A equipa de investigação de Produtos Naturais de Cianobactérias estuda o fascinante metabolismo secundário de um importante grupo de micróbios fotossintéticos: as cianobactérias. Usando uma abordagem multidisciplinar, que vai da espectroscopia NMR ao sequenciamento do genoma, e uma mistura de ciência baseada em descobertas e hipóteses, os membros do laboratório investigam a química, a biossíntese e a ecologia dos metabolitos secundários de cianobactérias. A equipa está particularmente focada no estudo de compostos que contêm resíduos de ácidos gordos e nas enzimas incomuns que os modificam, bem como na descoberta de metabolitos secundários usando estratégias informadas pelo genoma.
Os novos compostos descobertos pela equipa de Produtos Naturais de Cianobactérias são avaliados em termos de atividade biológica, em especial as suas propriedades farmacológicas e ecologicamente relevantes. Esses esforços enquadram-se no esforço estratégico do CIIMAR na área da Biotecnologia Azul, agregando valor à diversidade biológica encontrada nos nossos oceanos.
Pedro Leão é Investigador Principal, titular da ERA Chair em Biotecnologia Azul e Bioengenharia e lidera o Grupo de Investigação “Cyanobacterial Natural Products” no CIIMAR, assim como a Linha de Investigação em Biotecnologia Marinha. Licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto (2005), obteve os graus de Mestre (2006) e Doutor (2010) pela mesma universidade. Tornou-se investigador FCT em 2015, e em 2018 começou o seu grupo de investigação no CIIMAR, após receber uma bolsa ERC Starting Grant. Os seus estudos de pós-doutoramento foram realizados no CIIMAR, no Scripps Institution of Oceanography (EUA) e na Universidade de Harvard (EUA). A sua investigação foca-se na química, biossíntese e ecologia química dos produtos naturais cianobacterianos.
Tenho um mestrado em Ciências Agrícolas com especialização em Fisiologia Vegetal Aplicada e Biotecnologia de Microrganismos pela Universidade Agrícola de Atenas. Atualmente, estou a tirar uma licenciatura em biotecnologia marinha no EU-CONEXUS e a fazer a minha dissertação no CNP. A minha dissertação é sobre a decifração da via e a relevância eco-fisiológica de um novo sistema de incorporação de ácidos gordos em cianobactérias.
Amaranta Kahn estuda a incorporação de ácidos gordos de cianobactérias e suas implicações na ecologia aquática em cianobactérias. Obteve o seu doutoramento (2019) em biologia molecular e bioquímica no Weizmann Institute of Science (Ed Bayer) e em colaboração com o Laboratório Nacional de Energia Renovável (Yannick Bomble). Seus atuais interesses de estudo incluem microbiologia molecular, bioquímica, análise metabolómica e lipídica. Amaranta é amante de desportos radicais e, nas horas de lazer, gosta de acampar e dançar com os amigos.
Ana Vieira licenciou-se em Biociências pela Escola Superior de Biotecnologia em 2009 e concluiu o Mestrado em Microbiologia (2011) pela mesma Universidade. Foi investigadora na área da Microbiologia no IBMC de 2011 a 2013. Tirou um doutoramento em Microbiologia Médica pela Universidade de Kingston em Londres (2014-2017). Em 2018 iniciou funções de responsável de laboratório no grupo CNP do CIIMAR. Em setembro de 2021 tornou-se investigadora junior no mesmo grupo. Em 2022, foi premiada com um projeto exploratório da FCT para estudar a interação entre cianobactérias e amebas no mesmo grupo.
Anne Liong, originária da Alemanha, concluiu o seu mestrado na Universidade RWTH Aachen em Biotecnologia Molecular e Aplicada, Alemanha, em 2019. Atualmente é aluna de doutoramento financiada pela FCT na equipa de Cyanobacterial Natural Products (CNP) inscrita no programa de doutoramento em Ciências Biomédicas do ICBAS. O seu projeto de investigação inclui a desorfanização de clusters de genes biossintéticos (BGCs) de cianobactérias e centra-se na descoberta de novos produtos naturais contendo ácidos gordos e na sua biossíntese e enzimologia subjacentes. A Anne tem experiência multidisciplinar em análise de espetrometria de massa, clonagem molecular, expressão de proteínas e isolamento de produtos naturais.
