Procurar
National R&D

TRANSobesogen

Respostas obesogénicas trans-filéticas: dos modos Epigenéticos aos impactos ambientais transgeracionais

Investigador principal

Group Leader

Miguel Santos é professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e líder da Equipa de Desreguladores Endócrinos e Contaminantes Emergentes do CIIMAR. Doutorou-se em 2002 em Biologia pela FCUP-Universidade do Porto com orientação conjunta no Instituto Holandês de Investigação do Mar (NIOZ). Os seus interesses de investigação centram-se na avaliação dos perigos de produtos químicos desreguladores endócrinos e outros contaminantes prioritários e emergentes.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Disruptores Endócrinos e Contaminantes Emergentes

No results found.

Este projeto visa clarificar o risco dos químicos ambientais afetarem a homeostase lipídica, considerando uma escala de ecossistema. Esperamos identificar caminhos conservados em representantes de vários metazoários e o papel dos fatores epigenéticos. A identificação de vias conservadas também contribuirá para uma melhor compreensão da etiologia da obesidade nas populações humanas.

Coletivamente, os dados indicam que os obesogéneos têm impacto no metabolismo lipídico através da phyla, que divergiram há mais de 600 milhões de anos. Assim, surgem várias questões-chave: Qual é o âmbito taxonómico da perturbação da homeostase lipídica por produtos químicos ambientais? Os efeitos observados são transgeracionais? Qual é o papel das modificações epigenéticas? Até que ponto os obesogéneos têm impacto nos pontos finais ecologicamente relevantes? Começamos aqui a abordar estas questões utilizando uma combinação de ferramentas e espécies representativas de animais aquáticos a partir de uma ampla amostragem filogenética.

Equipas de investigação
Modelação de ecossistemas marinhos
Genética e Evolução Animal
Disruptores Endócrinos e Contaminantes Emergentes
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
Compete 2020
Financiamento
Outros projectos