Os investigadores que integram este grupo têm formação e experiência complementares em diversas áreas científicas, incluindo, biologia, bioquímica, veterinária, qualidade/segurança dos alimentos e engenharia alimentar, para desenvolver estudos interdisciplinares com o objetivo de:
– Qualificar a qualidade e garantir a segurança química, física e biológica de produtos da pesca, aquacultura e algas.
– Desenvolver produtos alimentares sustentáveis, apelativos, seguros e saudáveis com base em estratégias tecnológicas eco inovadoras.
– Contribuir para a produção sustentável de moluscos bivalves.
A experiência da equipa tem vindo a ser atualizada através do envolvimento em projetos de I&D nacionais e europeus e de colaborações com diferentes stakeholders. Os aspetos abrangidos incluem: (i) avaliar as diferentes dimensões da qualidade e segurança de alimentos à base de pescado e algas, tendo em conta as exigências da economia circular e sustentabilidade, bem como os impactos das alterações climáticas; (ii) contribuir para a fiabilidade e rastreabilidade das cadeias de valor dos produtos da pesca, aquacultura e à base de algas; (iii) desenvolver estratégias para avaliar diferentes indicadores ambientais (eficiência energética, pegadas de carbono e água, etc.) e reduzir o desperdício com base em ferramentas de análise do ciclo de vida (ACV); (iv) aproveitar os novos desenvolvimentos tecnológicos e eco inovadores na conservação, processamento e embalagem para propor novas estratégias de valorização dos recursos aquáticos disponíveis; (v) formular e testar produtos saudáveis e apelativos, bem como novos ingredientes para responder às crescentes exigências nutricionais e procura dos diferentes segmentos da população e mercados; (vi) avaliar os riscos/benefícios associados ao consumo de novos produtos à base de pescado e algas para facilitar escolhas responsáveis e informadas e (vii) contribuir para reforçar a competitividade da moluscicultura, numa base sustentável, para assegurar uma melhor gestão da produção e satisfazer a procura.
PALAVRAS CHAVE: pescado; algas; qualidade; autenticidade; segurança química, física e biológica; processamento, conservação e embalagem eco inovadores; economia circular; análise do ciclo de vida (ACV); sustentabilidade; novos alimentos e ingredientes.
Maria Leonor Nunes é líder do Grupo SEGURANÇA E PROCESSAMENTO DE PESCADO no CIIMAR. Os seus interesses incluem a conservação/transformação/embalagem e a qualidade/segurança de produtos da pesca e aquacultura e algas. É autora/coautora de >230 de artigos em revistas indexadas >50 livros/capítulos de livros (índice H 50; >7500 citações). Tem experiência em liderança de projetos nacionais e Europeus. É membro de conselhos de investigação e de conselhos editoriais de diferentes revistas científicas. Orientou/coorientou mais de 70 alunos de MSc/PhD. Tem experiência na colaboração com agências internacionais de I&D e com indústrias e associações do setor alimentar (pescado).
António Marques é Biólogo, com Doutoramento em Ciências Biológicas Aplicadas pela Universidade de Gent, Bélgica. É Investigador Principal do IPMA e colaborador do CIIMAR. Experiência em qualidade e segurança de pescado, e aplicação de novas tecnologias para melhorar a segurança/qualidade de pescado. Publicou >150 artigos em revistas indexadas (H‐index 42.0), é editor convidado nos jornais indexados Toxins, Environmental Research e Food Chemical Toxicology. Tem experiência na liderança de projetos europeus (ex. coordenador de Horizon Europe INNOECOFOOD, H2020 SEAFOODtomorrow, FP7 ECsafeSEAFOOD; Lider de WP no ACRUNET, SEA‐ON‐A‐CHIP) e nacionais (ex. MycoFish, FRESHFISH). Responsável pelo laboratório de experimentação animal (LABVIVOS) no IPMA.
Alícia Pereira é mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2022) e licenciada em Biologia pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (2019). Publicou um artigo como primeira autora e contribuiu para cinco resumos apresentados em conferências internacionais. Os seus principais interesses de investigação incluem: aquacultura sustentável, efeitos das alterações climáticas e bem-estar de organismos marinhos.
