Procurar
Transnational R&D

SpilLess

Resposta de primeira linha aos derrames de petróleo com base na cooperação de microrganismos nativos

Investigador principal

Group Leader

Ana Paula Mucha é licenciada em Ciências Aquáticas (1993), mestre em Ecologia, Gestão e Modelação de Recursos Aquáticos (1997) e doutorada em Ciências Aquáticas (2002). Tem um cargo de investigadora no CIIMAR, Universidade do Porto, Portugal, sendo membro da Direção e Investigadora Principal da Equipa ECOBIOTEC (Bioremediação e Funcionamento de Ecossistemas).

Além disso, é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Centra sua investigação na relação entre microrganismos e contaminantes, visando o desenvolvimento de tecnologias de biorremediação para recuperação de ecossistemas e sustentabilidade ambiental. Ela também explora as associações micróbio-planta para o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza para a gestão da água e as interações micróbio-animal para aumentar a sustentabilidade ambiental da produção aquícola.

Ela é autora de ca. 90 artigos SCI, incluindo revistas de alto perfil na área de Ciências Marinhas e Ambientais. Ela esteve envolvida em vários projetos regionais, nacionais e internacionais, e atualmente coordena a participação do CIIMAR no projeto europeu “BIOSYSMO – BIOremediation Systems explorando SYnergieS para melhorar a remoção de Mixed pollutants” (GAP-101060211), o projeto “Ocean3R – Reduzir pressões, restaurar e regenerar o oceano e as águas do noroeste de Portugal” (NORTE-01-0145-FEDER-000064), e a Linha de Investigação 4 (Biobancos marinhos como ferramentas para biotecnologia marinha) no programa estruturado de I&D “ATLANTIDA – Plataforma de monitorização do Oceano Atlântico Norte e ferramentas para a exploração sustentável de os recursos marinhos” (NORTE-01-0145-FEDER-000040). Além disso, tem estado envolvida como orientadora em vários programas de mestrado e doutoramento nacionais e europeus, e atualmente co-coordena a equipa da FCUP responsável pelo M2ex-European Joint Doctorate “Exploiting metal-microbe application to expand the circular economy” (< em>União Europeia; programa de investigação e inovação Horizonte 2020 ao abrigo do acordo de subvenção Marie Sklodowska-Curie n.º 861088).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biorremediação e microrganismos para a sustentabilidade

No results found.

SpilLess visa implementar um ‘laboratório’ inovador (Laboratório Azul) para pilotar soluções novas e viáveis para lidar com uma das fontes mais prejudiciais de poluição marítima: derrames de petróleo. Estas soluções basear-se-ão na produção de consórcios microbianos nativos com capacidade de bioremediação, e na adaptação de veículos não tripulados e autónomos para a libertação in-situ de microrganismos autóctones (bioaugmentação) e nutrientes (bioestimulação).

Este Laboratório Azul terá um perfil multidisciplinar. Será estabelecido por uma equipa de jovens cientistas, apoiado por investigadores seniores de três instituições (CIIMAR, INESC TEC e a Universidade de Vigo) e tutores empresariais experientes de três empresas privadas (ACSM, Biotrend e MARLO). Além disso, a equipa de I&D será aconselhada e orientada por uma plataforma de intervenientes que inclui várias entidades públicas e privadas. O SpilLess será implementado na região do Oceano Atlântico, com potencial de transferibilidade para outras regiões que enfrentam desafios semelhantes.

Esta solução será amiga do ambiente, será capaz de atuar como resposta rápida de primeira linha com baixo tempo de reação e custos de missão, criará um combate holístico à poluição e proporcionará monitorização ambiental.

Equipas de investigação
Ecologia de Peixes e Sustentabilidade
Biodegradação e Bioprospecção Microbiana
Biorremediação e microrganismos para a sustentabilidade
Química ambiental e remediação
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
EMFF
Financiamento
Outros projectos