O grupo de investigação Interfaces Oceânicas Bioinspiradas (BiO) baseia-se em princípios de biomimética para explorar a diversidade de processos químico-biológicos que ocorrem nas Interfaces Oceânicas, abrangendo superfícies naturais e artificiais, bem como sistemas vivos em conexão com o ambiente marinho. O grupo procura construir conhecimento fundamental para inspirar, projetar e desenvolver soluções tecnológicas mais eficientes, sustentáveis e inovadoras.
O BiO reúne uma equipa de biólogos, bioquímicos, químicos farmacêuticos, e geneticistas. As suas formações e perspetivas científicas diferenciadas combinam-se numa abordagem contemporânea e multidisciplinar, com foco em:
– desvendar as estratégias químicas e biológicas usadas por organismos marinhos específicos, que lhes permitem atuar como interfaces oceânicas naturais eficientes, particularmente no que diz respeito à prevenção da epibiose;
– descobrir novos compostos bioativos naturais e polímeros derivados de fontes biológicas, valorizando-os em produtos que beneficiem o ambiente marinho. As aplicações incluem o desenvolvimento de interfaces oceânicas artificiais eco-eficientes, inspiradas em biomimética, como revestimentos anti-incrustantes marinhos sustentáveis, redes ecológicas e estruturas 3D funcionalizadas;
– pontos de interação onde sistemas, atividades ou tecnologias humanas se conectam com o ambiente marinho, com foco nas comunidades microbianas em interfaces humano-oceano e seu impacto na saúde e bem-estar das populações costeiras e usuários do oceano.
Os interesses de investigação do BiO estão alinhados com as prioridades do desenvolvimento sustentável, em particular pela valorização dos recursos naturais marinhos, em forte conexão com parceiros do setor industrial, com o objetivo de proporcionar benefícios à sociedade e ao ambiente.
Os seus interesses de investigação situam-se na interseção da biotecnologia marinha, ecologia e saúde ambiental. Foca-se na exploração de estratégias químicas e biológicas usadas na natureza (biomimética) para aplicações biotecnológicas. O seu objetivo é desenvolver tecnologias ecoeficientes que utilizem produtos ambientalmente compatíveis, com potencial de aplicação em vários setores da indústria marítima.
Ana Sara Gomes é mestre em Ciências Farmacêuticas e concluiu o seu doutoramento no Programa Doutoral de Biotecnologia Molecular e Celular aplicada às Ciências da Saúde pela Universidade do Porto. Actualmente, é postdoc no projecto de investigação “Sustainable antifouling agents: from grape wastes to the sea with the green chemistry leading the way” da Prof. Marta Correia da Silva (PI).
Catarina Gonçalves é licenciada em Farmácia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS. PPorto) e mestre em Química Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Atualmente, é aluna de Doutoramento em Biotecnologia Marinha e Aquacultura na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O seu projeto de doutoramento foca-se na descoberta de novos compostos bioativos produzidos por cianobactérias para diferentes aplicações biotecnológicas (saúde, cosmética e ambiente).
Elza Fonseca é Investigadora do CIIMAR. É licenciada em Bioquímica (2010) e mestre em Bioengenharia (2013) pela Universidade do Minho, e doutorada em Biologia (2020) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A sua investigação foca-se essencialmente no estudo de receptores nucleares como uma das maiores superfamílias de fatores de transcrição exclusivos dos metazoários e responsáveis pela regulação de processos biológicos como diferenciação celular, desenvolvimento, metabolismo e reprodução, tendo por base a Biologia Molecular e Celular, Genómica Comparativa e Funcional e Biologia Evolutiva.
Isabel Benta Oliveira holds a BsC in Biology, MSc in Toxicology and Ecotoxicology, and PhD in Biology with specialization in Ecotoxicology and Environmental Biology from the University of Aveiro. Her PhD focused on the PBT criteria evaluation of emerging antifouling-biocides aiming to assess their Ecological Risk. It involved research stays at the Swiss Federal Institute of Aquatic Science and Technology (Duebendorf, 2012-2015), the Norwegian Institute for Water Research (Oslo, 2011-2012) and the Estación de Ciencias Mariñas de Toralla (Vigo, 2012). After her PhD, she has applied and extended her expertise in other fields such as biomonitoring, aquaculture, ocean acidification and warming and reprotoxic effects of chemicals in the marine environment. She is currently a researcher at BBE and is particularly interested in understanding the fate, effects and risks of promising bioactive natural antifouling substances.
Os seus interesses de investigação situam-se na interseção da biotecnologia marinha, ecologia e saúde ambiental. Foca-se na exploração de estratégias químicas e biológicas usadas na natureza (biomimética) para aplicações biotecnológicas. O seu objetivo é desenvolver tecnologias ecoeficientes que utilizem produtos ambientalmente compatíveis, com potencial de aplicação em vários setores da indústria marítima.
Sandra Pereira licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com mestrado em Contaminação e Toxicologia Ambiental, pelo ICBAS da Universidade do Porto. Desde o seu mestrado que trabalhou com cianobactérias, estudando a sua relação com esponjas marinhas, e mais recentemente, a toxicidade das suas florescências em sistemas de água doce. Atualmente, frequenta o programa doutoral em Biotecnologia Marinha e Aquacultura (FCUP). O seu trabalho foca-se na exploração do potencial das cianobactérias para a produção de compostos naturais com capacidade de prevenir a adesão de invertebrados marinhos bioincrustantes (no âmbito do projeto NASCEM).
Tiago Ribeiro tem um Mestrado em Bioquímica, ramo de métodos Biomoleculares, da Universidade de Aveiro. Foi bolseiro de investigação no projeto CYANOBESITY, no CIIMAR, até ao início da sua Tese de Doutoramento com o título “Zebrafish larvae as a physiological relevant model system to discover novel cyanobacterial products with human health application”, em 2018. Os seus principais campos de interesse são química de produtos naturais, exploração química de cianobactérias, Peixe-Zebra como Modelo de Rastreio, obesidade, diabetes e cancro. Ele também esteve envolvido na criação d Comité de Alunos de Doutoramento do CIIMAR.
Pereira S., Oliveira I.B., Sousa M.L., Gonçalves C., Preto M., Turkina M.V., Vasconcelos V., Campos A., Almeida J.R.*
2024ChemospherePereira D., Palmeira A., Lima É., Vasconcelos V., Pinto M., Correia-da-Silva M., Almeida J.R.*, Cidade H
2024 Ecotoxicology and Environmental SafetyFreitas V., Gonçalves O., Dolbeth M., Ramos S., Morais J., Ozorio R., Martins I., Almeida J.R.*
2023Frontiers in Marine ScienceNeves A.R., Vilas Boas C., Gonçalves C., Vasconcelos V., Pinto M., Silva E.R., Sousa E., Almeida J.R.*, Correia-da-Silva M.
2022Bioorganic ChemistryAlmeida, J.R., Moreira, J., Pereira, D., Pereira, S., Antunes, J., Palmeira, A., Vasconcelos, V., Pinto, M., Correia da Silva, M., Cidade, H.
2018Science of the Total EnvironmentAlmeida J.R.*, Vasconcelos V.
2015Biotechnology AdvancesWebsite by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.