Os tópicos de investigação da equipa centram-se na química de ambientes costeiros e estuarinos, monitorizando diferentes contaminantes, nomeadamente metais, hidrocarbonetos e poluentes emergentes (e.g., fármacos, disruptores endócrinos e microplásticos), em diferentes matrizes ambientais (água, sedimentos e biota) e estudando os diferentes processos biogeoquímicos dos contaminantes na água e no sedimento.
A equipa tem também uma forte componente de investigação no potencial das zonas húmidas naturais e construídas para a remediação de meios contaminados com diferentes poluentes, bem como na exploração de processos de fitorremediação para a recuperação ambiental através de soluções baseadas na natureza. Ao monitorizar a redução dos níveis de contaminantes químicos através da aplicação destas ferramentas e ao investigar os processos que conduzem a remoção dos contaminantes, a equipa de investigação gera conhecimento essencial, promovendo a utilização destas ferramentas biotecnológicas para a remoção de poluentes persistentes e emergentes. Ao colaborar também com equipas de diferentes especialidades, como das áreas da microbiologia, da ecologia e da toxicologia, contribui também para uma visão holística e interdisciplinar dos ambientes costeiros e estuarinos, onde os processos físicos, químicos e biológicos ocorrem em simultâneo e interligados. A equipa também participa em atividades de divulgação científica, dando regularmente palestras ao público em geral e nas escolas, no âmbito dos programas e projetos de divulgação do CIIMAR, no que diz respeito à literacia do oceano e da água.
Marisa Almeida é investigadora principal do CIIMAR, tendo cerca de 140 publicações internacionais. Com um doutoramento em Química (obtido em 2003), a sua principal área de investigação é a fitorremediação, participando ativamente em estudos que visam potenciar a utilização destas ferramentas biotecnológicas como soluções baseadas na natureza para melhorar e recuperar ambientes aquáticos contaminados com diferentes poluentes. A sua especialidade é a química ambiental aplicada a ambientes costeiros e estuarinos e a fitorremediação de contaminantes em zonas húmidas naturais e construídas. Participa também ativamente em actividades de disseminação e comunicação no âmbito dos projectos de divulgação do CIIMAR sobre literacia da água e do oceano.
I am an Environmental Engineer from Argentina, graduated from an Erasmus Mundus International MSc.in Environmental Engineering and Technology. I am passionate about science and sports and I truly believe that cross disciplinary and multicultural collaboration can help to achieve objectives with a higher impact in every field. I am grateful to join the M2-ex H2020 project as a Marie Curie ITN PhD fellow and I am excited to contribute to move towards a circular economy by investigating how to recover heavy metals from anaerobic digestates. I enjoy travelling, dancing and meeting new people around the world.
Alexandre van Heerden obtained his degree in Marine Biology from the Faculty of Science and Technology (FCT) at the University of Algarve (Ualg) in 2021. Alexandre is currently enrolled in the Master in Environmental Contamination and Toxicology at ICBAS and FCUP and developing his master thesis at CIIMAR, under the Biosysmo program on the topic “Potential of enriched cultures to degrade paroxetine and bezafibrate: microbial community characterization through culture-dependent and independent methods”.
Margarida Pereira é uma estudante de doutoramento (FCUP-UP) que desenvolve a sua investigação em fitorremediação assistida por microrganismos para a remoção de poluentes mistos em ambiente estuarino, estreitamente alinhada com o Projeto BIOSYSMO do CIIMAR. O seu percurso académico compreende uma Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (FCT-NOVA), um Mestrado em Comunicação de Ciência (FCSH-NOVA) e um Mestrado em Biotecnologia para a Sustentabilidade (ITQB-NOVA). Tem experiência em biotecnologia aplicada dos ramos azul, verde e vermelho em variados centros de investigação Portugueses.
Licenciado em Química (1985) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Doutorado em Química (1999) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Professor do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 1987.
Investigador do CIQ(UP), (1987–1994) e LAQUIPAI (1994–2007), e atualmente Investigador do CIIMAR. Domínio de especialização é Química Ambiental/Analítica. Desenvolveu investigação científica na área da Química Ambiental, nomeadamente estudos cinéticos e termodinâmicos das interacções de metais com ligandos heterogéneos solúveis ou particulados e estudo do papel dos ligandos heterogéneos particulados na especiação de metais. Tem trabalho na área da sintese e caratecrização de derivados de quitosano e mais recentemente na área da fitoremediação.
Atualmente interessado em ciência de dados, nomeadamente métodos quimiométricos.
Marisa Almeida é investigadora principal do CIIMAR, tendo cerca de 140 publicações internacionais. Com um doutoramento em Química (obtido em 2003), a sua principal área de investigação é a fitorremediação, participando ativamente em estudos que visam potenciar a utilização destas ferramentas biotecnológicas como soluções baseadas na natureza para melhorar e recuperar ambientes aquáticos contaminados com diferentes poluentes. A sua especialidade é a química ambiental aplicada a ambientes costeiros e estuarinos e a fitorremediação de contaminantes em zonas húmidas naturais e construídas. Participa também ativamente em actividades de disseminação e comunicação no âmbito dos projectos de divulgação do CIIMAR sobre literacia da água e do oceano.
Diogo Silva licenciou-se em Biologia em 2005 na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e possui um mestrado em Ciências do Mar – Recursos Marinhos pelo ICBAS. Diogo participou em diferentes projetos no CIIMAR (por exemplo, Benefits, MYTAG, OMARE) e contribuiu como autor para a publicação de vários artigos científicos em revistas internacionais, três dos quais como autor principal. Atualmente, Diogo encontra-se a realizar doutoramento no programa doutoral de Ciências do Meio Aquático – Biologia e Ecologia (ICBAS), numa investigação relacionada com a presença de microplásticos em alimentos provenientes do mar.