Com uma licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), em 2020, estou, atualmente, a frequentar o mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas, também na FCUP. O meu projeto no Ciimar envolve a descoberta de produtos naturais de cianobactérias usando espectrometria de massa.
Cristina Sousa é licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e pelo Instituto Ciências Abel Salazar (ICBAS) desde 2023. No mesmo ano, iniciou o Mestrado em Bioquímica na FCUP/ICBAS e, atualmente, está a desenvolver a sua tese de mestrado no grupo CNP, com foco na compreensão do metabolismo de ácidos gordos em cianobactérias.
A Diana tem uma licenciatura em Bioquímica (2017) e um mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética (2022) pela Universidade do Porto. Atualmente, ela é uma bolseira de mestrado no projeto PROPELLER no grupo de investigação Cyanobacterial Natural Products. O seu trabalho é focado na expressão heteróloga de clusters biossintéticos de genes de cianobactérias derivados de espécimes não cultivados para descobrir novos metabolitos secundários. Recentemente, começou também a trabalhar em expressão e purificação de proteínas.
A Eunice tem formação científica nas áreas de desenvolvimento de ferramentas de biologia sintética e de otimização de cianobactérias para a produção de compostos de valor acrescentado. Realizou a licenciatura no CIIMAR e o mestrado no i3S (Universidade do Porto). Trabalhou como investigadora visitante na Tokyo University of Agriculture and Technology (Japão) e, posteriormente, realizou o seu doutoramento no i3S com um período em Espanha, na Universitat Politecnica de Valencia. A Eunice integrou a equipa do CNP no âmbito do BlueBio4Future ERA Chair como técnica de investigação em genética microbiana e biologia molecular.
Licenciada em Biologia, Mestre em Biologia Celular e Molecular, Doutorada em Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde (Universidade do Porto).
Francisco Camacho é licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, estando de momento inscrito no Mestrado em Biotecnologia e Biologia Sintética na mesma instituição. Estará a desenvolver a sua dissertação de mestrado no grupo CNP, procurando novos produtos naturais relacionados com interações entre cianobactérias e amebas.
Atualmente sou estudante de mestrado em Biologia Marinha na Universidade do Algarve e estou a realizar a minha investigação de dissertação de mestrado no âmbito do projeto “CyanoBOX – Beta-oxidação em cianobactérias”. Ao longo da minha carreira de investigação, realizei múltiplos estágios em Portugal nomeadamente no Centro de Ecologia Funcional (Universidade de Coimbra), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE, Figueira da Foz), CCMAR (Centro de Ciências do Mar, Universidade do Algarve) e, muito recentemente, recebi uma bolsa de investigação que me permitiu explorar os impactos das alterações climáticas nas espécies e comunidades de recifes do Mediterrâneo Oriental em Haifa, Israel.
João Reis licenciou-se em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O seu percurso no CIIMAR iniciou-se durante o mestrado (Biologia Celular e Molecular, FCUP) após ter integrado o grupo CNP para desenvolver a sua tese. Durante este período, obteve uma bolsa como Técnico de Investigação no projeto HALVERSITY. Após a conclusão do mestrado, integrou o projeto FattyCyanos como Investigador. Atualmente, no seu doutoramento, o seu trabalho é focado na biossíntese de produtos naturais de cianobactérias e na catálise enzimática.
João Pereira concluiu a sua licenciatura em Bioquímica em 2020 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e atualmente está a trabalhar na sua tese de mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A sua investigação está centrada na descoberta de RiPPs e novas enzimas de Cianobactérias.
Investigador científico com mestrado em Bioengenharia (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e um sólido background em biotecnologia molecular. Focado no uso de cianobactérias como plataformas para a produção de bioprodutos relevantes. Experiência no cultivo de cianobactérias à escala laboratorial e industrial, técnicas de engenharia genética aplicada à microbiologia e isolamento/aplicação de compostos de cianobactérias em diversas áreas relevantes. Depois de ter trabalhado como bolseiro de investigação no i3S e como investigador contratado na empresa Allmicroalgae é atualmente estudante de doutoramento, desenvolvendo o seu projeto focado na utilização de vesículas extracelulares de cianobactérias como uma plataforma de entrega de antigénios para a vacinação oral em peixes no i3S e CIIMAR.
Kathleen Abt graduated from the University of Hamburg, Germany with a BSc (2013) and MSc (2016) in Molecular Life Sciences. She joined the CNP group in 2018 and is currently working on her PhD thesis on the structure and biosynthesis of polyhalogenated fatty acid compounds from cyanobacteria.
