Procurar
H2020 program / Horizon Europe

TOXICROP

Cianotoxinas em águas de irrigação: Vigilância, Avaliação de riscos e respostas inovadores de remediação

Investigador principal

Investigador

Alexandre Campos licenciou-se em Biologia (1996) pela Universidade de Aveiro e possui mestrado em Melhoramento de Plantas (1999) pela Universidade de Évora. Concluiu o doutoramento em Ciências Biológicas em 2005 no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Investigador Auxiliar no CIIMAR (Laboratório de Biotecnologia Azul, Ambiente e Saúde) e os seus principais interesses de investigação incluem a toxicologia e avaliação de risco da proliferação de algas nocivas. O investigador está particularmente interessado no metabolismo de biotoxinas em moluscos bivalves, avaliação da qualidade da água e reutilização de água na agricultura.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia azul, saúde e ambiente

No results found.

A escassez de água e a produção de alimentos são alguns dos maiores desafios do nosso tempo. Os recursos de água doce em muitos países são vulneráveis devido às suas características biogeográficas e climáticas. Além disso, um maior consumo de água e maiores impactos humanos nas massas de água a jusante está a levar a uma maior eutrofização com maior incidência e intensidade de florescimento de cianobactérias e das suas toxinas. A escassez de recursos hídricos limpos leva à utilização obrigatória de água que contém cianobactérias e as suas toxinas na agricultura.

 

Este projeto visa, através do Intercâmbio de Pessoal de Investigação e Inovação, mapear áreas de risco agrícola de ocorrência de cianotoxinas nos países membros do consórcio, para aceder ao destino e à bioacumulação das cianotoxinas nas culturas e à contaminação alimentar relacionada com a utilização de águas eutróficas na irrigação. Serão também desenvolvidas técnicas de tratamento de água amigas do ambiente e de baixo custo, e melhores métodos para detetar e avaliar a toxicidade das cianotoxinas. Este projeto procura integrar as atividades já desenvolvidas pelos parceiros, e desenvolver novas atividades multidisciplinares que possam levar à maximização da investigação e fomentar a criação de conhecimento nos domínios da toxicologia da água, segurança alimentar e eco tecnologias de tratamento da água. O principal aspeto inovador deste projeto assenta na abordagem multidisciplinar do tema em estudo, que se espera que contribua para a elucidação dos requisitos mínimos de qualidade aplicados às águas de rega. A integração de países com diferentes regimes climáticos e práticas agrícolas num único projeto constituirá uma abordagem única a este assunto e consolidará as colaborações transnacionais. Os resultados esperados serão apresentados como diretrizes para a gestão e tratamento da água e contribuirão para a implementação de uma agricultura mais sustentável e segura na Europa e no mundo.

Equipas de investigação
Biotecnologia azul, saúde e ambiente
Química ambiental e remediação
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
Horizon 2020
Financiamento
Outros projectos