Doutorada em Farmácia-Bromatologia, Mestre em Toxicologia Alimentar e Controlo de Qualidade e Licenciada em Biologia (Recursos de Vida Selvagem e Ambiente), pela Universidade de Lisboa. Investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA, I.P. Investigação científica no domínio da ciência e tecnologia alimentar aplicada aos produtos da pesca/marinhos (selvagens e de criação), estudando vários aspetos: i) qualidade, nomeadamente: propriedades sensoriais, características físico-químicas e biológicas; ii) alterações de qualidade durante o manuseio, processamento e armazenamento, estudos de prazo de validade. Os atuais interesses de investigação abrangem o desenvolvimento de produtos do mar saudáveis e sustentáveis, nomeadamente a produção cell-based de filetes de peixe. Autors ou coautors de artigos revistos por pares. Participação em diversos projetos de I&D nacionais e internacionais. Orientadora de alunos de doutorado e mestrado.
Ana Luísa Maulvault é estudante de doutorado em estudos ambientais na Universidade de Nova de Lisboa, e membro da equipe de investigação do Instituto Português para o Mar e Atmosfera (IPMA, I.P.), bem como do Centro de Ciências Marinhas e Ambientais (MARE). Possui mestrado em Biologia Marinha, com especialização em pesca e aquacultura, da Universidade de Algarve (2009). Escreveu 3 capítulos de livros e 26 publicações científicas em revistas internacionais (6 como primeiro autor).
Sou doutorada em Ecologia Marinha, com vasta experiência em ecologia e comportamento de peixes, e um interesse particular no efeito de stressores de origem antropogénica nos peixes. Tenho experiência de coordenação de projetos (7 projetos como membro de equipa, 3 projetos como Investigador Principal), gestão de equipas, supervisão de estudantes (5 alunos de doutoramento, 18 alunos de mestrado) e atividade editorial. Atualmente trabalho como gestora do projeto INNOECOFOOD, um projeto do Horizonte Europa que visa estabelecer ECOHUBS inovadores de produção/negócio e melhorar explorações aquícolas locais utilizando IA e IoT, em seis países africanos.
Antónia Juliana Pais Costa é bióloga com mestrado em Biologia e doutoramento em Biociências (doutoramento concluído em 2022 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra). Atualmente é pós-doc na equipa ” Safe and Healthy Seafood and Sustainable Consumption” do CIIMAR, a trabalhar no IPMA. É coautora de 1 capítulo de livro, tem ainda 14 publicações científicas em revistas internacionais (5 como primeira autora). Os seus atuais interesses de investigação abrangem o desenvolvimento de produtos do mar mais saudáveis e sustentáveis.
António Marques é Biólogo, com Doutoramento em Ciências Biológicas Aplicadas pela Universidade de Gent, Bélgica. É Investigador Principal do IPMA e colaborador do CIIMAR. Experiência em qualidade e segurança de pescado, e aplicação de novas tecnologias para melhorar a segurança/qualidade de pescado. Publicou >150 artigos em revistas indexadas (H‐index 42.0), é editor convidado nos jornais indexados Toxins, Environmental Research e Food Chemical Toxicology. Tem experiência na liderança de projetos europeus (ex. coordenador de Horizon Europe INNOECOFOOD, H2020 SEAFOODtomorrow, FP7 ECsafeSEAFOOD; Lider de WP no ACRUNET, SEA‐ON‐A‐CHIP) e nacionais (ex. MycoFish, FRESHFISH). Responsável pelo laboratório de experimentação animal (LABVIVOS) no IPMA.
Bruna Nunes é licenciada em Química e mestre em Qualidade Alimentar e Saúde. Atualmente, trabalha como técnica de investigação no CIIMAR, a partir do IPMA. Os seus interesses de investigação encontram-se na interseção entre a ciência dos alimentos, a sustentabilidade e a inovação tecnológica. Tem experiência em caracterização química e avaliação de bioatividade de produtos naturais, com foco no desenvolvimento de estratégias para valorizar subprodutos naturais.
Carolina Camacho é Investigadora da Equipa “Segurança e Processamento de Pescado” do CIIMAR e trabalha nas instalações do IPMA, I.P. (Lisboa). É doutorada em Tecnologias Agroindustriais (2023; Universidade NOVA de Lisboa), mestre e licenciada em Engenharia Alimentar (2011; Universidade de Lisboa). Tem trabalhado e colaborado em vários projectos de investigação (17); os seus interesses científicos têm-se centrado nos efeitos do processamento e tempo de conservação nos parâmetros físico-químicos e sensoriais que influenciam a qualidade do pescado. O seu interesse atual de investigação está relacionado com processos tecnológicos inovadores para valorizar subprodutos do processamento de pescado.
