A patologia em geral e os parasitas em particular causam grandes impactos na saúde animal e na sua produção sustentável. A equipa de investigação em Parasitologia e Patologia Animal dedica-se ao estudo da Parasitologia e Patologia de Organismos Aquáticos, principalmente peixes marinhos, mas também equinodermes (e.g. ouriços-do-mar), crustáceos e moluscos (e.g. ostras) como ferramenta de alerta precoce na avaliação da qualidade ambiental.
O esforço para caracterizar novos organismos parasitas (micro e macroparasitas) e a sua patologia está fortemente ligado à avaliação do estado de saúde de organismos selvagens ou cultivados, de origem marinha ou dulçaquícola, provenientes de Portugal ou do Brasil, de forma a mitigar os seus efeitos negativos.
Utilizamos também o estado de saúde dos invertebrados e vertebrados como modelos biológicos para avaliar a qualidade ambiental, a vulnerabilidade e os riscos.
Os principais objetivos da nossa equipa são três: i) estudar a biologia e ecologia dos parasitas de modo a evitar a contaminação de alimentos; ii) estudar novos parasitas em animais selvagens e cultivados, de origem marinha ou dulçaquícola, de Portugal e do Brasil, e; iii) estudar a patologia animal como uma ferramenta de alerta precoce na avaliação da qualidade ambiental.
Maria João Santos é Professora Associada Agregada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Investigadora do CIIMAR, onde lidera a equipa de Parasitologia e Patologia Animal. Licenciada, Doutorada e Agregada em Biologia pela FCUP.
Ensina Invertebrados, Vertebrados e Parasitologia. É diretora do curso de Ilustração Científica da UP.
Investiga na área de parasitologia de organismos aquáticos, ecologia, patologia e doenças, principalmente com parasitas metazoários (Myxozoa, Platyhelminthes, Nematoda e Crustacea), e em particular com parasitas zoonóticos. Pertence ao “Grupo de Trabalho de Parasitas nos Produtos das Pescas” da UE, promovido pela EFSA.
Dr Camilo Ayra-Pardo is Fellow of the Royal Entomological Society since 2018. From 2017 – 2020, Camilo worked as an overseas expert on insect pathology at the Nanyang Normal University (China). Previously, Camilo managed a research group on insect pest control at the public biotechnology company CIGB (Cuba). He has been a visiting scholar at Cambridge University, Imperial College London, and Lausanne University. Camilo has published > 40 peer-reviewed articles, a book chapter, two international patents, and > 100 technical reports (CIGB know-how). He has supervised 2 PhD, 4 MSc and 16 BSc students. Camilo speaks Spanish and English fluently.
Atualmente ela é estudante do 2ºano do mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no ano 2021 licenciou-se em Ciências Naturais na Universidade de Cabo Verde (UNICV), a mestranda possui experiência no ensino de Ciências Naturais, CTV e Biologia as atividades desenvolvidas debruçaram-se no planejamento, coordenação e acompanhamento de todo o processo de avaliação das aprendizagens, orientação dos alunos na realização da construção de questionamentos acerca dos fenômenos ambientais e na imaginação de hipóteses para resolução de problemas; e por último a promoção da argumentação a partir da construção de afirmações científicas.
Andreia Juliana Rodrigues Caldeira é Professora e Pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás – Brasil, desde 1999. É colaboradora externa do CIIMAR/FCUP – Portugal, desde 2019. Licenciada em Ciências Biológicas (Brasil – 1996). Mestre em Biologia Molecular (Brasil – 1999) e Doutora em Genética e Melhoramento (Brasil – 2009). Possui Pós-Doutoramento em Divulgação Científica (FCUP – Portugal – 2020). Atua nas áreas de genética, saúde pública e meio ambiente, parasitas de peixes, divulgação científica e educação.
Aurélia Saraiva é professora no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora no CIIMAR. Iniciou a sua atividade científica no estudo da patologia dos peixes, especialmente doenças de etiologia bacteriana de declaração obrigatória. Participou nas investigações que levaram à notificação da ocorrência em Portugal, pela primeira vez, de uma doença de notificação obrigatória (Furunculose) e da Necrose Dérmica Ulcerativa (NDU). Ela descreveu uma nova espécie para a ciência (Myxobolus portucalensis Saraiva & Molnar, 1990). Atualmente trabalha principalmente em parasitologia de peixes e histopatologia de peixes/estado de saúde e bem-estar de peixes. Ela publicou mais de 60 publicações arbitradas.
Link paraCVCiência Vitae
Dr Camilo Ayra-Pardo is Fellow of the Royal Entomological Society since 2018. From 2017 – 2020, Camilo worked as an overseas expert on insect pathology at the Nanyang Normal University (China). Previously, Camilo managed a research group on insect pest control at the public biotechnology company CIGB (Cuba). He has been a visiting scholar at Cambridge University, Imperial College London, and Lausanne University. Camilo has published > 40 peer-reviewed articles, a book chapter, two international patents, and > 100 technical reports (CIGB know-how). He has supervised 2 PhD, 4 MSc and 16 BSc students. Camilo speaks Spanish and English fluently.
