Procurar
Notícias
Setembro 11, 2024

Finalmente desvendada a estrutura de compostos naturais de cianobactérias descobertos há 30 anos

As leptochelinas demonstraram ter grande potencial biotecnológico na saúde
humana e ambiental.

Uma investigação com 30 anos chegou finalmente ao seu desfecho com a colaboração dos investigadores do CIIMAR-UP para desvendar a estrutura química de uma família de compostos produzidos por cianobactérias marinhas. Estas moléculas revelam um grande potencial biotecnológico para a produção de medicamentos contra o cancro e como agentes quelantes com utilizações que podem ir desde a indústria farmacêutica, indústria alimentar, agricultura e a reciclagem de metais, entre outras aplicações de biorremediação.

Este estudo envolveu investigadores do CIIMAR, do Center for Marine Biotechnology and Biomedicine, na California, e do College of Pharmacy, em Oregon. A equipa do CIIMAR foi liderada pela investigadora do CIIMAR Mariana Reis com a colaboração dos investigadores Leonor Ferreira, João Morais e Vitor Vasconcelos.

Passados 30 anos da sua primeira descoberta, os resultados foram finalmente publicados no artigo Leptochelins A–C, Cytotoxic Metallophores Produced by Geographically Dispersed Leptothoe Strains of Marine Cyanobacteria, na prestigiada revista Journal of the American Chemical Society (JACS), da Sociedade Americana de Química.

Para mais informações consulte o Press Release aqui.