I am Guna Bavithra from India. I completed my integrated master’s degree in Biotechnology from Vellore Institute of Technology, India. I did my master thesis on Bioremediation of Cyanotoxins at CIIMAR in 2018. Now, I am enrolled as a PhD student in Environmental Sciences and Technology at the University of Porto and a La Caixa INPhINIT fellow. My research interests are both the study of constructed wetlands and the various kinds of toxic cyanobacteria and cyanotoxins in eutrophic waters. My PhD research is under the umbrella of the TOXICROP project; working on innovative eco-technologies for remediation of wastewater.
Neus formou-se com bacharelado em Biotecnologia pela Universidade de Girona, Espanha e mestrado em Microbiologia Aplicada pela Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha.
Ela está a desenvolver o doutoramento no âmbito do projeto M2ex H2020 MSCA-ITN que visa explorar aplicações de micróbios metálicos para expandir a economia circular. A sua investigação é realizada entre a Universidade do Porto (UP) e a Universidade de Limoges (UNILIM), França, incluindo destacamentos em unidades de investigação adicionais. Ela se concentra na investigação e otimização de processos de fitorremediação e fitorremediação assistida por bioaumento para recuperar metais de solo contaminado e avaliar os possíveis usos da biomassa obtida.
Pau Porras Socias é licenciado em Biotecnologia pela Universidade de Barcelona e possui mestrado em Microbiologia Aplicada pela Universidade Autônoma de Barcelona. Está inscrito num programa de doutoramento no âmbito do projeto M2ex H2020 MSCA-ITN que visa explorar aplicações de micróbios metálicos para expandir a economia circular. A sua investigação realizada na Universidade do Porto e na Universidade Nacional da Irlanda em Galway centra-se no desempenho de zonas húmidas construídas na remoção de metais e produtos farmacêuticos de efluentes contaminados.
Rafaela Perdigão é licenciada em Biologia (2015, FCUP) e mestre em Toxicologia e Contaminação Ambientais (2017, ICBAS), pela Universidade do Porto. Atualmente, é aluna de doutoramento no CIIMAR/ICBAS, onde explora a biodegradação de petróleo, combustíveis marítimos e outros poluentes associados a portos, como é o caso dos plásticos, usando microorganismos marinhos.
Ela tem experiência e conhecimento na área de bioremediação autóctone de hidrocarbonetos, em especial, na otimização de consórcios bacterianos para aplicação em ambiente marinho. Os seus principais interesses de investigação incluem a recuperação de ambientes marinhos poluídos, a biotecnologia e a otimização de processos de degradação.
Licenciado em Biologia pela FCUP, tem um mestrado em Ciências do Mar – Recursos Marinhos pelo ICBAS, ambas instituições pertencentes à Universidade do Porto. Atualmente é aluno de doutoramento no CIIMAR no grupo Fish ecology and sustainability, estuda os impactos da contaminação por microplásticos em produtores primários e nos serviços ecossistémicos associados.
Sabrina Rodrigues é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e mestre em Ciências do Mar – Recursos Marinhos pelo ICBAs (Universidade do Porto). Participou em diferentes projetos do CIIMAR, nomeadamente, MYTAG, OMARE, NetTag e Ocean3R. Atualmente, SM Rodrigues está a fazer o seu doutoramento em biodisponibilidade e efeitos dos microplásticos em larvas de peixes no CIIMAR e na Universidade de Hull (UK). Os seus interesses de investigação focam-se nas fases iniciais da vida dos peixes e na contaminação em ambientes aquáticos, nomeadamente estuarinos e costeiros.
Nasc. 1969, Formação: MSc Físico-Química de Universidade de Sofia (Bulgária, 1995) e Doutoradamento Química Aquática de Universidade de Pau (França, 2002). Experiência Profissional: Investigador no CIIMAR (2006-presente); Experiência anterior: Bulgária (2003-2006). Interesses de investigação: Processos biogeoquímicos em zonas costeiras, Poluição ambiental com contaminantes inorgânicos, orgânicos e organometálicos, Ecotoxicologia, Química analítica; Principais resultados relativos à Especiação e biogeoquímica do Mercúrio, Metais pesados / compostos orgânicos em ambientes costeiros, Reatividade de elementos / especiação química, Métodos de análise química, Separação estatística de efeitos / modelos de processos em ambientes costeiros, Ecotoxicologia (testes de fitoplâncton), Dinâmica de espuma etc.
Sou italiana. Obtive meu bacharelado pelo Politécnico de Milão em Engenharia Ambiental e meu mestrado pelo Politécnico de Milão em Engenharia Ambiental com foco em tecnologias de remediação. Estou prestes a iniciar o meu doutoramento no âmbito do projeto M2ex H2020 MSCA-ITN com foco no destino e especiação de metais vestigiais no solo após contaminação, estudando as interações com micropoluentes orgânicos e os efeitos nos processos de biorremediação. Irei conduzir a investigação entre a Universidade do Porto e a Universidade Federico Secondo de Nápoles.
Santiago, P. F., Dias, S., Silva, C., Gomes, C. R., Almeida, C. M. R.
2022Pollutants, 2, 42–52.Montenegro, I P. F. M., Mucha, A. P., Tomasino, M. P., Gomes, C. R., Almeida, C. R. M.
2021Water, 13, 715.Stoichev, T., Marques, A., Almeida, C. R. M.
2021Marine Pollution Bulletin, 164, 111994.Dias, S., Mucha, A. P., Crespo, R. D., Rodrigues, P., Almeida, C. R. M.
2020International Journal of Environmental Research and Public Health, 17, 8592.Almeida, C. R. M., Manjate, E., Ramos, S.
2020Marine Pollution Bulletin, 151, 110797.Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.