Estudos de graduação e pós-graduação em “Biologia Molecular” na Saarland University, Alemanha. Cientista de pós-doutorado no HIPS Saarbruecken, CfB/DTU Copenhagen e UF/Scripps Florida. Atualmente sientista pós-doutoranda no CIIMAR Porto.
Leandro de Mattos Pereira é doutor em Biologia Computacional e Sistemas pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz (Brasil) na área de concentração de Genômica Funcional, Evolução e Filogenômica. Trabalhou como pós-doutor em Bioinformática em análise de dados de Ômicas (genômica, transcriptômica, proteômica, metagenômica) e anotação funcional, genômica comparativa de Bactérias e Eucariotos: mineração de Enzimas isofuncionais não homólogas, reconstrução de vias metabólicas, biologia de sistemas, metabarcoding, filogenética, filogenômica. Sua linha de investigação é usar Bioinformática/integração multi-ômica no estudo da evolução de vias metabólicas, mineração de enzimas isofuncionais não homólogas, genes/enzimas com aplicação em Biossíntese de Produtos Naturais, Biotecnologia e Serviços Ecológicos.
Marco Preto está principalmente interessado no isolamento e elucidação estrutural de metabolitos secundários de cianobactérias. Com licenciatura em Química, obtida em 2000 (Faculdade de ciências da Universidade do Porto), concluiu o seu Doutoramento em 2009 (universidade do Minho).
Maria Lígia Sousa graduated in Applied Biology from University of Minho in 2009, receive her MSc (2009) and PhD (2020) from University of Porto. She is developing her research at Blue Biotechnology and Ecotoxicology Laboratory (CIIMAR). Her main research interests are the discovering of new pharmaceuticals or nutraceuticals from marine origin and deciphering the role of these newly found compounds when exposed to human cells, regarding its molecular mechanism from genomics to protein expression, using in particular microtumor models.
A Mariana Moutinho tem uma Licenciatura em Biologia (2019) e um Mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética (2021) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Recentemente, juntou-se à equipa do CNP no projeto BlueBio4Future, como Técnica de Investigação em Biomassa/Bioprocesso, com o objetivo de optimizar o processo de cultivo e coleta de biomassa, incluindo optimização do bioprocesso para aumentar a produtividade de metabolitos específicos de interesse biotecnológico com origem em cianobacérias/microalgas.
Mariane Bittencourt Fagundes é graduada em Tecnologia dos Alimentos, possui Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, cursos realizados na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-Brasil). Atua na área de biotecnologia microalgal com ênfase em otimização de processo, desde o desenvolvimento de métodos analíticos até a otimização de diferentes tipos de cultivo para obtenção de metabólitos de elevado valor agregado.
Marine has a background in Pharmaceutical Sciences with a specialization in Marine Biotechnology. She first joined the CNP team as a master student and developed work towards the optimization of an acyl-acyl carrier protein synthetase inhibitor to study exogenous fatty acid incorporation in cyanobacteria. After graduation, she came back as research assistant and worked on fatty acid incorporation and modification in cyanobacterial natural products (FattyCyanos project). In her free time, she enjoys travelling and scuba diving.
BSc and MSc in Pharmaceutical Sciences (University of Poitiers, France), MSc in Applied Blue Biotechnology (University of La Rochelle, France)
Paulo Oliveira é Licenciado em Biologia pela U.Porto (Portugal) e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de Uppsala (Suécia), onde também realizou um período de pós-doutoramento. Ao regressar a Portugal, juntou-se ao grupo Bioengenharia e Microbiologia Sintética no IBMC/i3S, U.Porto. Actualmente, P.Oliveira é investigador no grupo Produtos Naturais de Cianobactérias, no âmbito do projecto BlueBio4Future, e Professor Auxiliar convidado na Faculdade de Ciências, U.Porto. Tem dedicado sua carreira científica ao estudo de cianobactérias. Nos últimos anos, tem-se focado no estudo de mecanismos de secreção, particularmente sob a forma de vesículas extracelulares, e tem participado em projectos de Biologia sintética.
