Procurar
Transnational R&D

SHELLFISHBOOST

Aumentar a resiliência da produção europeia de moluscos contra os desafios relacionados com as alterações climáticas através da seleção genética

Investigador principal

Investigador

Sergio Fernández Boo formou-se em Biologia Marinha pela Universidade de Santiago de Compostela. Durante o meu doutoramento trabalhei na interação entre a amêijoa Ruditapes spp. e o parasita Perkinsus olseni. Depois disso, ingressei no Laboratório de Referência da UE para Doenças Bivalves (LRUE/IFREMER) em França. Desde 2016 que trabalho no grupo Saúde de Animais Aquáticos do CIIMAR, primeiro como investigador no projeto INSEAFOOD no âmbito de uma bolsa de pós-doutoramento e atualmente tenho um contrato de investigação auxiliar da FCT. As principais áreas do meu trabalho são a interação hospedeiro/parasitas e a busca de biomarcadores de resistência a doenças em invertebrados utilizando genómica e proteómica como principal fonte para caracterização de biomarcadores.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos

No results found.

A aquacultura de bivalves tornou-se um setor cada vez mais importante da bioeconomia azul global nos últimos anos devido aos seus inúmeros benefícios ambientais, económicos e sociais. A cultura de bivalves é considerada sustentável e amiga do ambiente em comparação com outras espécies de aquacultura, uma vez que é referente a um nível trófico inferior, tem uma pegada de carbono muito limitada e presta múltiplos serviços ecossistémicos. A produção de marisco já está a enfrentar grandes desafios devido aos efeitos diretos e indiretos das alterações climáticas e esses desafios tornar-se-ão ainda mais graves no futuro. O objetivo a longo prazo do ShellFishBoost é mitigar os efeitos das alterações climáticas na produção de bivalves, com o impacto final de proteger e desenvolver um sector bioeconómico azul vital na Europa.

Os principais objetivos do ShellFishBoost são o desenvolvimento/otimização de ferramentas avançadas para a seleção genética (ferramentas moleculares, esquemas de reprodução optimizados) e a estimativa de parâmetros genéticos para características-chave (crescimento, resistência a ondas de calor, stress de salinidade, mortalidade no verão e presença de toxinas de algas nocivas). Um terceiro grande objetivo é a co-criação de melhores práticas para a reprodução seletiva em cada espécie-alvo, juntamente com os parceiros industriais do ShellFishBoost e outras partes interessadas relevantes (associações de produtores e outras maternidades de bivalves). As atividades do projeto serão divididas em cinco pacotes de trabalho (WPs) centrados em problemas. O WP1 irá desenvolver e otimizar ferramentas avançadas para a seleção genética. O WP2 estimará os parâmetros genéticos e identificará os Quantitative Trait Loci (QTLs) para a resistência a doenças em ostras e amêijoas. WP3 estimará os parâmetros genéticos e identificará QTLs para a resiliência a desafios relacionados com o clima em ostras e amêijoas. WP4 estimará os parâmetros genéticos e identificará QTLs para reduzir a acumulação de toxinas em mexilhões.
O WP5 irá co-criar as melhores práticas e reforçar as capacidades de reprodução seletiva em bivalves. O ShellFishBoost adopta plenamente a abordagem baseada na “Teoria da Mudança”. O objetivo do WP5 é traduzir eficazmente os resultados dos projetos em resultados positivos para o sector europeu da produção de bivalves, para alcançar o impacto final de melhorar a resiliência do sector contra os efeitos das alterações climáticas.

Poster de disseminação do Projeto AQUI

Equipas de investigação
Saúde de Animais Aquáticos
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
Sustainable Blue Economy Partnership (SBEP) - 1st Call
Financiamento
Outros projectos