O meu grupo está interessado no rastreio da bioatividade e na elucidação do mecanismo molecular de produtos naturais provenientes de ecossistemas aquáticos (água doce, estuarinos, marinhos). Aqui, usamos uma combinação de ensaios fenotípicos e modelos de rastreio fisiologicamente relevantes, nomeadamente larvas de peixe-zebra ou técnicas avançadas de cultura de células.
O objetivo é descobrir novos produtos naturais para doenças metabólicas (obesidade, diabetes, esteatose). Os principais organismos serão cianobactérias, actinobactérias, microalgas ou macroalgas, mas também outros organismos marinhos.
A prova de conceito de compostos promissores será efetuada em modelos de doenças relevantes, em especial utilizando o modelo do peixe-zebra, e o mecanismo de ação será decifrado através da aplicação de várias metodologias moleculares. O objetivo deste grupo está focado na valorização de recursos aquáticos/marinhos para doenças humanas, e em particular para doenças metabólicas.
Ralph Urbatzka é investigador principal do CIIMAR e líder da equipa “Biodiscovery for Health”. Ele formou-se em Biologia em 2002 em Colônia, Alemanha e recebeu o seu PhD em 2007 em Biologia Molecular pela Humboldt-University Berlin, Alemanha. Os seus interesses de investigação concentram-se no rastreio de bioatividades e na elucidação do mecanismo molecular de produtos naturais de ecossistemas aquáticos, em particular para doenças metabólicas.
Ana Fonseca é licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Saúde – Universidade de Coimbra. Instituto Politécnico do Porto e Mestre em Toxicologia e Contaminação Ambiental pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Atualmente é estudante de doutoramento em Biotecnologia Marinha e Aquacultura na Faculdade de Ciências – Universidade do Porto, integrando o programa de doutoramento Blue Young Talent do CIIMAR. Os seus interesses de investigação centram-se na descoberta de novos produtos farmacêuticos e nutracêuticos para doenças metabólicas humanas e controlo do apetite, bioprospecção do potencial bioactivo de microalgas, cianobactérias e actinobactérias.
Licenciado em Bioquímica (Porto), mestre em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética (Porto) e com competências e experiência em empreendedorismo adquiridas no programa HiTech 2022. Realizei estágio na área da Biotecnologia Azul, nomeadamente isolamento de bioprodutos para a saúde humana de interesse económico e respetivo teste em animais modelo, em contexto empresarial na Fykia Biotech Lda., spin-off do CIIMAR.
Catarina Gonçalves é licenciada em Farmácia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS. PPorto) e mestre em Química Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Atualmente, é aluna de Doutoramento em Biotecnologia Marinha e Aquacultura na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O seu projeto de doutoramento foca-se na descoberta de novos compostos bioativos produzidos por cianobactérias para diferentes aplicações biotecnológicas (saúde, cosmética e ambiente).
Diogo Ferreira Martins concluiu a licenciatura em Biologia Geral e Aquática pela Universidade do Porto em 2011. Em 2013, recebeu uma Bolsa de Investigação Fulbright para estudar a fisiologia de peixes migratórios no US Geological Survey, MA, EUA. Obteve um Doutoramento em Ciência Animal em 2016 pela Universidade do Porto e foi Investigador Pós-Doutorado na Universidade de Massachusetts, MA, EUA, em 2017. Diogo é especializado em fisiologia molecular e endocrinologia, e atualmente é investigador no grupo Biodiscovery for Health (B4H) do CIIMAR, a realizar investigação focada na exploração de cianobactérias/microalgas para aplicações biotecnológicas e pesquisa biomédica.
My passion for the ocean led me to study a bachelor’s degree on marine sciences in the University of Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC) and I´m currently complementing it with a master´s degree on Applied Blue Biotechnology in the Catholic University of Valencia (UCV). Along my studies, I developed a growing interest on Marine Natural Products which took me to form part on the “IslandAp” project in the ITC-Canarias institution. Nowadays, the CIIMAR institution opened their arms hosting me in an internship on the research of appetite reducing compounds from microalgae extracts with Ralph Urbatzka as the team leader.
Leonor Ferreira é licenciada em Ciências e Tecnologia do Ambiente pela FCUP e mestre em Toxicologia e Contaminação Ambientais pelo ICBAS/FCUP. Trabalhou como bolseira no projeto CYANCAN, no rastreio de bioatividades de extratos de cianobactérias e isolamento de novos compostos bioativos. Atualmente é aluna de doutoramento em Biotecnologia Marinha e Aquacultura pela FCUP, focando-se na prospeção de cianobactérias para o isolamento de novos compostos bioativos. As suas principais áreas de estudo são ensaios celulares usando modelos 3D, resistência a fármacos, e produtos naturais de cianobactérias.
Natália Silva é licenciada em Ciências do Meio Aquático e mestre em Toxicologia e Contaminação Ambiental (2018) pela Universidade do Porto. Atualmente trabalha na equipa Biodiscovery for Health do CIIMAR como aluna de doutoramento. Seu foco de pesquisa é a pesquisa, isolamento e elucidação estrutural de novos compostos provenientes de cianobactérias marinhas que tenham ação benéfica para a obesidade e comorbidades associadas. Durante os últimos 6 anos desenvolveu várias competências, incluindo em várias culturas de microrganismos, química de produtos naturais (isolamento e elucidação estrutural), ensaios de rastreio de bioatividade e ensaios toxicológicos in vivo, e caracterização molecular de compostos.
Ralph Urbatzka é investigador principal do CIIMAR e líder da equipa “Biodiscovery for Health”. Ele formou-se em Biologia em 2002 em Colônia, Alemanha e recebeu o seu PhD em 2007 em Biologia Molecular pela Humboldt-University Berlin, Alemanha. Os seus interesses de investigação concentram-se no rastreio de bioatividades e na elucidação do mecanismo molecular de produtos naturais de ecossistemas aquáticos, em particular para doenças metabólicas.
Tiago Ribeiro tem um Mestrado em Bioquímica, ramo de métodos Biomoleculares, da Universidade de Aveiro. Foi bolseiro de investigação no projeto CYANOBESITY, no CIIMAR, até ao início da sua Tese de Doutoramento com o título “Zebrafish larvae as a physiological relevant model system to discover novel cyanobacterial products with human health application”, em 2018. Os seus principais campos de interesse são química de produtos naturais, exploração química de cianobactérias, Peixe-Zebra como Modelo de Rastreio, obesidade, diabetes e cancro. Ele também esteve envolvido na criação d Comité de Alunos de Doutoramento do CIIMAR.
Regueiras, A, Huguet, Á, Conde, T, Couto, D, Domingues, P, Domingues, MR, Costa, AM, Silva, JLd, Vasconcelos, V, Urbatzka, R.
2022Mar. Drugs, 20, 9Bellver, M.; Costa, S.L.d.; Sanchez, B.A.; Vasconcelos, V.; Urbatzka, R.
2021Mar. Drugs, 19, 161Sousa M.L., Ribeiro T., Vasconcelos V., Linder S., Urbatzka R.
2020Toxicon, 175: 49-56Sousa M.L., Preto M., Vasconcelos V., Linder S., Urbatzka R.
2019Frontiers in Oncology, 9 (APR)Freitas S., Silva N.G., Sousa M.L., Ribeiro T., Rosa F., Leão P.N., Vasconcelos V., Reis M.A., Urbatzka R.
2019Marine Drugs, 17 (4)Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.