A equipa Ecologia Fluvial e Costeira (RACE) tem como objetivo principal a compreensão do funcionamento dos ecossistemas aquáticos por meio do desenvolvimento de investigação fundamental e aplicada. O grupo também está altamente comprometido em aumentar a sensibilização do público em geral, dos políticos e dos gestores ambientais sobre a importância da biodiversidade e o seu papel no funcionamento dos ecossistemas e dos seus serviços.
Linhas de investigação:
• Compreensão do impacto das atividades antropogénicas nos ecossistemas estuarinos e de água doce, com relevância para a conservação de espécies e para a avaliação de sua resposta a fatores de stresse ambiental.
• Conhecer como diferentes ecossistemas (por exemplo, terrestre, fluvial e marinho) se conectam e como a força da conectividade de cada ecossistema vizinho afeta o fluxo de energia nos estuários.
• Estudar os mecanismos que permitem que algumas espécies exóticas alterem o funcionamento dos ecossistemas e como essas espécies podem alterar os serviços prestados pelos estuários, que beneficiam as atividades humanas.
Carlos Antunes é licenciado em Ciências do Meio Aquático, doutorado pela Universidade do Porto em 1995 e Líder da Equipa de Ecologia de rios e zonas costeiras, no CIIMAR. É diretor do Aquamuseu do Rio Minho e as suas principais áreas de investigação são ecologia aquática, biologia e gestão das pescas e comunicação de ciência.
Sou estudante de doutoramento na área de Ecologia e os meus principais interesses são as invasões biológicas e a conservação de espécies de água doce. O objetivo central do meu projeto de doutoramento é compreender porquê e como os bivalves invasores interagem negativamente com os mexilhões nativos de água doce.
Biólogo e Investigador Doutorado em Ciências Aquáticas e Ambientais, com foco em Taxonomia, Sistemática, Ecologia, Educação Ambiental, Comunicação de Ciência, Literacia Oceânica. Neste âmbito, tem experiência em diversos grupos biológicos, com destaque nos invertebrados – por exemplo poliquetas, equinodermos, moluscos, crustáceos – associados a organismos bioengenheiros aquáticos, como as algas. Tem formação em museologia, curadoria científica de coleções, incluindo fixação e conservação de espécimes. Editor de Coleções Científicas no GBIF (Global Biodiversity Information Facility). É investigador do CIIMAR/U.Porto, e fornece apoio à investigação no Aquamuseu do Rio Minho, com parcerias no Brasil e Espanha. Membro associado do Systematics Association/UK
Sou estudante do Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução no Centro de Investigação da Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO). Atualmente, sou estagiário no Museu de História Natural da Península Ibérica (NatMIP), onde me foco no uso da taxonomia integrativa para a descoberta da fauna costeira ibérica. Sou integrante do grupo Rivers and Coastal Ecology (RACE) do CIIMAR. Fui participante no programa pré-graduado Blue Young Talent (BYT), na qual estudei a ecologia da fase juvenil dos sáveis (peixe anádromo ameaçado em Portugal) no rio Minho. Sou co-autor de 2 publicações indexadas e de um livro.
João Almeida graduated in Biology at the University of Porto (Portugal, 2021). Now he is a student of masters degree in Aquatic biological resources at the University of Porto (Portugal), developing his thesis at CIIMAR, using as well, the facilities of Aquamuseu do Rio Minho, Vila Nova de Cerveira (Portugal) as support for the laboratory techniques and sampling in situ. Partnership with Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS, Portugal) for support in laboratory techniques.
Carlos Antunes é licenciado em Ciências do Meio Aquático, doutorado pela Universidade do Porto em 1995 e Líder da Equipa de Ecologia de rios e zonas costeiras, no CIIMAR. É diretor do Aquamuseu do Rio Minho e as suas principais áreas de investigação são ecologia aquática, biologia e gestão das pescas e comunicação de ciência.
Luís Pereira é aluno do Mestrado de Biologia Marinha Aplicada na Universidade de Aveiro. A sua área de foco recai sob a ecologia, conservação, monitorização e avaliação do estado das populações de peixes, particularmente peixes diádromos. Atualmente, encontra-se a desenvolver a sua dissertação no tema “Biologia e ecologia das espécies de peixes diádromos do estuário do Rio Lima”. Desde 2020, tem vindo a desenvolver trabalhos no Aquamuseu do Rio Minho, e no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (DBio). É autor de uma publicação indexada e de um livro.