Carlos Azevedo, Professor Catedrático de Biologia Celular (Aposentado do ICBAS/ Universidades do Porto, desde setembro de 2004), Investigador do CIIMAR/UP desenvolvendo investigação no campo de microparasitologia da fauna aquática, tendo publicado mais de 100 artigos, dos quais reportam a descrição de cerca de 80 novas espécies de microparasitas. Coordenou a edição de livros de biologia Celular e Molecular.
Cristina Cruz is assistant professor and vice director of Master`s degree of Biological Aquatic Resources at Department of Biology of the Faculty of Sciences of the University of Porto. She graduated in Biology in 1985 and obtained PhD degree in 1995 by Faculty of Sciences of University of Porto. Her main research interests focus in fish parasitology, with special relevance in species with economic and public health impact. She is author of 48 publications in international journals
Mestre em Biologia aquática com área de concentração em parasitologia de peixes (taxonomia e ecologia). Estudante de Doutoramento em Biologia no departamento de biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Bolseiro de investigação pelo CIIMAR. Desenvolve pesquisa em parasitologia de peixes marinhos no âmbito do projeto “Pacto da Bioeconomia Azul”.)
Graça Casal is Assistant Professor of the Institute University of Health Sciences, CESPU. She received her degree in Aquatic Sciences in 1992 and her PhD in 2009 in Biomedical Sciences from ICBAS, University of Porto. Her research interests focus of parasitology of aquatic organisms more specifically in the ultrastructure and phylogenetic characterization of parasites of the groups Myxozoa, Microsporidia, Apicomplexa and Haplosporidia in fish, crustaceans e molluscs. Her biography includes over 74 original peer review research articles.
João Oliveira é aluno de mestrado em Biologia Celular e Molecular da FCUP, licenciado em Biologia, e investigador no CIIMAR desde 2021, no grupo de Parasitologia e Patologia Animal. Ele é apaixonado por desvendar as complexidades da vida celular e avançar a sua compreensão científica.
Professor Catedrático aposentado do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências do Porto. Investigação em parasitologia de peixes e ictiozoonoses. Descrição de 13 novas espécies, 107 comunicações em congressos. Revisor de manuscritos para 40 revistas internacionais, membro do Comité Editorial de 17 revistas em vários países. Revisor / avaliador de projectos em Portugal, Brasil, Holanda, Espanha, Comissão Europeia. Publicou seis livros (Portugal, Brasil, Espanha) e 156 trabalhos de investigação a maioria em revistas indexadas. 3.972 citações (Research Gate, h-index 32), ou 6.030 (Google Scholar, h-index 35). Incluído, em 2021, no “World Top 2% Scientists List”, Universidade de Stanford, nos 2% de cientistas considerados mais influentes a nível mundial.
Luis Rangel é investigador do CIIMAR, do grupo de Parasitologia e Patologia Animal. Obteve o Doutoramento em Biologia em 2016 na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atua na área da parasitologia de organismos aquáticos, principalmente com Myxozoa e Apicomplexa. Ele tem mais de 40 publicações em revistas internacionais com revisão por pares, que incluem a descrição de 20 novas espécies de parasitas e a descrição do ciclo de vida de sete espécies de parasitas que infetam o robalo, a dourada e os mugilídeos.
Manuel Santos nasceu em 1990 no Porto, onde vive, estuda e trabalha.
Desenvolve trabalho artístico na área da ilustração científica, do desenho figurativo e da pintura figurativa.
Concluiu a licenciatura em Desenho na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, concluiu o Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto, e frequenta o curso de Doutoramento em Artes Plásticas na Faculdade de Belas-Artes do Porto.
Bioquímica com mestrado em Biologia Aplicada e pós-graduação em Ilustração Científica. Os meus interesses são entomologia, e parasitologia e microbiologia associada. Desenvolvi trabalho com foco nas térmitas fungus-growing e nos seus mecanismos de seleção do fungo simbionte Termitomyces (e de eliminação de fungos patogénicos) nas suas colónias e na fungus comb. A minha dissertação de mestrado teve foco na documentação das comunidades de ácaros associadas ao Rhynchophorus ferrugineus (RPW) e no seu potencial como agentes de biocontrolo contra esta peste. Trabalho de momento como bolseira da FCT no isolamento de bactérias endofíticas da palmeira hospedeira do RPW com o objetivo de desenvolver novos métodos de biocontrolo com base na inserção de plasmídeos para depleção de genes do RPW. Em paralelo ao trabalho de investigação, trabalho como ilustradora científica freelance com ilustrações científicas e naturalistas.
