RAS) e sistemas integrados de aquacultura multi-trófica (IMTA).

A viabilidade económica da aquacultura FW será melhorada através de grandes avanços nos sistemas de gestão e integração dos fluxos de resíduos dos sistemas de aquacultura FW (FWAS) na cadeia alimentar da aquacultura. SAFE permitirá a adoção destas soluções através de demonstrações à escala local e regional em toda a UE e documentará as condições de gestão e governação necessárias para uma transferência de conhecimentos bem-sucedida. A experiência multidisciplinar do consórcio numa vasta gama de sistemas, espécies e geografias visará o melhoramento de espécies com preocupações particulares de biodiversidade, tais como o lagostim nativo europeu. Iremos melhorar a sustentabilidade da produção aquícola FW e investigar a viabilidade da diversificação através do cultivo de espécies subrepresentadas (perca) e espécies valiosas de lagostins-do-rio com populações em declínio. Por último, iremos comparar as experiências da aquacultura FW da UE com a FWAS chinesa e as cadeias de valor, o maior setor de aquicultura do mundo, de crescimento mais rápido e mais diversificado, utilizando a partilha mútua de conhecimentos para melhorar a sustentabilidade da aquicultura na China e na UE. SAFE, através de extensas atividades de disseminação, programas de transferência de conhecimentos, workshops de formação e envolvimento colaborativo com a indústria e partes interessadas, apoiará o desenvolvimento das aptidões e competências profissionais da aquacultura FW, tanto na UE como nos países parceiros.

Equipas de investigação
Biodegradação e Bioprospecção Microbiana
Nutrição e Bem-estar dos Peixes
Alimentos e Qualidade do Pescado
Instituição líder
EUROFISH - International Organisation for the Development of Fisheries and Aquculture in Europe
Programa
Horizon Europe
Financiamento
Outros projectos