Procurar
National R&D

SEA ANTIMICROBIALS

Derivados de Pirazino [1,2-B]Quinazolina-3,6-dionas: Produção e utilizações

Investigador principal

Investigador

Professora Associada com Habilitação de Química Orgânica e Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), é atualmente Diretora do Mestrado em Química Farmacêutica FFUP e membro da Direção da Divisão de Química Medicinal e Biológica da SPQ. É Editora da Bioorganic Chemistry (Elsevier) e Editora Associada da Pharmaceuticals (MDPI).
Área de atividade científica centrada na Química Medicinal e Farmacêutica, particularmente, no design baseado na estrutura e na síntese de potenciais candidatos a fármacos com base em produtos naturais marinhos.
Autora de 5 patentes portuguesas e 5 internacionais na área da descoberta de fármacos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Produtos naturais marinhos e química medicinal

No results found.

Este projeto visa a proteção da invenção SEA ANTIMICROBIALS através de patente nacional e internacional.

Esta invenção baseia-se em fumiquinazolinas e fiscalinas de produtos naturais marinhos, descritas pela primeira vez para serem utilizadas como agentes antibacterianos e antimaláricos. Entre os medicamentos antibacterianos comercialmente disponíveis, a resistência bacteriana tem surgido consecutivamente como um problema médico principal. Os derivados desta invenção exibem atividade contra Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), inibindo também o crescimento de Plasmodium falciparum 3D7. Embora sejam derivados de aminoácidos, são não-hemolíticos e mostram potencial semelhança com os medicamentos. Têm uma estrutura mais simples do que o produto marinho neofiscalina A e, ao contrário da fiscalina C, têm atividade antibacteriana intrínseca e também atividade antipalúdica. Os benefícios desta invenção incluem: a produção a partir de blocos de construção comerciais baratos disponíveis, apenas uma etapa é necessária para a sua síntese; a síntese provou ser adequada para o aumento de escala. Por conseguinte, uma formulação contendo estes compostos como componentes eficazes pode ser utilizada no tratamento de doenças infecciosas. Além disso, estes derivados podem ser utilizados, por exemplo, na desinfecção de materiais ou em composições cosméticas. O pedido internacional de patente representará uma vantagem competitiva na procura de novos parceiros económicos para apoiar os desenvolvimentos necessários para levar os Antimicrobianos do Mar ao mercado e assegurar uma comercialização eficaz, estimulando a competitividade nacional.

Equipas de investigação
Produtos naturais marinhos e química medicinal
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
Portugal 2020
Financiamento
Outros projectos