Licenciada em Ciências do Meio Aquático e aluna do mestrado em Ciências do Mar – Recursos Marinhos na Universidade do Porto. Está a desenvolver a dissertação no tema “Fatores ambientais na variação da epifauna bêntica no estuário do rio Minho”. Os principais interesses são ecologia, conservação e monitorização das populações de peixes.
Natália Salgueiro Freire é mestranda em Ciências do Mar – Recursos Marinhos pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), em Portugal.
Graduou-se em Biologia pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Brasil, onde atuou como monitora académica, auxiliando professores em atividades de
aboratório e no esclarecimento de dúvidas dos alunos.
No campo da pesquisa, Natália participou de dois projetos de Iniciação Científica (PIBIC): Percepção Ambiental dos Alunos do Curso de Licenciatura em
Biologia no Instituto Federal do Maranhão – Campus São Luís/Monte Castelo e Formulação do Modelo Neurofísico, de Simulação Computacional, das Redes de
Conexões do Córtex Orbitofrontal. Também integrou um projeto de extensão intitulado Sexualidade, Gravidez Precoce e IST’s. Em 2024, participou da edição das Jornadas do Mar, evento relevante na área de Ciências Marinhas.
Nuno Gomes é licenciado em Biologia Aplicada e mestre em Ecologia concluídos na Universidade do Minho. Atualmente é estudante de doutoramento na Universidade do Porto. Os interesses de pesquisa incluem ecologia de invertebrados e DNA Barcoding.
Pedro Morais é Biólogo Marinho e doutorado em Ecologia de Populações (2008), ambos concluídos na Universidade do Algarve. Seu interesse de investigação abrange ecologia estuarina, invasões biológicas e migração de peixes. Pedro é editor e autor de “Uma introdução à migração de peixes” (CRC Pres).
Ronaldo Sousa tem amplos interesses na conservação aquática combinando abordagens empíricas e teóricas. Os tópicos de investigação incluem invasões biológicas, biodiversidade e funcionamento de ecossistemas, engenharia de ecossistemas, impactos de eventos climáticos extremos e conservação aplicada usando principalmente invertebrados como espécies substitutas. R Sousa obteve o doutoramento pela Universidade do Porto (Portugal) em 2008 e foi bolseiro de pós-doutoramento na Universidade de Cambridge (Reino Unido) e CIIMAR (Portugal) entre 2008 e 2009. Desde Setembro de 2009 é Professor na Universidade do Minho (Portugal) com exceção de setembro de 2013 a setembro de 2014, quando foi Investigador da FCT no CIIMAR (Portugal). R Sousa publicou mais de 80 artigos (26 como primeiro autor) em revistas internacionais com revisão por pares (incluindo TREE, Biological Reviews e Fish and Fisheries).
Ester Dias é bióloga e mestre em Ecologia Aplicada (2007) e doutorda em Ciências do Ambiente e do Mar (2014), concluído na Universidade do Porto. Atualmente é investigadora de pós-doutoramento no CIIMAR onde estuda a plasticidade da história de vida de espécies diádromas. Os seus interesses de investigação também incluem ecologia estuarina e invasões biológicas, e a utilização de marcadores ecológicos (por exemplo, isótopos estáveis) para caracterizar cadeias alimentares e movimentos de peixes.
Sofia é mestre em Sistemas Marinhos e Costeiros e doutoranda em Ciências do Mar e do Ambiente pelo CCMAR, Universidade do Algarve. Seu trabalho, em colaboração com Ciimar e IPMA, consiste na avaliação de aspectos da biologia, ecologia e conservação de condrichthyes de profundidade e as possíveis interferências da pesca de arrasto na sua sobrevivência e condição. Ela é a coordenadora científica do projeto “Desenvolvimento da tecnologia eletrónica de diário de pesca e monitorização para a pesca em Portugal” financiado pelas EEA grants, e é a líder do projeto Delasmop “É possível que tubarões e raias prosperem e sobrevivam em áreas de pesca?” financiado pela Save our Seas Foundation.
Souza, A., Dias, E., Antunes, C., Ilarri, M.
2023In press.Dias, E., Morais, P., Antunes, C., Hoffman, J. C.
2023Food Webs, 35.Moura, A., Dias, E., López, R., Antunes, C.
2022Fishes, 7(3), 135.Cantallo, H., Gomes,N., Antunes, C., Martins, D., Costa, D. A.
2022Zootaxa, 5213 No. 4.Ilarri, M., Souza, A. T., Dias, E., Antunes, C.
2022Science of The Total Environment 827: 154190.Martins, I., Ilarri, M., Dias, E., Campuzano, F. J., Pinto, L., Santos, M., Antunes, C.
2019Ecological Indicators 101: 792-803.Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.