Pedro Silva concluiu a sua licenciatura em Bioengenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2022. Atualmente, encontra-se no seu primeiro ano de mestrado em Engenharia Biológica na mesma faculdade. No CNP, está encarregue de desenvolver metodologias com o intuito de isolar depsipeptideos cíclicos que são compostos com alto interesse farmacêutico e biotecnológico presentes em cianobactérias. É natural dos Açores, mais especificamente de São Miguel, e tem uma enorme afeição pelo oceano e por tudo o que o envolve.
Pedro Leão é Investigador Principal, titular da ERA Chair em Biotecnologia Azul e Bioengenharia e lidera o Grupo de Investigação “Cyanobacterial Natural Products” no CIIMAR, assim como a Linha de Investigação em Biotecnologia Marinha. Licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto (2005), obteve os graus de Mestre (2006) e Doutor (2010) pela mesma universidade. Tornou-se investigador FCT em 2015, e em 2018 começou o seu grupo de investigação no CIIMAR, após receber uma bolsa ERC Starting Grant. Os seus estudos de pós-doutoramento foram realizados no CIIMAR, no Scripps Institution of Oceanography (EUA) e na Universidade de Harvard (EUA). A sua investigação foca-se na química, biossíntese e ecologia química dos produtos naturais cianobacterianos.
Raquel Castelo Branco concluiu a licenciatura em Genética e Biotecnologia em 2009 e o mestrado em Biotecnologia das Ciências da Saúde em 2011 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Ela é investigadora de pós-graduação no grupo Biotecnologia Azul e Ecotoxicologia (BBE) e seus interesses de investigação incluem biodiversidade microbiana, ecologia microbiana e produtos naturais produzidos principalmente por cianobactérias com aplicações biotecnológicas e farmacológicas.
Sandra Figueiredo licenciou-se pela Universidade de Coimbra, Portugal, com mestrado em Farmácia e concluiu o doutoramento em Ciências Farmacêuticas na especialidade de Química Farmacêutica, em 2017, na mesma universidade. Em 2016 foi Investigadora Visitante no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Faculdade de Biologia da Universidade de Barcelona, Espanha. Em resumo, durante seu programa de doutoramento, ela conduziu sua investigação na área de química medicinal/farmacêutica e ciências biológicas, o que contribuiu para sua experiência significativa na descoberta de medicamentos e na biologia de doenças alvo, principalmente cancro. Desde fevereiro de 2018 é investigadora de pós-doutoramento, contratada com bolsa ERC, na Equipa de Produtos Naturais de Cianobactérias (CNP), CIIMAR, Universidade do Porto, Portugal. Aqui, ela tem trabalhado na descoberta de novos produtos químicos e enzimologia de cianobactérias, combinando metodologias de ponta e tradicionais.
Sara Freitas é licenciada em Biologia e mestre em Contaminação Ambiental e Toxicologia, ambos pela Faculdade de Ciências do Porto. Em 2017 iniciou o doutoramento em Biologia no Laboratório de Biotecnologia Azul e Ecotoxicologia (BBE) sob orientação do Dr. Pedro Leão e do Prof. O projeto de doutoramento (SFRH/BD/116009/2016) intitulado “Descoberta de nova química e enzimologia a partir de cianobactérias”, visa o isolamento de novos compostos de cianobactérias filogenéticas relevantes presentes na Coleção de Culturas LEGE (LEGE-CC), que possam demonstrar potencial farmacológico e/ou ter vias de biossíntese únicas.
Concluí a licenciatura em Bioquímica pela Universidade do Porto, em 2015. O meu trabalho no CIIMAR começou na primeira edição dos estágios BYT, e desde então sou membro do grupo BBE. Neste momento estou a terminar a minha tese de mestrado em Bioquímica, sobre o tema produtos naturais de cianobactérias.
Eusébio, N., Castelo-Branco, R., Sousa, D., Preto, M., D’Agostino, P., Gulder, T.A.M., Leão, P.N.
2022ACS Synth Biol 11(10):3493-3503Martins, T.P., Glasserm, N.R., Kountz, D.J., Oliveira, P., Balskus, E.P., Leão, P.N.
2022ACS Chem Biol, 17(9):2528-2537Figueiredo, S.A.C., Preto, M., Moreira, G., Martins, T.P., Abt, K., Melo, A., Vasconcelos, V.M., Leão, P.N.
2021Angew Chem Int Ed 60(18):10064Reis J.P.A., Figueiredo S.A.C., Sousa M.L., Leão P.N.
2020Nat Commun 11:1458Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.