Cheila Almeida é investigadora no IPMA dedicada à sustentabilidade do pescado, numa perspectiva da cadeia de valor, com o objetivo de tornar a produção e o consumo de pescado mais sustentáveis. Atualmente participa no projeto NEPTUNUS (https://neptunus-project.eu/) com o objetivo de introduzir estratégias no setores da pesca, aquacultura e processamento de pescado, que minimizem os impactos ambientais com base na metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).
É bióloga marinha com experiência em comunicação e gestão de ciência. Como investigadora participou de projetos relacionados com pesca, biodiversidade marinha, e promoção do consumo sustentável de produtos de pescado. É doutorada pela Universidade de Lisboa com o tema “Seafood consumption in Portugal: Patterns, drivers and sustainability”.
Domitília Matias is a Senior Researcher at Portuguese Institute of Sea and Atmosphere. She received her degree in Marine Biology in 1991 and her PhD in 2013 in Environment from New University of Lisbon – FCT. Her research interests focus on Bivalve aquaculture, more specifically on Reproduction and Nutrition Interaction aquaculture/environment
Helena Oliveira é bióloga, mestre em Ecologia Aplicada e doutorada em Ciências do Mar e do Ambiente (Doutoramento concluído em 2013 no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto). Atualmente, é Investigadora pós-doutorada do grupo de Segurança e Processamento do Pescado do CIIMAR e trabalha nas instalações do IPMA, I.P. Tem trabalhado em diferentes projetos nacionais e europeus (ex: SEAFOODTOMORROW, FishBudget, Know, Pacto da Bioeconomia Azul). O seu principal interesse de investigação científica é estudar soluções adequadas para produzir produtos à base de pescado inovadores, saudáveis, seguros e de alta qualidade para consumo humano em todas as idades.
Isa Marmelo, licenciada em Ciências Forenses Criminais e mestre em Tecnologia Segurança Alimentar, é atualmente estudante de Doutoramento em Bioquímica na NOVA School of Science and Technology (Lisboa). Financiada por uma bolsa FCT, a sua tese foca-se na validação de estratégias de adaptação sustentáveis para minimizar os impactos das alterações climáticas e surtos de doenças na aquacultura. O seu trabalho está a ser desenvolvido no IPMA. As suas áreas de interesse abrangem a toxicologia ambiental, os efeitos das alterações climáticas nos ecossistemas marinhos e o desenvolvimento de estratégias sustentáveis de adaptação/mitigação, bem como a qualidade nutricional e a segurança alimentar.
Edgar Perestrelo nasceu em 1997, na ilha da Madeira. Licenciou-se em Bioquímica em 2020 e obteve o grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar em 2022 pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e cujo tema de dissertação foi «Caracterização das propriedades bioativas de plantas medicinais da Região Autónoma da Madeira». Atualmente trabalha como técnico superior de laboratório pelo CIIMAR. Seus interesses atuais são as análises químicas, determinação da atividade antioxidante, antimicrobiana e antidiabética de extratos de origem alimentar.
Maria Leonor Nunes é líder do Grupo SEGURANÇA E PROCESSAMENTO DE PESCADO no CIIMAR. Os seus interesses incluem a conservação/transformação/embalagem e a qualidade/segurança de produtos da pesca e aquacultura e algas. É autora/coautora de >230 de artigos em revistas indexadas >50 livros/capítulos de livros (índice H 50; >7500 citações). Tem experiência em liderança de projetos nacionais e Europeus. É membro de conselhos de investigação e de conselhos editoriais de diferentes revistas científicas. Orientou/coorientou mais de 70 alunos de MSc/PhD. Tem experiência na colaboração com agências internacionais de I&D e com indústrias e associações do setor alimentar (pescado).
Sou licenciada em Biologia Marinha e Pescas e doutorada em Biologia. Tenho uma vasta experiência em Metabolómica por Ressonância Magnética Nuclear aplicada à ciência animal, em particular na avaliação dos efeitos fisiológicos e metabólicos do uso de ingredientes alternativos em rações animais, com vista ao aumento da sustentabilidade da produção. Trabalho atualmente como gestora do projeto INNOECOFOOD, um projeto que visa estabelecer ECOHUBS inovadores de produção e melhorar explorações aquícolas.
Marta Dias é formada em Biologia – especialidade de Biologia Marinha e Aquacultura e obteve o grau de doutor em 2020 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente é uma investigadora de pós-doutoramento no CIIMAR. Os seus principais interesses de investigação são diversos, incluindo teias tróficas, ecologia marinha temperada e tropical, efeitos das alterações climáticas, stress fisiológico e aquacultura sustentável. É autora de 30 publicações científicas em jornais internacionais.