Maria João Santos é Professora Associada Agregada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Investigadora do CIIMAR, onde lidera a equipa de Parasitologia e Patologia Animal. Licenciada, Doutorada e Agregada em Biologia pela FCUP.
Ensina Invertebrados, Vertebrados e Parasitologia. É diretora do curso de Ilustração Científica da UP.
Investiga na área de parasitologia de organismos aquáticos, ecologia, patologia e doenças, principalmente com parasitas metazoários (Myxozoa, Platyhelminthes, Nematoda e Crustacea), e em particular com parasitas zoonóticos. Pertence ao “Grupo de Trabalho de Parasitas nos Produtos das Pescas” da UE, promovido pela EFSA.
Ricardo Severino é atualmente diretor de tecnologia (CTO) da Piscicultura Vale da Lama. Formou-se em Biologia Marinha e especializou-se em Ecologia Aplicada (Mestrado). As diretrizes da sua investigação exploram o controlo dos sistemas de produção aquícola com particular preocupação com o bem-estar animal. Lecionou três cursos de patologia: Diagnóstico Patológico de Peixes em Barcelona; Diagnóstico Patológico de Peixes em Portugal; Histopatologia CEFAS no Reino Unido.
Sandra Hilário é licenciada em Engenharia Agronómica (2012) pelo Instituto Superior Politécnico de Viseu. Concluiu o mestrado em Microbiologia (2017) e o doutoramento em Biologia (especialização em Microbiologia) (2023) na Universidade de Aveiro. Tem como principais interesses de investigação a diversidade microbiana e suas capacidades como agentes de biocontrolo, fitopatologia, micologia, evolução molecular e filogenética, fisiologia vegetal e genómica de fungos. Durante o seu percurso académico auxiliou alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento, e foi ainda oradora num curso avançado e em aulas de Fitopatologia e Evolução e Diversidade Microbiana. Desde 2019, publicou 22 artigos em revistas internacionais e é revisora e editora de números especiais de revistas científicas. Recentemente, foi premiada com uma menção honrosa pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) e com uma bolsa oferecida pela Federação Europeia das Sociedades de Microbiologia (FEMS). Atualmente, é investigadora doutorada na FCUP e CIIMAR, focando-se em bactérias endofíticas de palmeiras que servem de hospedeiro ao escaravelho-vermelho Rhynchophorus ferrugineus. O objetivo será avaliar a capacidade das bactérias como biofertilizantes, bem como desenvolver novos métodos de biocontrolo baseados na inserção de DNA recombinante.
Sandra Martins é investigadora de pós-doutoramento na Divisão de Aquacultura, Valorização e Bioprospecção (DivAV) do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA). É licenciada em Engenharia Agronómica, mestre em Recursos Genéticos e Melhoramento de Espécies Agrícolas e Florestais e doutorada. em Genética Molecular Comparada e Tecnologia. Trabalha no projeto Sea-traces. A sua principal área de investigação científica é a biologia molecular e, mais recentemente, relacionada com o projeto Sea-traces, qualidade do marisco, rotulagem incorreta, rastreabilidade e fraudes. Publicou sete artigos em revistas especializadas. Participou de vinte e quatro congressos nacionais e quatro internacionais e possui nove trabalhos de pesquisa publicados, em periódicos indexados no SCI. Em suas atividades profissionais interagiu com 26 colaborador(es) em coautoria de trabalhos científicos. Paralelamente, M. Matos e Martins S. aprimoraram a técnica de extração de DNA de esporos de fungos e identificação de Talaromyces manerffei por Nested-PCR e através de sequenciamento de bandas. Foi coorientadora de cinco estágios curriculares em marcadores moleculares, nomeadamente SCoTs, ISSRs e na identificação de polimorfismos do XRCC1 em humanos, e três estágios curriculares na identificação de polimorfismos do APE1 em humanos e identificação de Talaromyces manerffei em animais . Foi revisora convidada de sete periódicos e membro do conselho editorial de um periódico.
Bouderbala, K., Rangel, L.F., Santos, M. J., Bahri, S.
2020 Parasitol. Res. 119: 1515-1520.Rocha S., Rangel L.F., Casal G., Azevedo C., Rodrigues P., Santos M.J.
2020 Parasitology 147(12): 1320-1329.Xavier, R., Cardoso, J., Barroso, R., Nogueira, S., Cruz, C., Pereira, A., Saraiva, A.
2020Parasitol. Res. 119: 2139 - 2147.Hermida, M., Cavaleiro, B., Gouveia, L., Saraiva, A.
2019 Fish. Res. 216: 167-173.Eiras, J.C., Pavanelli, G.C., Takemoto, R.M. & Nawa, Y.
2018Korean. J. Parasitol., 56(3): 215-227.Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.