Marta Dias é formada em Biologia – especialidade de Biologia Marinha e Aquacultura e obteve o grau de doutor em 2020 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente é uma investigadora de pós-doutoramento no CIIMAR. Os seus principais interesses de investigação são diversos, incluindo teias tróficas, ecologia marinha temperada e tropical, efeitos das alterações climáticas, stress fisiológico e aquacultura sustentável. É autora de 30 publicações científicas em jornais internacionais.
Patrícia Anacleto licenciou-se em Biologia Marinha e Pescas em 2005 e obteve o grau de Doutor em Biologia, especialidade em Biologia Marinha e Aquacultura em 2014 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente é investigadora de pós-doutoramento no CIIMAR, IPMA e MARE. Os seus principais interesses de investigação centram-se na qualidade e segurança do marisco (contaminantes químicos e microbiológicos), no comportamento dos consumidores de crustáceos e bivalves, bem como nos efeitos dos fatores de stress relacionados com as alterações climáticas (aquecimento e acidificação dos oceanos) no campo da bioenergética, nomeadamente na aquisição de energia e alocação em organismos marinhos e na diversidade bacteriana e patogenicidade em espécies invasoras de bivalves.
Investigadora do IPMA – Instituto Português do Oceano e da Atmosfera. É licenciada em Medicina Veterinária e doutorada em 2007 em Ciências Veterinárias pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. É responsável pelo Diagnóstico de Doenças de Peixes no Laboratório de Patologia de Animais Aquáticos. O seu principal interesse de investigação centra-se nos parasitas zoonóticos de peixes.
Sandra Joaquim é doutorada em Aquacultura e integra a equipa de investigação em moluscicultura do IPMA. Os seus interesses de investigação abrangem a aquacultura de bivalves, nomeadamente a reprodução (tanto em ambiente natural como artificial), melhoramento de técnicas de produção, introdução de novas espécies em aquacultura e interação ambiente-aquacultura.
Teresa Gama Pereira é investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1979 e realizou concurso público de acesso à categoria de Investigação do Instituto Nacional de Investigação Agrícola e das Pescas, INIAP I.P./L-IPIMAR em 2013. A sua investigação centra-se na celularidade muscular e qualidade da carne, características de textura e características químicas/bioquímicas dos peixes: efeito das condições de criação, composição da dieta, métodos de abate, no valor nutricional e no prazo de validade. É autora de 10 publicações científicas em diversas revistas internacionais.
Almeida, C., Laso, J., de Sousa, D.B., Cooney, R., Quinteiro, P., Rowan, N., Dias, A.C., Clifford, E., Rodrigo, G., Reboredo, R.G., Margallo, M., Nunes, M.L., Marques, A.
2023Science of The Total Environment. 863: 160846.Camacho, C., Correia, T., Teixeira, B., Mendes, R., Valente, L.M., Pessoa, M.F., Gonçalves, A.
2023Food Chemistry, 404, 134505.Joaquim, S., Matias, A.M., Moura, P., Trindade, B., Gaspar, M.B., Baptista, T., Matias, D.
2023Fishes 8(7):353.Rybicka, A., Silva, M., Gonçalves, A., Oliveira, O., Lourenço, H., Marques, A., Fraqueza, M.J., Serrano, C., Nunes, M.L.
2023International Journal of Food Science and Technology. 58(7).Barbosa, V., Camacho, C., Oliveira, H., Anacleto, P., Maulvault, A.L., Delgado, I., Ventura, V., Dias, D., Ribeiro, L., Pousão-Ferreira, P., Eljasik, P., Panicz, R., Sobczak, M., Tsampa, K., Karydas, A., Nunes, M.L., Carvalho, M.L., Martins, M., Marques, A.
2022Food Chemistry. 397: 133780.Rato, A.., Joaquim, S., Matias, A.M., Roque, C., Marques, A., Matias, D. (2022).
2022Frontiers in Marine Science 9, 932310.Ramos, P.
2020Experimental parasitology, 211, 107865.Ferreira, M., Larsen, B.K., Granby, K., Cunha, S.C., Monteiro, C., Fernandes, J.O., Nunes, M.L., Marques, A., Dias, J., Cunha, I. and Castro, L.F.C., Valente, L.M.P.
2020Food and Chemical Toxicology, p.111332Nielsen, T., Mihnea, M., Båth, K., Cunha, S.C., Ferreira, R., Fernandes, J.O., Gonçalves, A., Nunes, M.L., Oliveira, H.
2020Food and Chemical Toxicology 143, 111546Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.